Jornal Página 3
Coluna
Fabular é preciso!
Por Fabi Langaro Loos

Ocasionais doutores em arte

Criticar arte observando apenas imagens inseridas em redes sociais ou através dos olhos dos outros é um processo totalmente equivocado. Arte precisa ser vista cara a cara, ser sentida.

Primeiro é preciso observação, digerir a arte com os próprios olhos e através de um repertório singular, que ganha forma com o passar dos anos e a expressiva proximidade de cada ser com essa tão falada arte. Trata-se de um tête-à-tête nem sempre elegante, porém, precisamente fora do rebanho.

Em seguida, é preciso observar a arte dentro do contexto que está inserida, da totalidade e não de uma parte isolada da ação. E, por último, soma-se tudo ao repertório de vida e aos estímulos do observador. Se o repertório for pobre, igualmente pobre será a análise da obra de arte.

Arte não se refere exclusivamente ao bonitinho, à flor cheirosa, à bela mulher de um quadro. Arte também dá náuseas. Incomoda, tira a gente do óbvio e do senso comum. Arte não é pura e tão somente aquilo que diretamente estamos vendo, sempre haverá algo mais. E esse algo mais vem da gente. Alguns podem ver o belo, outros, o feio, o escárnio. Alguns enxergam maldade, outros, ternura.

Arte é a soma de todos os nossos sentidos. Todas as perguntas e respostas são frutos de nossas vivências. Porém, é difícil conversar quando a pessoa já vem com um pensamento pronto e irredutível. Antes de criticar, por favor, queridos leitores, visitem museus e galerias. Infelizmente, muitas pessoas que tanto criticam são frequentadores esporádicos, não por falta de oportunidade, mas por puro desinteresse e preguiça.

Arte é contra censura e rótulos. Arte é a favor da liberdade de expressão, inclusive se você não concorda com a arte exposta, desde que ela seja observada em sua totalidade e analisada com informação. Arte faz pensar. Pense nisso antes de jogar a primeira pedra.

Mona Lisa por Leonardo da Vinci (crédito da imagem: Divulgação)

Escrito por Fabi Langaro Loos, 30/09/2017 às 15h07 | fabiloos@terra.com.br

publicidade





publicidade



Fabi Langaro Loos

Assina a coluna Fabular é preciso!

... é artista plástica, pinta e borda, ama as cores e as palavras, é do heavy metal e da vida.
















Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br