Jornal Página 3
Coluna
Puxando Rede
Por Fabiane Diniz

Terrorismo na rede e na roda gigante

Que tem gente maldosa no mundo não é novidade nenhuma, que tem gente que tá aí só pra confundir também não é nada novo, mas terroristas em comentários de notícias não é algo relativamente antigo, é coisa dos nossos tempos.

Já sabemos que existem exércitos virtuais montados só pra desvirturar anúncios, colocar armadilhas e arrastar a discussão pra outro lado; em sua maioria discussões infundadas e irrelevantes para o tema.

O caso da roda gigante de Balneário Camboriú tem sido alvo de terroristas; grande oportunidade inclusive, projeto de grande repercussão.

Mas então, tem um pessoal que vai na notícia, comenta de forma equivocada só pra confundir quem não conhece toda a matéria, normal que as pessoas todas não estejam inteiradas -totalmente- sobre o assunto.

A roda gigante será construída por uma empresa, a prefeitura não vai pagar por ela, mas ai vai lá o cara que sabe disso e escreve nos comentários "MAS E A SAÚDE, E A EDUCAÇÃO?", sabendo que não será gasto dinheiro público no equipamento turístico.

É proposital, pra confundir quem não está por dentro da matéria, não conhece ainda bem o assunto ou está começando a se informar agora.

Não acredito que sejam pessoas boazinhas que fazem isso, tem muita coisa em jogo pra ser desproposital.

ps. Não tenho uma opinião formada sobre a instalação da roda gigante, sem conhecer o projeto que ainda não foi entregue à sociedade fica complicado dizer, mas em principio, e no entanto, acho muito bom, principalmente porque o secretário de planejamento falou sobre um parque público nos arredores. Gostamos de parques, não é mesmo?

Escrito por Fabiane Diniz, 18/01/2018 às 09h56 | fabdiniz@gmail.com

6 toques para um Carnaval agradável

A Skol e a Jout Jout se juntaram pra dar essas preciosas 6 dicas para um Carnaval agradável, e como de costume, ela está lecionando de forma didática para que todos possam entender. Assiste ai e leva essas lições pra vida.

Escrito por Fabiane Diniz, 17/01/2018 às 11h25 | fabdiniz@gmail.com

Lula e Bolsonaro, os honestos

Esses dois já emplacam os assuntos mais comentados das Eleições 2018.

O Bola fez uma pergunta capciosa no Facebook, "Quem é o mais honesto, Lula ou Bolsonaro?" e os comentários são polarizados, assim como deverá ser a disputa à presidência. Dificilmente ficará em meios termos, até porque o ano chegou mas os candidatos ainda não.

Ainda é cedo pra dizer, não sabemos nem se Lula poderá concorrer e Bolsonaro parece ter dificuldade em encontrar um partido que o apoie 100%, e anda com a imprensa fungando no cangote, tirando seus esqueletos do armário; os do Lula já são conhecidos de todos.

Salve-se quem puder.

Escrito por Fabiane Diniz, 15/01/2018 às 10h52 | fabdiniz@gmail.com

Balaio do que vem em 2018

Coluna publicado no Página 3 impresso, edição 1337 - dez/2017

Lá vem 2018, vem prometendo, vem com calendário cheio, teremos Copa do Mundo que é um dos eventos que mais movimenta a massa, também teremos mais pro final do ano as  eleições para Presidente da República, Deputados Federais e Estaduais e Senadores.

Já lidamos tantas outras vezes com campanha eleitoral feita em paralelo com as redes sociais, e não deverá ser diferente. Talvez haja dessa vez uma tentativa de combate às propagações de notícias falsas, por parte do Facebook, Google e de sites que estão se aperfeiçoando e especializando em desmascarar essas notícias.

Pensando com meus botões, é bem difícil combater notícias falsas, já que vivemos na era da pós-verdade, onde muitas vezes é mais fácil achar motivos pra embasar a própria teoria do que admitir na frente de todos os amigos do círculo social que está errado. E isso fala muito sobre pessoas e suas vaidades e ego.

Ainda sobre campanhas políticas, na internet cresce a cada dia os bots (robôs) que respondem hashtags e movimentam assuntos polêmicos, um exército criando a falsa realidade da ideia pra qual foi contratada. Na campanha americana que elegeu Trumph quem fez esse trabalho controverso foram alguns hackers russos.

Por aqui os bots já começaram a ser identificados, é trabalho pra formiguinha e desativá-los é penoso. Esses bots ajudam a levantar assuntos que não deveriam ganhar destaque no debate mas que podem mudar o retrato da discussão. 

Na área dos aplicativos e tendências, na coluna do último mês de 2016 dei a letra, “façam stories” e hoje eles viraram febre, e são divertidos. Não tinha erro, quando o Facebook se comprometeu a repetir o sucesso do agora esquecido Snapchat -que na época não quis negociar o seu software com eles-, era certo o êxito.

Talvez tenhamos chegado finalmente no tempo em que a rede irá crescer pros lados e não tanto pra frente. Você consegue pensar em algo revolucionário na internet pra 2018? Posso  ver muito trabalho sendo feito com a base que já criamos e que ainda usamos muito mal, aproveitamos muito pouco o potencial.

A cada dia percebo que a área de ciência da computação, do design gráfico, da tecnologia está mais e mais democrático, as gerações avançaram e esta sim é a revolução esperada pra 2018. Muitos profissionais dessas áreas, e com muita qualidade no mercado.

Será que estamos deixando pra trás o paradigma do sobrinho que faz sites? Já não era tarde, o sobrinho se formou e tem um portifólio próprio, finalmente.

É certo que vamos avançar muito com esse profissionais. Já viram o tanto de encubadoras de tecnologia que estão ganhando patrocínio de empresas privadas na região. Em Florianóplis estão espalhadas por todos os lados. A cidade respira educação técnica.

O alivío cômico de 2018 ficará por conta da Copa do  Mundo. Sim, hoje você pode até dizer, “ah eu não ligo pra isso”, mas no dia tá pintando a casa, estentendo bandeiras, chamando os amigos para reuniões. Sei como funciona e não julgo. 

Dessa vez a Copa será na Rússia, teremos um fuso horário grande, talvez fique um pouco mais morno, por esse motivo apenas, e mesmo assim as redes sociais irão respirar futebol por 3 semanas no meio do ano.

Teremos aquela chuva de memes e piadas correndo soltas pelos grupos de whatsapp e pelas redes sociais. Adoro!

Vou ficando por aqui. Desejo a todos um 2018 de muitas alegrias, de sonhos concretizados e felicidades. Até.

Escrito por Fabiane Diniz, 09/01/2018 às 15h00 | fabdiniz@gmail.com

De que lado você está?

Video que está viralizando na internet chama atenção para abusos cometidos por homens às mulheres em diversas situações da vida.

 

Escrito por Fabiane Diniz, 08/12/2017 às 11h32 | fabdiniz@gmail.com

Ostentando o traficante

Quando penso que já vi de tudo nessa internet "lôka de môdeos" (sic), me aparecem selfies de policiais com o traficante Rogério 157 da Rocinha, preso na manhã de hoje.

Isso que chamam de prisão ostentação?

Olha o passarinho

 

Escrito por Fabiane Diniz, 06/12/2017 às 11h23 | fabdiniz@gmail.com



1 2 3 4 5 6

Fabiane Diniz

Assina a coluna Puxando Rede

.. mestre ninja e tira nata do leite com garfo.


















Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br