Jornal Página 3
Fundos ganham da poupança na maioria dos casos com Selic a 13%

(FOLHAPRESS) - As aplicações em renda fixa, como fundos de investimento, ganham da poupança na maioria das situações com a taxa básica de juros (Selic) em 13% ao ano. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (11) reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual. A maioria dos analistas esperava uma queda de 0,50 ponto.

A Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) afirma, porém, que mesmo com a queda de Selic, as cadernetas de poupança vão continuar interessantes frente aos fundos de renda fixa cujas taxas de administração sejam superiores a 2,50% ao ano.
Isso porque a poupança, que rende TR (taxa referencial) mais 6,17% ao ano, não sofre qualquer tributação. Já os fundos de renda fixa têm incidência de Imposto de Renda sobre seus rendimentos, sendo que a alíquota é maior quanto menor for o prazo de resgate.

Outras aplicações se mantêm atrativas com a Selic a 13% ao ano. Mesmo com remuneração de 80% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro, taxa de juros nos empréstimos entre bancos), o CDB leva vantagem sobre a caderneta de poupança. Enquanto o rendimento da poupança fica em 7,44% ao ano, o CDB aplicado pelo mesmo período renderia 8,44%.

Se o período for elevado para mais de dois anos, o rendimento anualizado desse CDB subiria para 8,97%, já que a alíquota do Imposto de Renda sobre os juros obedece a uma tabela regressiva que começa em 22,5% e vai caindo gradativamente até alcançar 15%.

No caso da LCI/LCA (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio, respectivamente), a taxa de retorno fica ainda mais atrativa por causa da isenção de IR para pessoas físicas. Se o investidor conseguir uma taxa de 70% do CDI, a remuneração será de 9,17%. Se a taxa for de 90% do CDI, o retorno sobe para 11,95%.

O Tesouro Selic (título público pós-fixado que segue o juro básico), com custo de 0,3% de custódia e zero de corretagem, tem retorno em até seis meses de 9,84% e de 10,80% acima de 24 meses. 


Quinta, 12/1/2017 7:23.




Policia

Focos principais do Gaeco parecem ser G.Laffitte e a ex-prefeita Luzia Coppi Mathias 


Geral

Festa da Tainha encerra as festividades dos 157 anos de Itajaí


Cidade

Haverá um depósito central, de onde sairão os materiais para todas as áreas


Cidade

Campanhas estão fortes nas ruas


Cidade

Virada esportiva e cultural está entre as novidades


Geral

Eles se preparam para concurso promovido pelo legislativo


Policia

Ele se machucou, roubou e tentou esfaquear uma pessoa 


Geral


Geral

“Mesa Redonda” do Curso de Relações Internacionais ocorre dia 28, aberta à comunidade  


Publicidade

A nova agência está funcionando na avenida Osmar Souza Nunes, 290


Publicidade


Colunistas

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br