Jornal Página 3
PÁGINA 3 / Cidade
Balneário Saboroso: começou a 10ª edição do festival gastronômico

Quinta, 4/7/2019 10:40.
Foto Divulgação

Publicidade

Textos e fotos: Renata Rutes

A 10ª edição do festival gastronômico de Balneário Camboriú, o Balneário Saboroso, começa oficialmente nesta quinta-feira (4), seguindo até o próximo dia 28.

O lançamento do evento aconteceu na noite de quarta-feira (3), no BS Hall do Balneário Shopping, junto da final da Batalha dos Chefes, que consagrou como campeão o chef Willian Aimar do Couto Lopes, do Mood Restaurante. O Página 3 esteve por lá e conferiu tudo de perto.

O Balneário Saboroso é um evento consolidado, já é considerado um dos melhores festivais gastronômicos do Sul do país. Ele começou como uma mostra gastronômica e somente a partir da quarta edição foi oficializado como um festival, passando a acontecer sempre em julho, no mês de aniversário da cidade (antes era no fim do ano, entre novembro e dezembro).

Participam desta 10ª edição 36 restaurantes que oferecem ao público uma experiência gastronômica completa (entrada, prato principal e sobremesa) por R$ 54,90 por pessoa (mas há opções que servem até duas pessoas). O evento conta também com uma programação paralela com workshops e palestras voltadas para a gastronomia, e inovou neste ano com a Batalha dos Chefes e a campanha ‘Caloroso Amor’. Todos os restaurantes participantes estarão recebendo doações de agasalhos que serão encaminhados para três instituições da região: Lar São Vicente de Paula, Pastoral da Criança do Bairro dos Municípios e para a Casa de Passagem do Migrante (espécie de ‘albergue’ da prefeitura que recebe os moradores de rua de Balneário).

Com criações inéditas que prometem resgatar a gastronomia local e a identidade gastronômica do estado, o festival apresenta ao público as mais diversas culinárias como a portuguesa, italiana, japonesa, árabe, tailandesa, australiana e mexicana.

Durante o evento, ao juntar três selos em estabelecimentos diferentes o público poderá trocar por um presente exclusivo do Balneário Saboroso.

Opiniões

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que organiza o evento, Ana Maria dos Santos, diz que para ela estar presidente do BC Convention nessa ocasião emblemática que é os 10 anos do festival é um privilégio e uma grande satisfação.

“É um momento muito importante e esse é um dos nossos principais projetos, que continua crescendo e amadurecendo. Inclusive dizemos que essa não é a melhor edição, a melhor será a do ano que vem, e assim por diante. Sempre buscamos inovar e ousar para entregar um evento de excelência ao público”, salienta.

Ana destaca que o Saboroso já é uma marca consolidada e que até os turistas o conhecem, perguntando sobre ele quando chega o mês de julho.

“Nas nossas viagens de divulgação da cidade também percebemos que as pessoas reconhecem o evento, já comentam sobre. Para nós isso é uma alegria, somos muito orgulhosos em ver onde conseguimos chegar. Através do Saboroso valorizamos a nossa gastronomia local e regional e também incentivamos o trabalho dos chefs, que são as nossas grandes estrelas, agora ainda mais com a Batalha dos Chefes, que teve a sua primeira edição nesse ano, e já foi um sucesso”, diz.

O secretário de Turismo, Valdir Walendowsky, enaltece que ‘não existe lugar bom de turismo que não tenha gastronomia de qualidade’, por isso acredita e defende a importância do Saboroso, lembrando que o acompanha desde o início, na época através do Governo do Estado, presidindo a Santur. “Esse evento reforça a nossa Balneário como um polo gastronômico, atraindo turistas, já que hoje a gastronomia é sem dúvidas um fator decisivo na hora da escolha do destino. Acredito que o Saboroso só tende a crescer cada vez mais, com a participação de mais restaurantes a cada ano. É um evento que já está consolidado e é o nosso orgulho”, pontua.

O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva, esteve presente no evento, e para a reportagem do Página 3 disse o quanto acredita no Saboroso, que ajuda a movimentar a cidade em um mês ‘fraco’ para o turismo.

“Une com as férias de julho e atrai os turistas para Balneário, mostrando que somos muito além da praia. Os moradores também já esperam, provando que é sem dúvidas um evento muito importante”, comenta.

O secretário de Turismo, Valdir Walendowsky, com a presidente do BC Convention, Ana Maria, e com a vice-presidente Margot Rosenbrock

Restaurantes

Representantes dos restaurantes participantes

Participam da 10ª edição do Balneário Saboroso os restaurantes Abruzzo Fresh Local Food, Armazém San Miguel, Buddies Boteco Premium, Buddies Smokehouse BBQ, Campano Carne e Fogo, Cedrus Restaurante Árabe, Champagne Restaurante & Bar, Chaplin Restaurante, Comadre Pizzaria, Didge Steakhouse Pub, Dom Amado Restaurante, Dom Rosso Grill Bar, Estaleiro Guest House Bistrô, Farm Fresh Foods, General Pepper Hamburgueria, Guacamole Cocina Mexicana, Hippopótamus Pizzaria, Hugani Trattoria, King Pizza, Kombina Felice - Passeio San Miguel, Kombina Felice - Brava Mall, La Belle Beach Club, Mad Dwarf Pub, Mangiare Felice, Mister Lucky Bistrô Bar & Restaurante, Mood Restaurante, Papparella Pizzaria, Pecorino Bar & Trattoria, Pizza Bis 3300, Pizza Bis Av Atlântica, Restaurante Drummond, Recanto Ibérico Restaurante e Petiscaria, Soho Restô Bar, Thai Garden Asian, Tribus Bar e Yujin Temakeria.

Programação paralela

A programação paralela do festival traz na próxima quinta-feira (11) um workshop com harmonização de cervejas: “Do Grelhado ao Malte” com o Sommelier Samuel Hochino da Eisenbahn e participação especial da Cervejaria Barra Sul, a partir das 19h30, no Hotel Sibara. No dia 18, o Hotel Sibara será palco mais uma vez de um workshop com harmonização de vinhos: “Virtudes e diferenciais do Terroir da altitude” da Pericó Valley, com o Sommelier Getúlio Santos da Silva. E no dia 24, a palestra “Marketing no turismo e gastronomia” encerra a programação paralela no Hotel Sibara, às 19h30.

  • Os ingressos estão disponíveis na sede do BC Convention (rua 3.160, nº 533, no Centro de Balneário) a partir desta quinta (4), mediante a doação de agasalhos e limitado a 2 ingressos por pessoa.

Didge e Guaca estão desde o começo

O empresário Francisco Barão, o Chico, é proprietário de dois restaurantes conhecidos na cidade: o Didge Steakhouse Pub e o Guacamole Cocina Mexicana, que ficam na Barra Sul. Ele é da diretoria do BC Convention e esteve à frente da primeira edição do Balneário Saboroso. Desde então, os restaurantes dele participaram do evento todos os anos. Por isso, ele recebeu uma homenagem no lançamento da 10ª edição (junto dos restaurantes Chaplin e Pizza Bis, que também abraçaram o Saboroso e participaram todos os anos).

“O Saboroso é um sucesso fruto do empreendedorismo associativista, mostrando que a união do trade faz a diferença. Foi por conta dos empresários e da entidade, que compraram a causa, que deu certo”, diz.

Chico conta que o Saboroso ‘transformou’ o mês de julho em um dos melhores meses do ano, perdendo em questão de movimento apenas para dezembro e janeiro. “Nasceu como uma simples mostra gastronômica e hoje é esse festival de sucesso, mas desde o início defendíamos a importância dos restaurantes oferecem pratos exclusivos, e isso se mantém até hoje. Essa originalidade faz muita diferença, junto do apoio técnico da Univali, que nos torna ainda mais gastronômicos. Acredito que o evento vai crescer ainda mais, e tem um futuro lindo pela frente”, explica.

Batalha dos Chefes

Chef Willian, o grande vencedor da Batalha dos Chefes

A novidade desta edição do Balneário Saboroso foi a Batalha dos Chefes, competição que contou com a inscrição de 40 chefs da cidade.

Na semifinal, que foi na última semana na Univali, participaram 10 chefs, e apenas dois foram para a final, que aconteceu na noite de quarta-feira, antes do lançamento oficial do evento: Willian Aimar do Couto Lopes, o grande vencedor, e Leila Leyser de Souza. Assim como na semi, na final eles tiveram que trabalhar com a tainha, o peixe da estação do litoral catarinense.

A chef Leila apresentou para os jurados um risotto de banana com tainha, com crispy de tainha (pele do peixe em versão crocante). Os jurados aprovaram, tanto que Leila perdeu por apenas um ponto. O prato do chef Willian foi mais voltado para o que se faz no litoral: uma posta de tainha com ova desidratada, servida com pirão de caldo de peixe, farofa artesanal de banana e coco e massa (ravioli com recheio de ostra).

Willian levou para casa R$ 1 mil e o grande destaque, uma bolsa integral de Especialização na Univali, que tem um dos melhores cursos de Gastronomia do país, além ainda de medalha e troféu.

O chef conta que foi a bolsa de pós-graduação o principal incentivo para ele participar da Batalha.

“Eu soube da Batalha pelas redes sociais e incentivado por amigos, que diziam para eu participar porque eu ia ganhar, mas eu não confiava muito nisso (risos). Eu já tinha experiência com tainha, apesar de não ser um ingrediente com o qual eu trabalho com muita frequência. O resultado foi lindo, mas trabalhoso. Consegui entregar tudo do jeito que eu queria, destaca.

Willian é chef profissional há 15 anos, e está há 11 em Balneário, sendo dois anos chef executivo do Mood.

“Vim para Balneário para estudar Gastronomia e não saio daqui por nada”, acrescenta.

Chef Willian sendo avaliado pelo júri.

Chefes Leila e Willian esperando o resultado da Batalha e com seus prêmios.

A hora da premiação.

Teve MasterChef no juri

O ex-participante do programa MasterChef, da Band, o chef Ravi Leite foi um dos jurados da Batalha dos Chefes. Ele participou da edição profissional do reality culinário e hoje é sócio do Hi Pokee, um restaurante de São Paulo focado na gastronomia havaiana.

Ravi conversou com a reportagem do Página3 e opinou que um evento como o Balneário Saboroso, junto da Batalha dos Chefes, é positivo exatamente por dar visibilidade para a gastronomia local, fomentando o mercado.

“É uma profissão que exige dedicação e é muito trabalhosa, por isso essas formas de reconhecimento como o festival e a Batalha são muito bacanas”, diz.

Ravi conta que essa foi a segunda vez que foi jurado, e que prefere estar cozinhando, já que a responsabilidade de avaliar em sua opinião é ainda mais difícil.

“Lembro muito do MasterChef, não tem como não lembrar (risos), e isso me faz dar ainda mais valor para aquela experiência”, afirma.

Questionado sobre as mudanças que o reality trouxe para sua vida, ele fala que o principal impacto foi em si mesmo, já que ele como pessoa se tornou conhecido pelo público.

“Minha rotina continua a mesma, trabalho no meu restaurante diariamente, mas eu Ravi preciso ter cuidados com a minha imagem, interagindo com o público nas redes sociais, por exemplo”, salienta.

Ravi participou novamente como chef convidado da edição que está sendo transmitida no momento (todos os domingos, às 20h, na Band). Ele deu uma aula de poke havaiano para os competidores amadores, e foi o primeiro ex-MasterChef a participar sem ter vencido o programa.

“Foi muito legal, uma honra e alegria, já que no programa o chef é autoridade máxima, alguém reconhecido e que o pessoal se inspira”, completa.



Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade













Página 3
Foto Divulgação

Balneário Saboroso: começou a 10ª edição do festival gastronômico

Publicidade

Quinta, 4/7/2019 10:40.

Textos e fotos: Renata Rutes

A 10ª edição do festival gastronômico de Balneário Camboriú, o Balneário Saboroso, começa oficialmente nesta quinta-feira (4), seguindo até o próximo dia 28.

O lançamento do evento aconteceu na noite de quarta-feira (3), no BS Hall do Balneário Shopping, junto da final da Batalha dos Chefes, que consagrou como campeão o chef Willian Aimar do Couto Lopes, do Mood Restaurante. O Página 3 esteve por lá e conferiu tudo de perto.

O Balneário Saboroso é um evento consolidado, já é considerado um dos melhores festivais gastronômicos do Sul do país. Ele começou como uma mostra gastronômica e somente a partir da quarta edição foi oficializado como um festival, passando a acontecer sempre em julho, no mês de aniversário da cidade (antes era no fim do ano, entre novembro e dezembro).

Participam desta 10ª edição 36 restaurantes que oferecem ao público uma experiência gastronômica completa (entrada, prato principal e sobremesa) por R$ 54,90 por pessoa (mas há opções que servem até duas pessoas). O evento conta também com uma programação paralela com workshops e palestras voltadas para a gastronomia, e inovou neste ano com a Batalha dos Chefes e a campanha ‘Caloroso Amor’. Todos os restaurantes participantes estarão recebendo doações de agasalhos que serão encaminhados para três instituições da região: Lar São Vicente de Paula, Pastoral da Criança do Bairro dos Municípios e para a Casa de Passagem do Migrante (espécie de ‘albergue’ da prefeitura que recebe os moradores de rua de Balneário).

Com criações inéditas que prometem resgatar a gastronomia local e a identidade gastronômica do estado, o festival apresenta ao público as mais diversas culinárias como a portuguesa, italiana, japonesa, árabe, tailandesa, australiana e mexicana.

Durante o evento, ao juntar três selos em estabelecimentos diferentes o público poderá trocar por um presente exclusivo do Balneário Saboroso.

Opiniões

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que organiza o evento, Ana Maria dos Santos, diz que para ela estar presidente do BC Convention nessa ocasião emblemática que é os 10 anos do festival é um privilégio e uma grande satisfação.

“É um momento muito importante e esse é um dos nossos principais projetos, que continua crescendo e amadurecendo. Inclusive dizemos que essa não é a melhor edição, a melhor será a do ano que vem, e assim por diante. Sempre buscamos inovar e ousar para entregar um evento de excelência ao público”, salienta.

Ana destaca que o Saboroso já é uma marca consolidada e que até os turistas o conhecem, perguntando sobre ele quando chega o mês de julho.

“Nas nossas viagens de divulgação da cidade também percebemos que as pessoas reconhecem o evento, já comentam sobre. Para nós isso é uma alegria, somos muito orgulhosos em ver onde conseguimos chegar. Através do Saboroso valorizamos a nossa gastronomia local e regional e também incentivamos o trabalho dos chefs, que são as nossas grandes estrelas, agora ainda mais com a Batalha dos Chefes, que teve a sua primeira edição nesse ano, e já foi um sucesso”, diz.

O secretário de Turismo, Valdir Walendowsky, enaltece que ‘não existe lugar bom de turismo que não tenha gastronomia de qualidade’, por isso acredita e defende a importância do Saboroso, lembrando que o acompanha desde o início, na época através do Governo do Estado, presidindo a Santur. “Esse evento reforça a nossa Balneário como um polo gastronômico, atraindo turistas, já que hoje a gastronomia é sem dúvidas um fator decisivo na hora da escolha do destino. Acredito que o Saboroso só tende a crescer cada vez mais, com a participação de mais restaurantes a cada ano. É um evento que já está consolidado e é o nosso orgulho”, pontua.

O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva, esteve presente no evento, e para a reportagem do Página 3 disse o quanto acredita no Saboroso, que ajuda a movimentar a cidade em um mês ‘fraco’ para o turismo.

“Une com as férias de julho e atrai os turistas para Balneário, mostrando que somos muito além da praia. Os moradores também já esperam, provando que é sem dúvidas um evento muito importante”, comenta.

O secretário de Turismo, Valdir Walendowsky, com a presidente do BC Convention, Ana Maria, e com a vice-presidente Margot Rosenbrock

Restaurantes

Representantes dos restaurantes participantes

Participam da 10ª edição do Balneário Saboroso os restaurantes Abruzzo Fresh Local Food, Armazém San Miguel, Buddies Boteco Premium, Buddies Smokehouse BBQ, Campano Carne e Fogo, Cedrus Restaurante Árabe, Champagne Restaurante & Bar, Chaplin Restaurante, Comadre Pizzaria, Didge Steakhouse Pub, Dom Amado Restaurante, Dom Rosso Grill Bar, Estaleiro Guest House Bistrô, Farm Fresh Foods, General Pepper Hamburgueria, Guacamole Cocina Mexicana, Hippopótamus Pizzaria, Hugani Trattoria, King Pizza, Kombina Felice - Passeio San Miguel, Kombina Felice - Brava Mall, La Belle Beach Club, Mad Dwarf Pub, Mangiare Felice, Mister Lucky Bistrô Bar & Restaurante, Mood Restaurante, Papparella Pizzaria, Pecorino Bar & Trattoria, Pizza Bis 3300, Pizza Bis Av Atlântica, Restaurante Drummond, Recanto Ibérico Restaurante e Petiscaria, Soho Restô Bar, Thai Garden Asian, Tribus Bar e Yujin Temakeria.

Programação paralela

A programação paralela do festival traz na próxima quinta-feira (11) um workshop com harmonização de cervejas: “Do Grelhado ao Malte” com o Sommelier Samuel Hochino da Eisenbahn e participação especial da Cervejaria Barra Sul, a partir das 19h30, no Hotel Sibara. No dia 18, o Hotel Sibara será palco mais uma vez de um workshop com harmonização de vinhos: “Virtudes e diferenciais do Terroir da altitude” da Pericó Valley, com o Sommelier Getúlio Santos da Silva. E no dia 24, a palestra “Marketing no turismo e gastronomia” encerra a programação paralela no Hotel Sibara, às 19h30.

  • Os ingressos estão disponíveis na sede do BC Convention (rua 3.160, nº 533, no Centro de Balneário) a partir desta quinta (4), mediante a doação de agasalhos e limitado a 2 ingressos por pessoa.

Didge e Guaca estão desde o começo

O empresário Francisco Barão, o Chico, é proprietário de dois restaurantes conhecidos na cidade: o Didge Steakhouse Pub e o Guacamole Cocina Mexicana, que ficam na Barra Sul. Ele é da diretoria do BC Convention e esteve à frente da primeira edição do Balneário Saboroso. Desde então, os restaurantes dele participaram do evento todos os anos. Por isso, ele recebeu uma homenagem no lançamento da 10ª edição (junto dos restaurantes Chaplin e Pizza Bis, que também abraçaram o Saboroso e participaram todos os anos).

“O Saboroso é um sucesso fruto do empreendedorismo associativista, mostrando que a união do trade faz a diferença. Foi por conta dos empresários e da entidade, que compraram a causa, que deu certo”, diz.

Chico conta que o Saboroso ‘transformou’ o mês de julho em um dos melhores meses do ano, perdendo em questão de movimento apenas para dezembro e janeiro. “Nasceu como uma simples mostra gastronômica e hoje é esse festival de sucesso, mas desde o início defendíamos a importância dos restaurantes oferecem pratos exclusivos, e isso se mantém até hoje. Essa originalidade faz muita diferença, junto do apoio técnico da Univali, que nos torna ainda mais gastronômicos. Acredito que o evento vai crescer ainda mais, e tem um futuro lindo pela frente”, explica.

Batalha dos Chefes

Chef Willian, o grande vencedor da Batalha dos Chefes

A novidade desta edição do Balneário Saboroso foi a Batalha dos Chefes, competição que contou com a inscrição de 40 chefs da cidade.

Na semifinal, que foi na última semana na Univali, participaram 10 chefs, e apenas dois foram para a final, que aconteceu na noite de quarta-feira, antes do lançamento oficial do evento: Willian Aimar do Couto Lopes, o grande vencedor, e Leila Leyser de Souza. Assim como na semi, na final eles tiveram que trabalhar com a tainha, o peixe da estação do litoral catarinense.

A chef Leila apresentou para os jurados um risotto de banana com tainha, com crispy de tainha (pele do peixe em versão crocante). Os jurados aprovaram, tanto que Leila perdeu por apenas um ponto. O prato do chef Willian foi mais voltado para o que se faz no litoral: uma posta de tainha com ova desidratada, servida com pirão de caldo de peixe, farofa artesanal de banana e coco e massa (ravioli com recheio de ostra).

Willian levou para casa R$ 1 mil e o grande destaque, uma bolsa integral de Especialização na Univali, que tem um dos melhores cursos de Gastronomia do país, além ainda de medalha e troféu.

O chef conta que foi a bolsa de pós-graduação o principal incentivo para ele participar da Batalha.

“Eu soube da Batalha pelas redes sociais e incentivado por amigos, que diziam para eu participar porque eu ia ganhar, mas eu não confiava muito nisso (risos). Eu já tinha experiência com tainha, apesar de não ser um ingrediente com o qual eu trabalho com muita frequência. O resultado foi lindo, mas trabalhoso. Consegui entregar tudo do jeito que eu queria, destaca.

Willian é chef profissional há 15 anos, e está há 11 em Balneário, sendo dois anos chef executivo do Mood.

“Vim para Balneário para estudar Gastronomia e não saio daqui por nada”, acrescenta.

Chef Willian sendo avaliado pelo júri.

Chefes Leila e Willian esperando o resultado da Batalha e com seus prêmios.

A hora da premiação.

Teve MasterChef no juri

O ex-participante do programa MasterChef, da Band, o chef Ravi Leite foi um dos jurados da Batalha dos Chefes. Ele participou da edição profissional do reality culinário e hoje é sócio do Hi Pokee, um restaurante de São Paulo focado na gastronomia havaiana.

Ravi conversou com a reportagem do Página3 e opinou que um evento como o Balneário Saboroso, junto da Batalha dos Chefes, é positivo exatamente por dar visibilidade para a gastronomia local, fomentando o mercado.

“É uma profissão que exige dedicação e é muito trabalhosa, por isso essas formas de reconhecimento como o festival e a Batalha são muito bacanas”, diz.

Ravi conta que essa foi a segunda vez que foi jurado, e que prefere estar cozinhando, já que a responsabilidade de avaliar em sua opinião é ainda mais difícil.

“Lembro muito do MasterChef, não tem como não lembrar (risos), e isso me faz dar ainda mais valor para aquela experiência”, afirma.

Questionado sobre as mudanças que o reality trouxe para sua vida, ele fala que o principal impacto foi em si mesmo, já que ele como pessoa se tornou conhecido pelo público.

“Minha rotina continua a mesma, trabalho no meu restaurante diariamente, mas eu Ravi preciso ter cuidados com a minha imagem, interagindo com o público nas redes sociais, por exemplo”, salienta.

Ravi participou novamente como chef convidado da edição que está sendo transmitida no momento (todos os domingos, às 20h, na Band). Ele deu uma aula de poke havaiano para os competidores amadores, e foi o primeiro ex-MasterChef a participar sem ter vencido o programa.

“Foi muito legal, uma honra e alegria, já que no programa o chef é autoridade máxima, alguém reconhecido e que o pessoal se inspira”, completa.



Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade