Jornal Página 3
Coluna
Puxando Rede
Por Fabiane Diniz

O Sincerão Domesticado do Fabrício

Na internet existem vários perfis que se denominam sincerões, assim como existem os deprê, os lacradores e tantos outros que se apropriam de algum adjetivo para criar uma linha editorial e dar sentido as suas postagens e comentários.

Sendo assim, o Sincerão é tido nesse meio como aquele que fala o que bem entende, doa a quem doer.

Aqui em Balneário Camboriú, recém foi criado um perfil em homenagem ao prefeito eleito Fabrício Oliveira, o Fabrício Sincerão, mas ao contrário da proposta original o nosso é domesticado, fino no trato se comparado ao original. No ínicio até fez algumas publicações provocando o ex-prefeito Edson Piriquito mas parou por ai. É um plágio mal feito, já que não cria atritos e nem gera grandes polêmicas em nome da “sinceridade”.

O prefeito Fabrício disse através de sua assessoria que não conhece o autor e que não é ninguém de sua equipe como alguns divulgaram e insinuaram, apesar disso não se opõe a página.

Fabrício Sincerão, se está me lendo tenho uma dica pra ti, que tal mudar pra Fabrício Café com Leite, não tem?

Escrito por Fabiane Diniz, 16/02/2017 às 16h39 | fabdiniz@gmail.com

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Abstract - The Art of Design

Essa dica é pra quem tem Netflix, que estreou hoje um programa em forma de documentário, no estilo de Chef's Table -outro maravilhoso produto desse serviço de streaming-, voltado ao mundo do design. A primeira temporada tem um total de 8 episódios, cada um deles com um artista da área. E são eles:

• Designer Gráfica – Paula Scher
• Ilustrador – Cristoph Niemann
• Fotógrafo – Platon
• Designer de sapatilhas da Nike – Tinker Hatfield
• Designer de Automóveis – Ralph Gilles
• Arquitecto – Bjarke Ingels
• Designer de Interiores – Ilse Crawford
• Cenógrafa – Es Devlin

Trailer Netflix Brasil

Já me interessou, vou devorar! 

 

Escrito por Fabiane Diniz, 10/02/2017 às 14h07 | fabdiniz@gmail.com

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Balneário Camboriú seu melhor lugar

Como visto nas duas reportagens “Carnamboriú, quem é você” e “Carnamboriú sumiu”, alguns dos sites e pages trabalhados por departamentos da prefeitura estavam completamente vulneráveis e sujeitos ao humor, propósito e interesse de seus diretores e secretários. Diante disso a Diretora de Comunicação da prefeitura, Renata Furlanetto falou comigo e pontuou quais medidas, para evitar que no futuro isso volte a acontecer, estão sendo tomadas. Segue conversa:

Quais ações a secretaria de Comunicação pretende utilizar para assegurar que pages trabalhadas pelas secretarias e diretorias fiquem com a prefeitura, em um eventual desvinculo desse pessoal com o governo?

Em um primeiro momento foi feito um levantamento de quais órgãos da Prefeitura de Balneário Camboriú possuem sites e fanpages próprias e que os acessos fossem repassados a Diretoria de Comunicação. Esse processo está em andamento, justamente porque alguns acessos ficaram com ex servidores da Prefeitura e que não deixaram as senhas.

Verificação de página (hoje nem todas são), centralização de senhas ou garantia de propriedade digital, algumas dessas medidas são plausíveis e eficientes para a prefeitura?

Todas as páginas que conseguimos os acessos estamos analisando e verificando a viabilidade de manter ou migrar os contatos para a Página da Prefeitura, fortalecendo assim a marca do Governo e otimizando os assuntos a serem divulgados, e claro, mantendo o controle das publicações.

A página do facebook “Balneário Camboriú Seu Melhor Lugar” está com vocês? Sabe me dizer?

Tanto a Página “Balneário Camboriú Seu Melhor Lugar” como “Carnamboriú PMBC”, não estão sob o nosso domínio. A informação que temos é que foram criadas sim com vínculos da Prefeitura, utilizando inclusive marcas do Governo, usadas por ex funcionários, e que hoje continuam se apropriando delas de forma indevida. Esses casos já foram repassados a Procuradoria que irá tomar as providências jurídicas cabíveis.

E aproveitando, vocês pretendem mudar o site da prefeitura?

Quanto ao site da Prefeitura, faz parte do nosso Plano de Cidade alterar o site, que já está ultrapassado (é de 2003) e não atende mais as necessidades de servidores e usuários. A intenção é um site moderno e eficiente, que seja um facilitador para os serviços oferecidos ao cidadão.


Seu melhor lugar

A página Balneário Seu Melhor Lugar possui page e site, ambos da Sectur. Pode ter sido um esquecimento a entrega da senha. Ainda é possível recuperar, diferente do “Carnamboriú PMBC".

O site 'www.seumelhorlugar.com.br' está registrado para a agência licitada Tempo Brasil Comunicação e Design Ltda, mesma agência que desenvolveu a nova identidade de Balneário, aquela da polêmica quanto a originalidade, e que tem cuidado da mídia da prefeitura nos últimos anos. De quem é o site, afinal?

Escrito por Fabiane Diniz, 18/01/2017 às 09h10 | fabdiniz@gmail.com

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Carnamboriú sumiu!

Depois da matéria “Carnamboriú PMBC, quem é você?” algumas pessoas deferiram a Rafael Amâncio, ex diretor-geral da SECTUR, a responsabilidade pelo Carnamboriú PMBC no Facebook. Foi ele o grande incentivador do evento. E como prometido as identidades das fontes não serão reveladas, ficarão sob proteção da atividade de imprensa.

Ontem no começo da noite encaminhei algumas questões ao Rafael, mas infelizmente não obtive resposta, fica aberto o espaço caso ele queira se pronunciar.

As perguntas foram:

1 - O Carnamboriú PMBC, page do Facebook, está sob o seu domínio?

2 - Por que ela não está com a atual administração?

3 - Acredita que ela seja de sua propriedade intelectual?

4 - Existem outras páginas que não foram passadas ao novo pessoal?

A marca Carnamboriú foi criada e trabalhada pela SECTUR durante os últimos anos, ela foi usada para divulgar as festas de fevereiro que acontecem na cidade. Essa identidade foi exaustivamente explorada em materiais de campanha e pertence à cidade. Particulamente acho horrível e jogaria fora, mas é direito da cidade manter a marca.

Notícia do site da SECTUR de Outubro de 2011

Coincidentemente os domínios @carnamboriu do Twitter, fb/carnamboriu do Facebook e o site www.carnamboriu.com.br não existem mais, hoje o que encontramos no lugar através de buscas no Google são estes dois: Twitter @carnavalbc e fb/carnavalbc, que ainda carrega o nome de "Carnamboriú PMBC". Por que sumiram, Rafael, o que aconteceu?

Quando falamos sobre funcionalismo público, secretários e diretores, esperamos que eles sejam corretos, que deem exemplos às equipes miscelâneas, como são as equipes de repartições municipais, para que ao menos cogitem o caminho ético e moral.

Deixem o lobby pessoal para os empresários da cidade, vocês são o apoio da comunidade. Muito menos tentem vender marcas que não lhes pertencem como forma de projeto para o Novas Ideias. Não é uma boa, mesmo! Abandonem essas práticas.

Se fosse dar uma conselho para a nova administração seria, esqueçam essa marca.

O espaço está aberto para que o Rafael esclareça o ocorrido.

Escrito por Fabiane Diniz, 12/01/2017 às 16h52 | fabdiniz@gmail.com

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Carnamboriú PMBC, quem é você?

A antiga administração chefiada por Edson Dias deixou a prefeitura no dia 31 de dezembro do ano passado. E esse também foi o último dia de muitos funcionários públicos, aconteceu uma série de demissões na maior empresa de Balneário Camboriú. É verdade, a prefeitura é o maior contratante da cidade. Mas assim como aconteceram as demissões, estão acontecendo as contratações, inúmeras. O prefeito está formando sua equipe.

Provalvemente em uma empresa privada isso seria impossível, antes de abrir falência. Mas não sou a favor de comparar público e privado porque o Estado é muito maior.

E não é porque é comum que temos que aceitar sem o mínimo de questionamento moral da situação. Porém o assunto aqui é outro.

Essas demissões sim aconteceram na cidade e também em todas as secretarias do município.

Mas chegou a mim ontem um fato que mexe com os valores desses funcionários e suas atividades enquanto agentes públicos. Devemos nos precaver quanto a suas atividades? Sim, com certeza.

Veja, onde estavam e ainda estarão muitos cargos de confiança, estão pessoas sem nenhum vínculo empregatício com a prefeitura, além do contratual, digo, não são pessoas que fizeram concurso para ocupar a vaga. Elas ficam a margem do serviço público, servindo um agente público e não a cidade como se espera. São poucas as exceções. A partir daqui podemos abrir um leque de questões de ordem moral.

Entre a onda de demissões que mandou grande parte dos queridinhos da antiga administração pra casa está a Secretária de Turismo. E assim como Obras, o Turismo tem um bom número de pessoal, trabalha em sintonia com a Secretaria de Comunicação, e é responsável por grandes equipamentos da cidade. Entre eles e o mais importante de sua pasta, a divulgação de Balneário.

Na tarde dessa terça-feira recebi um link onde uma página chamada “Carnamboriú PMBC”, faz críticas ao prefeito eleito Fabricio Oliveira, a questão era o fim do Sertanejo e grandes shows pagos pelo município no Carnaval.

Um dos textos tem até tom de oficioso, com a expressão “COMUNICADO” abrindo sua nota que em suma defende a permanência dos shows. Parece tudo bem, é só alguém com opinião, inclusive concordando que a prefeitura não pague pelos shows e que se busque outros meios; ótimo.

Em outra nota a página o Carnamboriú PMBC diz “... acabaram os shows nacionais gratuitos do Carnaval de Balneário Camboriú que a partir deste ano contará apenas com o carnaval de blocos e escolas no centro da cidade!”. Pareceu bastante melancólico, e posso dizer, quase tive empatia por esse cidadão.

Mas peraí, pra ter empatia preciso saber quem é, quem é? Essa página não deveria ser de propriedade da prefeitura? Quem está escrevendo, quem está por trás dela? Não sei! Quem souber me conta.

Mas a maior questão é, ela deveria ser de propriedade da prefeitura, da Secretária de Turismo ou de Comunição tenho minhas dúvidas, no final diria que sim, e vou lhes dizer porquê.

Essa página fez parte do programa de divulgação de Balneário Camboriú, criada por pessoas que estavam trabalhando para a Secretária, ela foi divulgada como oficial em algumas situações, então agora ela tem um dono? Como isso funciona?

Chamei dois profissionais da área de publicidade para discutirmos sobre isso:

Joel Minusculli é palestrante e gerente de mídias digitais da agência Oficina das Palavras (OficinadasPalavras).

Joel, qual o valor de mercado de uma página como o Carnamboriú PMBC?

Para medir o valor da página teria que ver qual o público dela, por exemplo, se é uma página com 7000 pessoas de Balneário Camboriú mesmo, tem bastante valor para alguém daqui, é como vender uma mailing. É possível tirar uma média geral das campanhas de ads por exemplo. Hoje nos grupos de social media, um curtidor bem qualificado precisa em média R$1,00 bem investido. Esse valor é uma projeção da média que custa curtidas patrocinadas.

Existem fatores que não sabemos para avaliar, e na média o Carnamboriú PMBC pode valer até R$ 7.000,00?

Se a página tiver 7000 pessoas bem qualificadas (público alvo bem filtrado); O que existe é um mercado negro de gente que vende páginas infladas para pessoas sem conhecimento, que acham que só comprando curtidor vai ajudar.

E sobre a propriedade da página?

Pelos termos do Facebook, o perfil que criou a página é o dono.

Então o que as prefeituras deveriam fazer seria, criar suas próprias páginas e não divulgar como suas as de terceiros?

O certo moralmente seria isso. Podem alegar que não existe lei que controle isso.

E não existe?

Até onde sei, não existe lei municipal que diga que todos os canais online de uma prefeitura devem ser criado única e exclusivamente para conteúdo oficial, mas não conheço todas as leis de BC.

É uma questão pertinente, porque você coloca funcionários públicos em horário de trabalho pra divulgar e criar conteúdo, com equipamentos da prefeitura para uma página que não é da prefeitura, e depois o dono leva embora. Era isso?

Aí é uma boa, tem que ver se na lei de patrimônio público tem algum adento que diz que tudo produzido pela prefeitura deve ficar na prefeitura, por exemplo, o banco de fotos de um fotógrafo da prefeitura, é do fotógrafo ou da prefeitura? Lembro que quando trabalhei em Itapema o fotógrafo apagou tudo, alegando que era dele a propriedade, a gente entrou sem nada.

Aqui aconteceu também, quando a Secretária de Comunicação da primeira gestão do Piriquito entrou eles apagaram todo o banco de dados, todas as informações. Foi como se dessem um reboot na cidade. E essas são questões que devemos fazer, pra que no futuro não hajam desse modo, que o investimento feito pela cidade em uma página da cidade, fique para a cidade.

Concordo plenamente. Infelizmente nessa questão virtual ainda é complicado. É como se algum secretário de obra tivesse usado maquinário público para terraplanar um terreno para um evento e depois ficado com o terreno.

Por ser virtual as pessoas costumam dar pouco valor, mas é trabalho, muito trabalho. Quer acrescentar alguma coisa?

Que seria importante uma lei com esses detalhes. Propriedade digital, senhas, conteúdos e demais coisas produzidas na prefeitura, são e ficam na prefeitura.

 

Também Kauê Krischnegg Pereira (Kaukgg.com.br), consultor de comunicação e MKT digital falou sobre o assunto:

Kauê, existe uma página de facebook que era da prefeitura, e que ao que tudo indica os antigos funcionários, demitidos pela nova administração tomaram posse. O nome é Carnamboriú PMBC, existe um modo de avaliar o valor de mercado dessa página?

Até existe como comparar com outras páginas, que o pessoal vende E algumas ferramentas que até podem estimar o valor Mas nada muito certo.

No mercado negro ela teria alguma valor?

Num mercado negro não valeria nada, a questão é mais o estrago que ela pode causar, como vi uma postagem ali falando do Piriquito. Ela pode fazer publicações para queimar o Fabrício agora, e também para gerar lucro no caso vendendo publicidade (como a BC mil grau faz).

E entendo que pelas normas do Facebook, o dono da página é quem cria, mesmo ela tendo sido amplamente divulgada pela secretaria de turismo como oficial não existe como dizer que ela deveria ser da cidade e não de uma pessoa física. É comum, sabe me dizer, essas coisas acontecerem?

Não, ela criou assumindo a responsabilidade de falar por aquele "orgão", então a página é do orgão é sequestro de página, é super comum, principalmente entre agências e clientes.

Nesse caso o valor empregado para se criar essa página, com profissionais, funcionários da prefeitura e agentes públicos criando conteúdo, além de divulgação, faz dela do município? E você conhece algum caso parecido?

Teve um caso recente de um cliente que ficou devendo e a agência colocou um comunicado, esses casos geralmente não ganham mídia mas como é prefeitura... e sim, o valor que pode ser considerado é o dos profissionais pagos para manter a página

 

Agora vou descobrir quem é dono da página, e porque ela não está com a prefeitura. A era digital traz problemas novos para serem resolvidos. Já demorou!

Escrito por Fabiane Diniz, 11/01/2017 às 16h45 | fabdiniz@gmail.com

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Balneário na década de 70 em vídeo

O Arquivo em Cartaz desenterrou essa beleza de vídeo de Balneário Camboriú na década de 70. Que maravilha, Cláudia! 

Nas imagens podemos identificar as construções antigas da cidade, a grande maioria não existe mais. Fica a lembrança.

Agência Nacional - Brasil Hoje n. 135
[BALNEÁRIO DE CAMBORIÚ, SC – Aspectos da praia, dos hotéis, e da vida noturna da cidade durante a temporada de verão]

 

Escrito por Fabiane Diniz, 11/01/2017 às 12h59 | fabdiniz@gmail.com

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Fabiane Diniz

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