Jornal Página 3
Cinco dicas para preparar um belo churrasco de frutos do mar

O churrasco é a pedida perfeita para curtir bons momentos entre amigos e com a família. A peixaria Quinta do Mar, referência em pescados frescos em Balneário Camboriú, listou algumas dicas para sair do óbvio e preparar um belo churrasco de frutos do mar.

1 - Escolhendo os ingredientes

Dê preferência aos frutos do mar frescos. O salmão, que pode ser inteiro, em postas ou filé, é uma ótima pedida porque tem gordura e fica muito saboroso na brasa.

Tentáculos de polvo, lula, espetinhos de vieiras e de camarão também são boas opções, assim como postas de meca ou cação. Se preferir assar o peixe inteiro, peça limpo na peixaria e não esqueça de pincelar com azeite.

Peixes de época como sardinha, anchova e tainha também têm seu valor e geralmente são mais em conta.

2 - Preparando o fogo

Uma dica importante é manter o fogo em brasa, nunca chama viva. Lembre-se que os frutos do mar são mais delicados que a carne vermelha, por isso não precisam de tanto fogo, ou então ficam ressecados.

O churrasco de frutos do mar pode ser feito em qualquer tipo de churrasqueira e até em fogo de chão.

Você pode usar carvão comum ou lenha. Se quiser incrementar os aromas de defumado, pode incluir serragem, folhas ou cascas.

3 - Utensílios

O churrasco não tem mistério, mas alguns utensílios fazem a diferença. Há grelhas especiais para peixes que facilitam a vida, assim como assadeiras perfuradas que podem ir direto na brasa ou sobre a grelha.

Essas panelas especiais também são ótimas para preparar acompanhamentos.

Interessante ter à mão pinças longas, uma boa faca e panelas de ferro.

4 - De olho no tempo

Uma das principais dúvidas na hora de colocar os frutos do mar no fogo é o tempo. Isso depende de várias coisas, como churrasqueira e intensidade de fogo. Fique de olho para não assar demais.

Se optar pelo filé de salmão, deixe a pele e a escama viradas para baixo por 30 a 40 minutos, depois vire e deixe só para dar uma tostada.

O polvo precisa de cozimento prévio. Em uma panela grande coloque 3,5l de água para um polvo de dois quilos. Coloque uma cebola, um limão cortado ao meio e meia xícara de shoyu. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Lá pelos 35min espete para ver se já está saindo fácil. Depois deixe esfriar e limpe a gordura, deixando só as ventosas.

O polvo vai para grelha de 4 a 5 minutos de cada lado. Pode pincelar manteiga nos tentáculos e seja generoso no azeite na hora de servir.

5 - Acompanhamentos

Se quiser fazer tudo perto do fogo, aproveite para grelhar legumes como acompanhamentos e tira-gosto. Batatas inteiras podem ir à grelha, assim como abobrinhas com cortes longitudinais, pimentões e cebola.

Para temperar confira a variedade de especiarias do empório da Quinta do Mar. Sais, temperos, molhos, azeites e pimentas para realçar o sabor do seu churrasco.

E não esqueça das bebidas! A Quinta do Mar oferece ótimos vinhos brancos e rosés, cervejas artesanais geladas e muito mais para elevar o nível da sua refeição.

Saiba mais

A Quinta do Mar tem cerca de quatro anos em Balneário Camboriú. Sua principal característica é a oferta de pescados frescos, com o corte ideal para cada tipo de preparo e ainda o controle de qualidade rígido na área sanitária e de manipulação.

A peixaria fica na Rua 3300, 560, Centro de Balneário Camboriú, em frente ao Mercado Poffo. O telefone é (47) 3346-3897.

Acompanhe novidades e promoções na página da Quinta no Facebook.


Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br