Jornal Página 3
Agronegócio é galinha dos ovos de ouro no Brasil, diz presidente da New Holland
Divulgação.
Carlo Lambro: há fazendas no Brasil que são grandes como uma região da Itália, imagine.
Carlo Lambro: há fazendas no Brasil que são grandes como uma região da Itália, imagine.

ESTELITA HASS CARAZZAI
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Presidente mundial da montadora New Holland, que atua com tratores e colheitadeiras, o italiano Carlo Lambro vem ao Brasil de dois em dois meses. E não só por causa do pão de queijo, que devora com vontade durante uma entrevista para a reportagem.
"O Brasil é uma das áreas mais importantes para a empresa; tem um potencial enorme", diz Lambro. "A crise não mudou nada nossos planos de investimento."

Em dezembro, ele esteve em Curitiba, sede de uma das fábricas do grupo. Ao lado do vice-presidente para a América Latina, Alessandro Maritano, balançava a cabeça em consentimento quando o colega falou que o agronegócio é "a galinha dos ovos de ouro" da economia brasileira.

"O setor não vai ser impactado facilmente por mudanças políticas, porque tem um peso muito grande. Quem mexer pode matar a galinha dos ovos de ouro", diz Maritano, que lidera as operações no Brasil.

Para os executivos, o agronegócio tem ajudado a arrefecer a crise e pode impor uma marca positiva no PIB brasileiro ainda em 2017.

"Há fazendas no Brasil que são grandes como uma região da Itália. Milhares de hectares, imagine", comenta Lambro. "É um nível de investimento e abertura muito maior."

A empresa, que trabalha especialmente com pequenos e médios agricultores, viu uma retração nas vendas nos últimos dois anos: caíram entre 50% e 60%, uma "queda dramática", segundo Lambro.

A partir de outubro, houve uma "tendência de inversão". Em novembro, as vendas da New Holland quase dobraram em relação ao mesmo mês de 2015 -e a expectativa é positiva para 2017.

O italiano prevê um crescimento de 15% a 20% no mercado de máquinas agrícolas brasileiro. A New Holland detém 31% dele em colheitadeiras e 18% em tratores.

Para Lambro, a instabilidade política brasileira causou mais prejuízo do que a crise econômica em si, ao mexer com as expectativas dos agricultores. "O agricultor brasileiro gosta de investir no seu negócio. Mas, se o quadro não é positivo, ele espera."

A escolha do sojicultor Blairo Maggi como ministro da Agricultura, por sua vez, deu segurança ao setor, segundo Maritano, e ajudou a retomar investimentos.

Para o futuro, a empresa aposta em combustíveis renováveis: está em fase final de testes no Brasil um trator movido a biometano, com dejetos de animais ou biomassa. O equipamento está em testes no interior do Paraná, numa parceria com a Itaipu Binacional. 


Terça, 10/1/2017 17:33.

Variedades

Veja os locais e horários


Policia

Auditoria registrou diversas fraudes na Secretaria do Planejamento 


Impresso

Confira a lista de estabelecimentos que vendem o Página 3


Geral

Falta de pessoal é um dos motivos


Agora Balneario


Geral

Tráfego será bloqueado na Atlântica e transversais.


Variedades

Conheça a história do maior bloco de BC


Saúde

Bloco da Saúde vai até desfilar para incentivar a prevenção


Comercial

Veja aqui todas as condições e procedimentos 


Publicidade

Nesta quinta e sexta-feira


Comercial

Veja produtos em oferta no fornecedor preferido dos restaurantes, hotéis e pizzarias 


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br