- Publicidade -
- Publicidade -
22.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Lockdown: confira o que abre e não abre em Balneário Camboriú neste final de semana

Por conta do lockdown decretado pelo Governo do Estado, apenas serviços essenciais, como farmácias e supermercados, poderão abrir neste final de semana (a partir das 23h desta sexta-feira (26) até segunda-feira (1º) às 6h). O prefeito Fabrício Oliveira e os secretários municipais se reuniram na tarde desta sexta-feira (26) para discutir de que forma atuarão na fiscalização das praias.

O secretário de Segurança de Balneário, Antônio Gabriel Castanheira Junior, explicou ao jornal que farão cumprir as novas normas e que isso é indiscutível, salientando que elas ‘vêm de cima’ – do Governo do Estado. 

“Já estávamos fiscalizando, e agora continuaremos de forma ainda mais intensa com essas regras. O foco será em reduzir a circulação de pessoas, com o decreto tende a ficar até mais fácil, porque os estabelecimentos não poderão estar abertos; ou seja, se algum estiver funcionando, já é errado e iremos agir, não tem o que discutir, faremos cumprir as novas normas e esperamos que o público colabore”, explicou.

- Publicidade -

Comércio

O comércio no geral, tanto de rua quanto os shoppings, Balneário e Atlântico, e também galerias (incluindo o camelódromo) não poderão abrir neste e no próximo final de semana, assim como academias, centros de treinamento, salões de beleza e barbearias, cinemas e teatros. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, eles estarão funcionando normalmente.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú enviou uma nota à imprensa se posicionando contra o fechamento dos comércios da cidade, opinando que as empresas têm seguido rígidos protocolos de saúde e segurança no combate à transmissão do vírus, e que ‘manter a economia local fechada nos finais de semana, em especial em uma cidade turística como Balneário Camboriú, volta a ameaçar a saúde de nossas empresas e os empregos da nossa cidade’.

O comunicado reforça que, na opinião dos empresários, defendem que o Estado precisa investir em mais leitos de UTI na rede pública de saúde e aumentar a celeridade na vacinação em massa da população. 

Bares, restaurantes, conveniências e casas noturnas

Todos esses estabelecimentos não podem abrir neste e no próximo final de semana. Eventos, sociais ou corporativos, também não podem acontecer, já que o objetivo é exatamente coibir aglomerações. Restaurantes, lanchonetes etc. podem atender ao público somente via delivery e/ou com a possibilidade de o cliente retirar sua comida no balcão.

Equipamentos turísticos

Nenhum atrativo turístico da cidade, como Parque Unipraias, roda gigante Big Wheel, Oceanic Aquarium, Cristo Luz e Complexo Ambiental Cyro Gevaerd poderão receber público. O Parque Beto Carrero World também estará fechado. O decreto estadual cita ainda a proibição da concentração, circulação e a permanência de pessoas em parques, praças e praias.

Saúde

As unidades de saúde como UPA do Bairro das Nações, PA do Bairro da Barra, Centro Covid-19 e Hospital Municipal Ruth Cardoso estarão atendendo normalmente.

Os idosos com mais de 80 anos estão sendo vacinados contra a Covid desde essa sexta-feira (26). No sábado (27), quatro UBS atuarão em regime de plantão, das 8h às 17h: Barra, Municípios, Nações e Central. Além disso, ainda no sábado, equipes de vacinadores também estarão atendendo veículos no drive-thru, no estacionamento do CEM Ivo Silveira. No domingo (28), o trabalho continua, mas somente no drive-thru, das 8h às 17h. Quem não conseguir ir nessas datas poderá procurar pela vacina de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas unidades de saúde.

- Publicidade -

Igrejas

Conforme o decreto, as missas e cultos presenciais também foram cancelados neste final de semana (27 e 28) e no próximo (6 e 7). 

Na Igreja Matriz Santa Inês os fiéis poderão acompanhar a transmissão ao vivo das missas através do Facebook (facebook.com/santainesbc) sendo às 19h no sábado (27) e às 10h no domingo (28). As celebrações e atividades pastorais semanais serão mantidas, de terça a sexta-feira, às 17h e 19h, com transmissão ao vivo às 19h. Durante a semana todas as atividades [incluindo as missas] acontecerão seguindo os cuidados de prevenção ao Covid-19. 

A Paróquia São Sebastião, que fica na Avenida do Estado, no Bairro Ariribá, também não terá missa presencial neste final de semana, com a programação seguindo normalmente de segunda a sexta-feira.

Na Igreja Luterana Martin Luther, no Bairro das Nações (na subida do Cristo Luz), as atividades presenciais, inclusive os cultos dominicais, foram cancelados durante 15 dias. Os cultos ministrados pelo Pastor Eloir Ponath continuarão de forma remota, como já vem acontecendo desde o início da pandemia. 

Somente a secretaria da igreja estará atendendo, de terça a sexta-feira, seguindo todos os protocolos e somente atendimentos individuais. Informações: 3367-8065

EMASA

O Balcão de Atendimento da EMASA não terá atendimento presencial neste sábado (27) e no próximo (6), já que não é considerado um serviço essencial. Todos os serviços de atendimento ao consumidor (denúncias, reclamações, vazamentos, dúvidas e outras informações) estarão disponíveis de forma remota pelos Canais de Atendimento: SAC – 0800-643 6272; Fala Emasa (whatsapp comercial) – (47) 3261-0000; email: [email protected]. E ainda no site: www.emasa.com.br, na barra de Acesso Rápido, no link da Agência Web ou Protocolo eletrônico.

Prefeitura

Os atendimentos no Paço Municipal estarão suspensos, mas a plataforma on-line 1Doc, que tem sido uma das principais formas de atendimento, continuará em funcionamento.

Secretaria de Obras

As equipes ficarão em sistema de sobreaviso apenas para pequenos reparos emergenciais pelo WhatsApp no número de plantão (47) 9982-2139.

Segurança

Todas as forças da segurança seguem trabalhando normalmente: Guarda Municipal e Agentes de Trânsito via 153, Polícia Militar 190, Corpo de Bombeiros 193, SAMU 192, Polícia Civil 181 (Central de Atendimento à Mulher – denúncias de violência doméstica, via 180), Defesa Civil 199.

Resgate Social

O departamento Resgate Social, responsável pela abordagem de pessoas em situação de rua, atua 24h todos os dias, inclusive aos domingos e feriados via 156 ou no celular (47) 98839-7075.

Programa Abraço

A prefeitura de Balneário Camboriú oferece apoio emocional em prevenção ao suicídio e doenças psicológicas/emocionais, com versões específicas para públicos diferentes. As equipes também estarão trabalhando normalmente: Programa Abraço de Proteção ao Idoso: (47) 3363-3020; Abraço ao Servidor: (47) 99982-2104 (também em WhatsApp); Abraço à Vida: (47) 99982-2322 (também em WhatsApp); Abraço à Mulher: (47) 99982-1906; Abraço Animal: 153 (para resgates de animais em situação de maus tratos e/ou abandono, a Guarda Municipal conta também com a Guarda Ambiental).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -