Jornal Página 3
Coluna
CINERAMA BC
Por André Gevaerd

Atletas de Balneário Camboriú produzem documentário sobre o maior Desafio Fixed Gear da América do Sul.

Entre os dias 14 e 24 de novembro será produzido um registro inédito da travessia da Cordilheira dos Andes em bicicletas de rodas fixas.  O evento é idealizado pelo projeto La Liebre, um coletivo que conta com atletas, publicitários e produtores audiovisuais. A viagem partirá de Curitiba, seguindo ao sul, tendo Buenos Aires como destino inicial. O ponto de partida da pedalada é a cidade de Uspallata, na Argentina, e a travessia se encerra no lado chileno da Cordilheira, em Santiago. Serão 250km de desafio, divididos em dois dias de pedalada. Entre os atletas, estão ciclistas catarinenses, paranaenses, paulistas, argentinos, chilenos e mexicanos.

Durante a viagem, serão realizadas duas produções audiovisuais: uma web série com 8 episódios e um documentário. E para que essas produções sejam viabilizadas, um projeto de financiamento coletivo* foi criado através da plataforma Banque, onde cotas individuais podem ser adquiridas e, em troca, os colaboradores recebem brindes do coletivo La Liebre.

Os bastidores do projeto podem ser acompanhados pelas redes sociais facebook.com/laliebrefixed e instagram.com/laliebrefixed.

http://www.banque.com.br/campanhas/la-liebre

Escrito por André Gevaerd, 22/09/2015 às 14h01 | andre@cineramabc.com

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Cinema e poesia na Feira do Livro

Nesta quarta-feira, 17, o documentário “O Sarau” integra a programação da Feira do Livro. Dirigido pelo jaraguaense Gilmar Moretti juntamente com Marcelo Machado, o filme conta com a assinatura da Bossa Nova Films, produtora de renome nacional que desenvolve conteúdos para TV e cinema.
 
O documentário foi filmado durante o ano de 2010 na cidade de Dois Córregos, no interior de São Paulo, e narra o papel transformador da poesia no cotidiano dos participantes da ONG Usina dos Sonhos.
 
Após a sessão, que acontece às 19h na SCAR, haverá um bate-papo sobre cinema e poesia com o diretor e roteirista Gilmar Moretti, que também é poeta. Esta será a primeira exibição do filme na região após seu o lançamento em 2013, durante o festival CineramaBC, em Balneário Camboriú. A entrada é livre e gratuita. Vale a pena conferir!
 
Escrito por André Gevaerd, 16/06/2015 às 13h52 | andre@cineramabc.com

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Filme "MEU PAI É FIGURANTE", produção da Faro Models, na Televisão

UM HOMEM COMUM (DEDÉ SANTANA) VIVE TRANQUILO JUNTO A SUA FILHA E SUA NETA. SUA VIDA MUDA REPENTINAMENTE NO DIA EM QUE SIDNEY MAGAL, ELE É CONVIDADO Á PARTICIPAR DE UM TESTE DE ELENCO PARA SER FIGURANTE EM UMA NOVELA, DESTE MOMENTO EM DIANTE SUA VIDA MUDA POR COMPLETO.

 

COM MUITAS SITUAÇÕES ENGRAÇADAS, EPERSONAGENS MARCANTES ESTE FILME TEM COMO PANO DE FUNDO O IUNIVERSO TELEVISIVO QUE VAI DO GLAMOUR A PICARETAGEM, NOSSO PERSONAGEM VIVE MUITOS MOMENTOS ESTRANHOS, HILÁRIAS E MUITAS VEZES ATE SURREAL. DURANTE SUA JORNADA NESTE NOVO E SUPREENDENTE MUNDO.

O FILME EXPLORANDO ESTE ASSUNTO DE FORMA DIVERTIDA, IRÔNICA E SARCÁSTICA O FILME MEU PAIÉ FIGURANTE IRA DIVERTIR TODA A FAMÍLIA COM SUA HISTÓRIA SIMPLES E CATIVANTE. UMA LINDA MENSAGEM!

Sábado (dia 09/05/2015) - vai passar às 22:30 no canal Cine Brasil.
Sexta-Feira (dia 15/05/2015) - vai passar às 13:35 no canal Cine Brasil.
Quarta-Feira (dia 20/05/2015) - vai passar às 23:25 no canal Cine Brasil.
Quarta-Feira (dia 27/05/2015) - vai passar às 09:25 no canal Cine Brasil.
Domingo (dia 31/05/2015) - vai passar às 22:30 no canal Cine Brasil. 

Escrito por André Gevaerd, 23/04/2015 às 16h43 | andre@cineramabc.com

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ENCONTRO SOBRE PRODAV DAS TVS PÚBLICAS

Câmara Setorial do Audiovisual de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Cinemateca Catarinense (ABD-SC)
Escritório Regional Sul da Unidade Técnica da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do FSA

convidam

ENCONTRO SOBRE PRODAV DAS TVS PÚBLICAS

O Prodav das TVs Públicas está com chamadas públicas abertas até dia 27/04 e investirá R$ 60 milhões, distribuídos entre cinco editais regionais, na realização de obras audiovisuais independentes. O objetivo é fortalecer a programação de 33 TVs educativas e culturais e de mais de 100 canais de TVs comunitárias e universitárias de todo o País, fomentando a produção de 103 obras audiovisuais, o que corresponderá a 260 horas de programação inédita.

Para esclarecer dúvidas sobre a chamada, a Câmara Setorial do Audiovisual de Balneário Camboriú, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, a Cinemateca Catarinense (ABD-SC) e o Escritório Regional Sul da Unidade Técnica da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do FSA realizarão, no dia 24 de Março de 2015, um encontro com Produtores Audiovisuais e Coletivos de Jovens. A entrada é franca e o encontro é aberto a todos os interessados.

Os conteúdos audiovisuais apresentados deverão observar as características e condições estabelecidas nas regras da Chamada Pública, em especial quanto à tipologia das obras e Propostas de Programação contidas no Anexo B dos editais regionais. Dentre as propostas apresentadas, algumas exigem que a produção deva ser realizada por Empresas Produtoras em parceria com Coletivos de Jovens de todo o país.

A Chamada Pública da Região Sul (PRODAV 12/2014) está disponível no site do BRDE, através do link: http://www.brde.com.br/fsa/index.php?option=com_content&view=article&id=103&Itemid=116

O Prodav das TVs Públicas é operado por meio de parceria entre a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), contando com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).

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O quê? Encontro sobre o Prodav das TVs Públicas
Quando? 24/03/2015, terça-feira, das 13h00 às 17h00
Onde? Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Camboriú - Av. das Flores, 675 - Bairro dos Estados - Balneário Camboriú - SC
Realização: Câmara Setorial do Audiovisual de Balneário Camboriú, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Cinemateca Catarinense (ABD-SC) e Escritório Regional Sul da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do FSA

Escrito por André Gevaerd, 21/03/2015 às 23h25 | andre@cineramabc.com

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Diretor catarinense propõe financiamento coletivo para curta-metragem

O curta-metragem “Exílio" conta a história de Antônio, um viúvo de 56 anos, que vive sozinho em um apartamento, rodeado por fantasmas do passado com sua atual companheira, a televisão. O filme é uma referencia à solidão vivida pelo homem e como a tecnologia anestesia estes sentimentos.

Através do financiamento coletivo do Catarse, irão custear os valores da gravação e gastos com equipamentos de iluminação, cenário, objetos de arte, alimentação, transporte, cachê do ator e custos extras. O apoio via catarse é uma uma nova tendência para produtores independentes de todo o mundo.
 
Para apoiar basta clicar no https://www.catarse.me/pt/exilio e colaborar!
 
 
 

Idealizado pelo diretor Pedro Bughay, natural de Balneário Camboriú-SC, é membro do Grupo do Front, um coletivo de amigos e Realizadores Audiovisuais que discutem seus projetos e, de forma criativa, realizam seus filmes com baixo orçamento. Já tendo produzido vídeos para a internet como “Morte”, “Agradável ida ao Salão”, “Merthiolate" e “Procon”. Recentemente produziu os curta-metragens “Halúx”, “Sono" e “Desejo” com estreia prevista para o primeiro semestre de 2015 no circuito de festivais. O filme também conta com a participação do ator Airton de Oliveira e da diretora de arte Moara Costenaro para a realização do projeto. 

 

 

Pedro Bughay é formado em Comunicação Social com Habilitação em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Estuda a pós-graduação em especialização em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2011 trabalha como ROTEIRISTA, DIRETOR e PRODUTOR de curta-metragens e vídeos para a internet. Entre eles “Portocentrismo” e “Quem é Rogério Carlos?”, este último foi selecionado para 17 festivais nacionais, se destacando na Mostra de Cinema de Tiradentes e no Festival de Cinema de Gramado.

Escrito por André Gevaerd, 03/03/2015 às 14h15 | andre@cineramabc.com

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Texto de Steve Solot sobre o Turismo Cinematográfico

Prezados leitores,

Poucos entendem a importância do trabalho de uma Film Commission no Brasil. O ótimo texto abaixo, de Steve Solot, pode esclarecer muito.

Balneário Camboriú tem a primeira Film Commission do Estado de Santa Catarina e é uma das cidades do Brasil mencionadas pelo especialista.

Abraço, André Gevaerd.

 

O TURISMO CINEMATOGRÁFICO

Ao contrário das tendências da economia geral no Brasil, o setor audiovisual (cinema e TV) está em alta. Puxado por vários sucessos de cinema nacional e a nova lei de TV paga (Lei nº 12.485/11), o mercado brasileiro audiovisual está passando por uma fase de crescimento impressionante, especialmente se comparado a outros países da América do Sul. Também, cada vez mais os produtores nacionais e internacionais procuram em várias regiões do Brasil, cenários e locações atrativas para as suas produções de cinema, TV, documentários e publicidade.

Para aproveitar esta tendência, e transformá-la em benefícios concretos nos locais onde os filmes e programas de TV são rodados, as cidades e estados brasileiros precisam se organizar para receber turistas motivados a visitar tais locais. Eis o chamado “Turismo Cinematográfico”.

O turismo cinematográfico abarca a influência de filmes, programas e séries de TV, e publicidade nas decisões de turistas ao escolherem os destinos para visitar. A representação nas telas das cidades e regiões tem um impacto econômico significativo no turismo e no fortalecimento da promoção cultural das regiões.

Apesar de não existirem muitas estatísticas sobre o tema no Brasil, estima-se que o turismo cinematográfico global movimente cerca de 40 milhões de turistas a cada ano. O turismo induzido pelo cinema e pela TV já é considerado uma fonte significativa de benefícios para regiões específicas, e vários países têm orientado toda sua estratégia oficial de promoção turística precisamente em função da difusão das locações onde foram rodados filmes e séries de TV.

Um filme atua sobre o espectador como um folheto virtual, com três vantagens sobre a publicidade turística convencional: é mais duradouro no tempo, alcança um público maior e cria vínculos emocionais ao integrar a paisagem nas histórias e personagens que atraem o espectador de maneira mais intensa.

Existem numerosos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o branding de cidades ou países. Veja alguns exemplos mais conhecidos, de acordo com Hudson & Ritchie (2006):

•    “Coração Valente”, Escócia: aumento de 300% no ano após o lançamento.
•    “Campo dos Sonhos”, Iowa: 35.000 visitas em 1991.
•    “Quatro Casamentos e um Funeral,” The Crown Hotel, Amersham, Inglaterra: Reservas esgotadas durante 3 anos após o lançamento.
•    “Harry Potter”: Várias locações na Inglaterra: aumento de mais de 50% em todas as locações de filmagem.
•    “Missão Impossível”: Parques Nacionais, Sydney: aumento de mais de 200% em 2000.
•    “Troia”: Canakkale, Turquia: aumento de 73% após o lançamento.

Com a ascensão rápida da popularidade de séries de TV na TV por assinatura e VOD (vídeo-on-demand), também surgiram várias locações procuradas por turistas após assistirem seus programas prediletos. Entre os casos internacionais mais conhecidos estão:

•    “Game of Thrones”: Irlanda e Belfast
•    “Downton Abbey”: Oxfordshire e Highclere
•    “Breaking Bad”: Albuquerque, Novo México

No Brasil, muitas cidades estão se movimentando para gerar um “brand” e visibilidade em torno das filmagens de cinema e programas de TV como:

•    Recife – recebe a TV Globo para gravar cenas de “Geração Brasil”.
•    Brasília – o cenário da nova minissérie de Fernando Meirelles, “Felizes para sempre”.
•    Rio de Janeiro – “Rio”, a animação de Carlos Saldanha, um cartão postal da cidade.

Embora a estratégia de Turismo Cinematográfico possa ser feita por um órgão oficial do governo, como um Ministério de Turismo ou uma entidade como a Embratur, cabe à film commission local implementar a estratégia e, efetivamente, receber e orientar as filmagens.

O que é uma film commission? – Uma Film Commission (FC) ou escritório de apoio ao audiovisual, visa à promoção da cidade ou do estado como destino privilegiado para a filmagem de produções audiovisuais nacionais e internacionais, para contribuir com o crescimento econômico e a criação de empregos. A função básica da FC é oferecer o atendimento aos produtores com a estrutura e logística necessárias, e realizar a interface com o poder público, para facilitar as filmagens.

No Brasil, o interesse por film commissions e o seu potencial para atrair produções audiovisuais tem crescido a cada ano. Desde 2008, pelo menos 15 entidades intitulando-se film commissions surgiram pelo Brasil para promover suas respectivas jurisdições como locais ideais para produções de conteúdo audiovisual. Entretanto, apenas duas film commissions do Brasil constam como membros da entidade internacional de film commissions, a AFCI (Association of Film Commissioners International): São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2009, a proliferação de film commissions no Brasil levou o Governo Federal a criar um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para analisar o fenômeno, recomendar providências para organizar a atividade e garantir um patamar mínimo de profissionalismo no setor. No entanto, até hoje, nada concreto foi feito nesse sentido. Além disso, a entidade formada para representar as film commissions no país, a Aliança Brasileira de Film Commissions – ABRAFIC, foi extinta, deixando o setor sem representação e apoio.

Por outro lado, pela primeira vez, as film commissions (escritórios de apoio a produções audiovisuais nacionais e estrangeiras no Brasil) foram incluídas no “Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual” da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o que pelo menos significa o reconhecimento oficial das film commissions e seu papel positivo na cadeia econômica audiovisual brasileira.

Os desafios - A Rio Film Commission (RFC) tem sido chamada convidada com frequência para oferecer orientação a várias cidades e estados brasileiros (Nova Friburgo – RJ, Armação dos Búzios – RJ e Campo Grande – MS) que almejam criar suas próprias Film Commissions e Balneário Camboriú – SC que acaba de criar a 1ª Film Commission do Estado de Santa Catarina. Considerado um modelo para o pais, a RFC tem oferecido gratuitamente explicações de suas funções, alternativas para constituição de pessoa jurídica, operações e administração interna, além do desenho de um plano estratégico que inclui o turismo cinematográfico. Essas iniciativas representam um despertar dos governos locais acerca do quanto pode render um investimento mínimo em estrutura de film commission para gerar benefícios importantes para suas comunidades.

O momento é apropriado para uma reorganização e capacitação efetiva do setor de film commissions no Brasil. Apesar dos Jogos Olímpicos de 2016 estarem concentrados no Rio de Janeiro, espera-se uma verdadeira invasão de jornalistas, cineastas e equipes de filmagem para visitar o país, com o objetivo de criar reportagens sobre a cultura, costumes, gastronomia e outros aspectos da vida brasileira para os espectadores de seus países, ávidos para conhecerem as idiossincrasias do Brasil. São múltiplas oportunidades para promover o turismo cinematográfico em grande escala no Brasil. Ainda há tempo para aproveitar esse momento. Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma imagem em movimento vale muito mais!

Escrito por André Gevaerd, 21/01/2015 às 14h59 | andre@cineramabc.com

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André Gevaerd

Assina a coluna CINERAMA BC

Nasceu em Balneário Camboriú, resolveu fazer cinema, mudou-se para São Paulo, fez muitos filmes, voltou para Balneário. Continua fazendo filmes. Diretor do Festival CinemaramaBC e idealizador da sala de cinema e eventos, ArtHouse.
















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