- Publicidade -
- Publicidade -
25.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Comandante da PM de Balneário diz que mesmo sem fogos, Operação Réveillon está mantida

Mesmo com a pandemia de Covid-19 em alta, muito se comenta sobre o intenso movimento de pessoas que deverá acontecer em Balneário Camboriú neste final de ano – principalmente na noite de 31. O Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Balneário, Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva confirmou ao Página 3 que, mesmo sem o show de fogos (que foi cancelado) a PM realizará a Operação Réveillon, nos moldes dos outros anos.

“A única diferença é que não haverá fogos”

O atual efetivo da PM de Balneário tem pouco mais de 100 homens, mas nesta quarta-feira (23) virá o reforço de 74 policiais, oficializando o início da Operação Veraneio. 

“A partir do dia 23 já estaremos estruturando o posicionamento deles, incluindo as ações da virada do ano, que é um momento desafiador, pois apesar da pandemia entendemos que boa parte da população vai cumprir o costume, a tradição, de ir até a praia. Já estamos atentos a isso”, disse.

A Polícia Militar integra o Comitê de Gestão de Crise da prefeitura, que inclui todos os órgãos de segurança da cidade, como Polícia Civil, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Corpo de Bombeiros, além ainda da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Postura. 

- Publicidade -

“O foco principal será a conscientização, a Operação Réveillon está mantida, toda a nossa estrutura dos anos anteriores vai ser colocada em prática, a única diferença é que não haverá fogos. Estaremos com a nossa força máxima para trazer segurança para a população”, afirmou.

Planejamento é adequado ao número de policiais

Segundo o Tenente-Coronel, o planejamento estratégico da Operação Veraneio em Balneário permanece o mesmo, independente do número de PMs que atuarão em reforço ao efetivo da cidade, adequando-o sempre que necessário. 

“A nossa capacidade de improvisação e otimização é impressionante, tanto que hoje o 12BPM possui o menor efetivo de sua história e mesmo assim os indicativos de segurança são positivos; usando uma frase de Mário Sergio Cortella: ‘a gente tem que fazer o melhor com as condições que têm, até que tenhamos condições melhores para fazer melhor ainda’”, comentou, citando que utilizarão de tecnologia para analisar criminalmente, verificando locais que precisam de atenção especial, como pontos turísticos, orla da praia e principais entradas e saídas da cidade, concentrando neles o efetivo e evitando possíveis crimes.

Objetivos para 2021

Para 2021, o Comandante antecipa que pretendem manter os bons números que a PM possui no momento em Balneário – como o registro de mais de cinco meses sem homicídio na cidade. 

“Desde o dia 14 de julho estamos sem homicídio na cidade. Eu assumi o Comando no dia 15. É um dado que me orgulha bastante, além da redução dos indicadores de roubos e furtos também. Enalteço também o trabalho desde o soldado que labuta nas noites frias, nas madrugadas chuvosas, até mesmo do meu subcomandante, que me auxilia a administrar o quartel. Inclusive um plano para 2021 é continuar valorizando a minha tropa, os policiais precisam se sentir acolhidos dentro do batalhão pelo seu Comandante, esse é o meu papel, abraçar o meu policial militar e mostrar o caminho que ele deve seguir”, destacou, pontuando que com essa valorização o policial se sente mais motivado. 

“Queremos que a população se sinta feliz com esse policial. O nosso lema do 12º Batalhão é ‘ser técnico e confiável’, e ser técnico e confiável é buscar a legitimidade da Polícia Militar diante do cidadão, que ele não tenha a menor dúvida se ele deve ligar para a Polícia em uma situação de emergência, se ele tiver perdido a sua criança e olhar para um policial militar e saber que ali é um caminho seguro, um protetor, tanto para o mais humilde morador como para o grande empresário”, acrescentou.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -