Jornal Página 3
Coluna
CINERAMA BC
Por André Gevaerd

Mostra de Cinema Infantil celebra 15 anos e abre Inscrições à filmes de todo o mundo

Estão abertas até 19 de março as inscrições para a 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, de 2 a 10 de julho. Pela primeira vez, a mostra competitiva vai ter também uma categoria internacional. Podem participar da seleção produções nacionais e estrangeiras de todos os gêneros e formatos de curta-metragem.

Faça sua inscrição neste link

You can read this article in english here

Usted puede leer este artículo en español aquí

Para as produções nacionais, em parceria com a TV Brasil, o festival concederá quatro prêmios. Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu da Mostra e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.

Os regulamentos e a fichas de inscrição estão disponíveis em www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes. Todo o processo é online, incluindo o envio dos filmes. A relação das obras selecionadas será divulgada no início de abril. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail inscricoes@mostradecinemainfantil.com.br ou pelo telefone (48) 3065-5058.

Além das janelas competitivas, o festival de Florianópolis apresenta sessões de filmes de curta e longa-metragem de todo mundo, destacando diretores e também realizando um fórum político. Realizada há 15 anos, a Mostra já fez mais de 500 mil espectadores e foi definitiva para desencadear políticas nacionais para o cinema infantil.

Escrito por André Gevaerd, 25/02/2016 às 13h42 | andre@cineramabc.com

publicidade

Aberta as inscrições do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul

Completando 20 anos de dedicação ao desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercosul, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, proporciona um espaço de formação de público, difusão da produção latino-americana e regional, além da reunião de profissionais do setor.

 As inscrições vão até o dia 10 de março e podem participar documentários de longa e média-metragem, filmes de temática infanto-juvenil em todas as metragens e curtas de todos os gêneros, com até 30 minutos de duração, e irão concorrer nas seguintes categorias: Mostra de Curtas Mercosul e Catarinense, DOC – FAM e Mostra Infantojuvenil. As inscrições são gratuitas no site www.famdetodos.com.br.

O 20º Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado de 17 a 24 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Exigências

As produções inscritas no FAM 2016 devem ter legendas. Filmes falados em português precisam ter legendas em espanhol, e os em espanhol, legendas em português, diretamente no vídeo de seleção. No caso de produções em um terceiro idioma é preciso ter legenda dupla, em português e espanhol.

Filmes inscritos na Mostra Infantojuvenil, que sejam adequados ao público de até 10 anos estão isentos do envio de arquivo de legenda. É necessário apenas enviar a lista de diálogos no idioma original.

Podem participar filmes finalizados a partir de 2014 e o ineditismo é desejável, porém não é critério de desclassificação, mas um critério de seleção com pontuação extra.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.famdetodos.com.br

Vencedores 2015

Entre os dias 17 e 24 de maio o Circuito FAM de Cinema apresentará os filmes vencedores da edição 2015 em diversas cidades de Santa Catarina. No ano passado, 21 cidades receberam o Circuito FAM que tem o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para público diverso, sempre com entrada gratuita. Em breve, será aberta as inscrições para os pontos de cultura que quiserem receber a Mostra.

 

Inscrições para o 20º FAM

Até o dia 10 de março de 2016

Circuito FAM de Cinema

17 a 24 de maio de 2016

20º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

17 a 24 de junho de 2016

 Site Oficial: www.famdetodos.com.br

Escrito por André Gevaerd, 23/02/2016 às 14h00 | andre@cineramabc.com

publicidade

Catarina Criativa 2016

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CATARINA CRIATIVA 2016

Autores e produtoras audiovisuais catarinenses podem ter ajuda no Catarina Criativa para viabilizar seus projetos audiovisuais (curta, série, telefilme e longa). Os projetos audiovisuais selecionados para participar da Mostra Catarina Criativa 2016, serão apresentados para potenciais patrocinadores através de um banco de projetos online e de apresentações de projetos durante o evento principal da mostra de projetos.

Confira mais informações em www.catarinacriativa.org.br

 

Escrito por André Gevaerd, 18/02/2016 às 15h16 | andre@cineramabc.com

publicidade

Filme apresenta as semelhanças entre moradores do interior de SC e do sertão do Rio Grande do Norte

POR: NÚBIA GARCIA (nubiagarciah@yahoo.com.br) - assessoria de imprensa

O olhar do cineasta Fernando Leão sobre a cultura e as particularidades dos moradores da Serra Catarinense e do Sertão Potiguar, no Rio Grande do Norte, vai ser apresentado ao Brasil, no dia 9 de maio, pelo documentário“Da Serra ao Seridó - Vivências de um Brasil de Contrastes”. O longa-metragem apresenta as semelhanças entre duas localidades geograficamente distantes, mas muito próximas pelas tradições e costumes de seus povos.

Lages, no interior de Santa Catarina, fica a quase 3,5 mil quilômetros de distância da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A distância que separa as duas cidades não é empecilho para que populações com vivências tão contrastantes, sejam cheia de semelhanças.
Seja um tropeiro serrano e um vaqueiro do sertão, seja os artistas que pintam as paisagens de cada local, ou as benzederias e curandeiras, cada personagem retratado no longa-metragem “Da Serra ao Seridó - Vivências de um Brasil de Contrastes” carrega consigo parte histórias que contribuíram para a construção cultural de suas regiões.
“Acho importante os espectadores conhecerem as vivências desses personagens através de suas memórias. Trabalho um documentário de memória, onde aquilo que a pessoa vive se torna latente através de seus gestos, formas de se expressar e mais. É o momento de ouvir o outro e perceber o quanto nossas experiências são humanas e nossas riquezas estão contidas dentro de nós mesmos.”

PRODUÇÃO| As gravações do material começaram a ser feitas em 2012 e a pós-produção começou em 2013 e foi finalizada no início de 2015. O primeiro local a receber a equipe para as filmagens foi o Seridó, em fevereiro de 2012. Em julho do mesmo ano, os produtores estiveram na Serra Catarinense.
Após meses de trabalho, com um vasto material captado (foram 54 entrevistas efetuadas), a equipe de pós-produção enfrentou uma difícil tarefa: selecionar os melhores depoimentos e transformar as imagens brutas em um sensível filme que traduz a essência destes povos.
A ideia original do projeto era produzir um curta-metragem, mas com a quantidade de material captado, o curta virou um longa. “Conseguimos trazer para o filme pontos que retratam as semelhanças, como a arte das paisagens locais, os curandeiros e as histórias das pessoas; e o contraste, como o clima tão diferente”, analisa Fernando.
Das 54 entrevistas captadas, 14 entraram na montagem final do filme, que tem 90 minutos de duração.
A pré-estreia do filme vai acontecer na terra natal do cineasta, Lages, no dia 9 de maio, em uma das mais belas salas de cinema do Brasil, o Cine Marrocos. A exibição será às 20h30min.
O longa-metragem é dirigido por Fernando e contou com o suporte do historiador Lourival Andrade Jr., que é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

PRODUÇÃO
Arsego Produções

CO-PRODUÇÃO
Baiuca Filmes

PATROCÍNIO
Correio Lageano, Dalmolin Pneus, Disauto, Prefeitura Municipal de Lages, Fundação Cultural de Lages, Prefeitura de Cruzeta/RN, Lafi Cosméticos, Transul.

APOIO
Arcoplex Cinemas, Onda Sonora, Transitoriamente, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó

Fanpage no facebook:  https://www.facebook.com/daserraaoserido

Trailer 1: https://www.youtube.com/watch?v=6rTajR4h4O8

Trailer 2: https://www.youtube.com/watch?v=1V92jkwUeBs

Chamada Cine Marrocos: https://www.youtube.com/watch?v=jI96wQQyEVE

Escrito por André Gevaerd, 03/02/2016 às 14h30 | andre@cineramabc.com

publicidade

O Filme Catarinense "Na Direção do Som" foi selecionado para Mostra Cinema e Direitos Humanos.

A 10ª Mostra Cinema Direitos Humanos vai acontecer Entre os dias 16 de novembro e 20 de dezembro, serão exibidos 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9 edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama selecionou por meio de chamada pública, 23 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura. As sessões serão gratuitas.

Na direção do Som, filme produzido e dirigido por Jonatan Gentil e Pedro Prado e filmado nas cidades de Balneário Piçarras, Penha e Itajaí, foi selecionado para a Mostra Panorama e será exibido em todos as capitais brasileiras.

O filme, que é um documentário de curta-metragem, mostra os bastidores da gravação do videoclipe Tristeza e Felicidade do Pescador, da banda de Itajaí Tarrafa Elétrica, o que diferencia esse bastidor de tantos outros foi a proposta dos diretores de Na Direção do Som, que convidaram Marcelo Temtem, deficiente visual, para estrear como diretor do clipe.

Sinopse: Marcelo Temtem é um pescador que perdeu a visão aos 21 anos, aos 42 anos, Temtem encara uma nova experiência ao dirigir o novo videoclipe da banda Tarrafa Elétrica. O documentário Na Direção do Som acompanha os bastidores da produção deste videoclipe.

TÍTULO - NA DIREÇÃO DO SOM
GÊNERO - DOCUMENTÁRIO
DURAÇÃO - 15 MINUTOS
DIREÇÃO - JONATAN GENTIL E PEDRO PRADO

Teaser (disponível para baixar) https://vimeo.com/123905522

Mais informações da mostra e dos filmes:
http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2015/

Escrito por André Gevaerd, 09/11/2015 às 14h17 | andre@cineramabc.com

publicidade

Coprodução da CINERAMABC, "Oração do Amor Selvagem" longa-metragem do diretor Chico Faganello fará sua Premiere na Mostra de São Paulo

Essa semana acontece a Premierè Brasil do filme "Oração do Amor Selvagem" de Chico Faganello na Mostra Internacional de Cinema "São Paulo International Film Festival". O filme tem no elenco grandes atores como Chico Diaz, Sandra Corveloni, Ivo Müller, Camila Hubner, Georgina Castro, Adilson Maghá, Gringo Starr e nossa querida revelação Camilla Araújo.
 
 
 
 
 
Confira o trailer:
 

Espero que todos possam conferir o filme em uma de suas exibições:
CINE CAIXA BELAS ARTES - SALA SPCINE - 24/10/2015 - 20:00 - Sessão: 193 (Sábado)
CINESALA - 27/10/2015 - 15:45 - Sessão: 448 (Terça)
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 1 - 04/11/2015 - 20:15 - Sessão: 1149 (Quarta)


Espero todos!

 

Escrito por André Gevaerd, 19/10/2015 às 17h09 | andre@cineramabc.com

publicidade





publicidade



1 2 3 4 5 6 7 8 9

André Gevaerd

Assina a coluna CINERAMA BC

Nasceu em Balneário Camboriú, resolveu fazer cinema, mudou-se para São Paulo, fez muitos filmes, voltou para Balneário. Continua fazendo filmes. Diretor do Festival CinemaramaBC e idealizador da sala de cinema e eventos, ArtHouse.
















Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br