- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Prefeitura afirma que ‘degrau’ de areia que surgiu na Barra Sul era esperado

Tubo de cimento encontrado na orla era de restaurante flutuante

O degrau de areia que apareceu na Praia Central de Balneário Camboriú, na Barra Sul, nesta sexta-feira (21), foi notícia nacional. As chamadas ‘escarpas’ já haviam surgido em outros pontos da praia. Outro curioso caso foi o aparecimento de um tubo de cimento, que pertencia ao restaurante flutuante.

A prefeitura emitiu uma nota com informações do engenheiro Toni Frainer, que foi um dos fiscais da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, explicando que os degraus, que chamaram atenção do público, são um fenômeno natural comum.

Vídeos circulam na internet falando que o degrau apareceu porque o mar ‘estava tomando de volta’ a areia, mas o engenheiro explica que isso já era esperado.

- Publicidade -

“O projeto da obra já previa no perfil de construção areia a mais para suprir a conformação e equilíbrio da praia ao longo do tempo. Isso é naturalmente previsto e os especialistas davam o tempo de um ano a um ano e meio para ocorrer este equilíbrio, e isso está acontecendo”, explicou.

Segundo Frainer, as escarpas tendem a aparecer logo após ressacas, como as recentes ocorridas em Balneário, e que estão sendo monitoradas pela prefeitura da cidade.

“Como já era previsto, temos contratado um projeto de contenção nesse pequeno espaço, que será feito com geotubos. Os geotubos são bolsas de contenção que são colocadas em locais mais afetados e depois é jogada areia por cima”, informou.

Já o tubo de cimento que chamou a atenção e foi apontado por populares como parte do alargamento, seria na realidade da ancoragem do restaurante flutuante, que estava ali ancorado antes do alargamento, e seria retirado pela prefeitura.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -