Jornal Página 3
Colunistas
Cultura

Projeções são gratuitas e acontecem nos meses de outubro, novembro e dezembro


Geral

Filas se formaram nos dois sentidos da BR-101


Cidade


Variedades

Shows de rock, workshops e acessórios do mundo cervejeiro no BS Hall


Agora Balneario


Publicidade


Publicidade

Resort de Balneário Camboriú terá programação especial para crianças e adultos


publicidade

Escritor Enéas Athanázio recebe novas homenagens
Marlise Schneider/Página3
Na foto o escritor e a esposa Jandira, segurando uma das homenagens
Na foto o escritor e a esposa Jandira, segurando uma das homenagens

O escritor catarinense Enéas Athanázio, 50 livros publicados ao longo de sua carreira literária de 45 anos, segue colhendo homenagens e sempre se surpreendendo com elas. Ele já perdeu a conta de quantas, mas só entre agosto e setembro foram três.

Em agosto tornou-se Sócio-Correspondente da Academia Caçadorense e também da Academia Joinvilense e no feriado cívico foi homenageado em Celso Ramos, onde o Grêmio Estudantil leva seu nome.

“Fiquei surpreso e entendo estas homenagens como um reconhecimento ao meu trabalho”, disse o escritor ao Página3, onde assina coluna há mais de duas décadas.

Destas três, a mais surpreendente foi o convite da Academia Caçadorense. “Estou afastado daquela região há muitos anos, mas conheço o presidente da Academia, o poeta Silmar Bohrer. Já me convidaram para escrever no site da academia e já aceitei”, disse.

A Academia Joinvilense realizou sessão solene, para sua posse no dia 24 de agosto.

“Foi muito interessante e lá tenho vários conhecidos, entre eles o romancista Davi Gonçalves, autor de ‘Sangue Verde’”, detalhou o escritor homenageado.

Dias antes ele havia palestrado na Academia Joinvilense sobre Monteiro Lobato. Athanázio é um apaixonado admirador das obras de Lobato.

“Procurei mostrar também como um instrumento de conscientização do povo, ele é o único escritor que conheço como homem de ação”, afirmou.

Em Celso Ramos o Grêmio Estudantil há muitos anos recebeu o nome do escritor. “Celso Ramos era distrito de Anita Garibaldi, onde iniciei minha carreira de promotor público. Agora resolveram me homenagear, fui lá, tinha muita gente, foi muito bom também”, comentou exibindo a faixa com seu nome que recebeu.

De todos os prêmios e homenagens que recebeu nos 45 anos de carreira literária, ele destacou a ‘Medalha de Mérito Anita Garibaldi’ do Poder Executivo, que recebeu em 1998, das mãos do governador Pedro Ivo e a ‘Medalha de Mérito Judiciário’ que recebeu do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 2012.

Athanázio continua escrevendo diariamente artigos, crônicas, ‘de vez em quando um conto’. Questionado sobre escrever o livro número 51 da sua carreira, Athanázio não confirmou, nem descartou a possibilidade. ‘Pode acontecer’, acrescentou.

Para acessar a coluna online clique aqui.


Terça, 19/9/2017 13:55.


publicidade






publicidade





Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br