Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Sugestão de roteiros no Vale Europeu

A sugestão é entrar no Vale por Pomerode, visitar o centro onde tem a fábrica de chocolates, confeitarias, construções em estilo enxaimel, o museu dos Imigrantes que está na saída da cidade em direção a Timbó, tem também a fábrica de velas, atrativos como a carroça que faz city tour e o Zoológico.

Em Timbó a parada é no complexo Taphyoca, de Pomerode a Timbó tem 25 km, na Taphyoca além do excelente restaurante, tem o centro de informações sobre o cicloturismo, a ponte e a roda d'água. De Timbó a Benedito Novo que é o próximo destino são mais 18 km.

Em Benedito Novo e Dr. Pedrinho, na subida de Alto Benedito tem a cachoeira Salto Donner, outra parada para fotos, está somente a 200 metros da rodovia, (Está quase na divisa dos dois municípios Benedito Novo e Dr. Pedrinho).

Você pode hospedar-se em Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros ou em Benedito Novo. (inbox informações de hospedagens).

A sugestão é conhecer a região do Alto Capivari onde está as cachoeira Paulista, a Gruta Nossa Senhora de Fátima que tem cachoeira e gruta, reserve no minimo uma hora para conhecer a cachoeira véu de noiva que está no outro lado da cidade.

Outra cachoeira é a dos Índios em Rio dos Cedros, pois de Dr. Pedrinho até Rio dos Cedros onde está o Paraíso das Ilhas são no máximo 38 km, tem chalana e cachoeiras, lagos, ilhas e uma gastronomia espetacular.

Em Rodeio está o Caminho dos Anjos e as vinícolas.

Entre Rodeio a Ascurra tem vinícolas e a ponte de cabos que cruza o Rio Itajaí Açu no bairro Guaricanas.

Logo depois da ponte tem a estação da Maria Fumaça, os passeios são no segundo domingo de cada mês. Em Ibirama tem a Ilha das Bromélias, o Moinho do seu Manfred, a cidade é bem pequena mas com bastante opções, como a maior tirolesa urbana do Brasil e o rafting, rapel e escaladas. A cultura alemã reina.

A sugestão é almoçar em Ibirama, que tem na Ilha das Bromélias um restaurante ou no centro da cidade.

De Ibirama até Witmarsum são 38Km e passa por Presidente Getúlio, a cidade das 70 cachoeiras, todas estão praticamente em propriedades particulares, tem guias na cidade.

De Presidente Getúlio a Witmarsum são mais 25 Km. 

No retorno a dica é vir até em Apiúna e entrar em Indaial pelo bairro Warnow, até chegar em Blumenau pela zona rural fugindo da BR 470. Em Witmarsum não deixe de ir na cachoeira Cambara.

E se você solicitar meu serviço durante todos os dias em que estará no Vale ou em outro roteiro que Santa Catarina tem como destino, eu e minha equipe fazemos todo o acompanhamento pelo Whatsapp, telefone ou Face para orientá-lo durante toda a sua estada.

Para conhecer esses atrativos reserve no mínimo quatro dias, ou divide em quatro roteiros e venha conhecer.

informações inbox ou pelo e-mail euqueroirnessa@gmail.com

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 22/02/2017 às 11h04 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Um roteiro rural, gastronômico e religioso.

Muitos dos leitores já foram ou leram sobre Nova Trento, sua cultura italiana, sua gastronomia e como também sobre suas vinícolas.

Essa sugestão de lazer é também um roteiro de peregrinação aos religiosos, uma expedição aos aventureiros e um ótimo caminho para se fazer a pé aos adeptos ao trekking.

O roteiro inicia-se em Camboriú, seguindo pela região rural da Limeira, onde temos contato com cachoeiras e muita mata atlântica, seguindo a Brusque e a Nova Trento a terra da Madre Paulina.

Esse roteiro, o meu amigo e historiador Isaque Borba registrou e apresentou ao secretario de turismo de Nova Trento como Caminho da Madre Paulina entre Camboriú e Nova Trento, foi feito aos moldes do Caminho de Santiago de Compostela administrado pela Confraria de São Tomé, lógico mais humilde e bem menos quilômetros.

 

Nesse passeio tem atrativos ecológicos, rurais e gastronômicos, além da religiosidade, pois o final do trajeto é no bairro Vígolo em Nova Trento, onde está o Santuário da Madre Paulina.

A gastronomia fica por conta das cantinas e restaurantes que servem as receitas italianas com o sabor brasileiro, e suas vinícolas, minha sugestão é o Restaurante e Sitio Nona Lurdes na divisa de São João Batista com Nova Trento.

 

Para quem quer esticar mais, tem as delicias dos café coloniais, confeitarias de Brusque e as compras, pois Brusque é um verdadeiro celeiro da moda.

Outra opção é seguir até Botuverá e conhecer uma das maiores cavernas do Sul do Brasil e suas cachoeiras.

Para quem está em Balneário Camboriú é muito próximo.

Venha conhecer.

 

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 16/02/2017 às 13h08 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Turismo Regional

Essa semana foi muito produtiva e divertida, apresentei os atrativos turísticos de Balneário Camboriú e região a uma gama de profissionais do turismo.

Na quinta-feira houve uma confraternização em um dos ICE Bar da cidade, sendo convidados os agentes de viagens e guias de turismo de Balneário Camboriú e região também com a presença dos artistas do parque Beto Carrero.
 
Foto Juliano (ICe Bar)
 
Conheci os diretores e a equipe da mais nova Agência de Viagens e Receptivos de Balneário Camboriú, a Centrotur BC, que oferece os serviços regionais tradicionais de vendas e agora iniciará com passeios exclusivos diretamente aos moradores de Balneário Camboriú e região.
 
Outra empresa que participou e fechou alianças nas vendas e divulgações com ICE Bar foi a Casa do Turista, campeã de vendas de ingressos do Parque Beto Carrero, responsável pelo receptivo dos Cruzeiros e que tem um dos passeios mais surpreendentes da região que é o Safari de Praias Overland em Bombinhas, você embarca aqui na Casa do Turista e é levado ao ponto de partida do Safari em Bombinhas.
 
 
Ambas conheceram o Food Park Barra Sul e o ICE Bar do meu companheiro de luta no turismo desda década de 80, Ademar Schneider.
 
Na sexta feira foi a vez de receber representantes de várias agências do Rio de Janeiro, que conheceram os atrativos regionais e o ICE Bar, eles levam na bagagem uma impressão nota 10 da cidade, dos atrativos e da gastronomia.
 
 
E ontem foi espetacular, recebi os representantes da cidade de Alfredo Wagner, visitamos algumas agências, alguns hotéis, pontos de vendas e divulgações que temos em Balneário Camboriú, eles trouxeram novidades turísticas como a opção de day use, onde o turista ou o morador de Balneário Camboriú vai e volta no mesmo dia.
 
É em Alfredo Wagner que está localizada a Fazenda Campinho, ela está com as porteiras abertas para atender com total infraestrutura de hospedagem, refeição, cavalgadas, trilhas ecológicas com grutas, cachoeiras, lagos, mirantes, museu e uma gastronomia com sabor rural espetacular.
 
A pousada tem pacotes promocionais com diárias com ou sem meia pensão, apresentaram também o sitio Pedras Rollantes com um cardápio único e orgânico, é em Pedras Rollantes que a magia da gastronomia reina com a paisagem alucinantes.
 
 
Outras opção como a Pousada Hinckel e o Parque Salto das Águas fazem parte das estruturas turísticas da cidade, eu conheço a cidade de Alfredo Wagner é surpreendente e vale reservar um final de semana e viver essas emoções aqui bem pertinho, logo ali.
 
Para fechar os serviços em forma comemorativa fui apresentar a Praia de Laranjeiras e o Restaurante Quarta Estação do meu amigo Fabio Peligrine, que para mim é o mais estruturado de Laranjeiras, com serviço de praia, estacionamento, fraldário, guarda volumes com código e muita tecnologia para o bem atender e claro os sabores dos frutos do mar servidos no Quarta Estação dispensam comentários.
 
 
Minha alegria foi ter a companhia do Fabio que é especialista em gastronomia e turismo para almoçar juntamente com os representantes de Alfredo Wagner, o Guilherme e a Sabrina Gourlart. Como estávamos em clima rural apresentei a eles o mais autêntico restaurante rural da Costa Esmeralda o Califas Comida Caseira em Camboriú.
 
Esses são motivos que trabalhar com turismo só geram alegrias e emoções, tanto para quem vem conhecer quanto para nós que diariamente estamos em contato com essas experiências.
 
 
Venha Santa Catarina está cheia de emoções e sabores.
Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 13/02/2017 às 11h59 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Balneário Camboriú - Maravilha do Atlântico Sul

Considerada a capital do turismo em Santa Catarina, Balneário Camboriú é uma cidade praia com ar cosmopolita e futurista. Onde o padrão de vida é visivelmente diferenciado das demais cidades do estado, desde as construções, carros e estilos. Tem uma das maiores rede hoteleiras do Sul do Brasil, com uma infraestrutura turística de competição internacional.

O turismo e a construção civil gerou um desenvolvimento forte, sólido e de muita qualidade. A cidade tem uma gama excelente de restaurantes, bares e boates.

O comércio é bem ativo. A Av. Brasil é um shopping a céu aberto, tem espaços exclusivos com complexos comerciais, galeiras e calçadões com lojas, bares para o lazer e entretenimentos.

Ponta da Galheta - Balneário Camboriú

Balneário conta com dois grandes shoppings, muitas galeiras comerciais e um dos mais modernos camelódromos do Sul.

Suas ruas e avenidas são bem sinalizadas e largas, a orla é bem servida de quiosques, restaurantes e serviços de praia.

Os dois extremos da cidade têm opções de praias agrestes, trilhas ecológicas, esportes náuticos e radicais como voo livre e mergulho.

A Av. Atlântica tem uma ciclovia compartilhada que proporciona uma fácil mobilidade com bicicletas e transportes alternativos de lazer.

O agito e o colorido dos adeptos do pedal, skate, patinetes e esportes de praia formam um aspecto muito agradável que motiva aos mais sedentários e pacatos cidadãos a praticar de alguma forma um esporte ou simplesmente uma caminhada a beira mar.

Resumindo, Balneário Camboriú é espetacular, a sua localização geográfica é uma posição pivô excelente para conhecer os destinos regionais que tem em Santa Catarina. Não limitando-se apenas nos atrativos da cidade.

Num raio de 140Km o visitante consegue dormir em Balneário Camboriú e conhecer desde canyons, cachoeiras, lagos, ilhas fluviais, cavernas, grutas, vales, montanhas, desfrutar e conhecer as vinícolas, cervejarias, museus,s parques ecológicos e temáticos.

Usufruir e sentir o que se tem de melhor num passeio ao Vale Europeu ou no Caminhos dos Príncipes como também na Grande Florianópolis que consegue-se conhecer e voltar num mesmo dia.

Hospedando-se no aconchego do litoral e sentindo os sabores da gastronomia e carisma dos descendentes europeus.

 

Thaphyoka - Timbó

Essas são as facilidades que se tem em vir conhecer Balneário Camboriú e ver o que se tem de melhor na região em qualquer época do ano.

Melhores meses para visitar são de Março a Novembro e para quem quer agito é na alta temporada de Dezembro a Março que tem o grande fluxo de visitantes.

Balneário Camboriú

Venha conhecer.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 06/02/2017 às 12h29 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Sitio, café e pousada Pedras Rollantes

Nessas visitas pelo estado encontro vários atrativos turísticos que impressionam, um deles que marcou e muito foi o sitio Pedras Rollantes, faz uns seis meses que fui lá e até agora ainda me pergunto o que é Pedras Rollantes?

É um sitio café pousada, mas quando faço essa pergunta, é no sentido de emoção e magia, pois o lugar forma um conjunto de energias e emoções que se transformam numa experiência marcante.

O carisma do casal Tarcisio e Lu, com o bom gosto tremendo no quesito decoração de ambientes, o modo de vida, gostos e sabores resultaram em legítimas alquimias gastronômicas, eles brincam com receitas usando elementos como água, fogo, vinhos e frutas formando cores e sabores únicos.

Para entender melhor Pedras Rollantes, tem que hospedar-se e passar no minimo dois dias lá, pois é um sitio que abriga uma editora, um café que é servido ao ar livre, uma pousada e um verdadeiro laboratório particular de botânica. Cultura, gastronomia, ecologia e calor humano você encontrará somente em Pedras Rollantes.

São centenas de árvores frutíferas, a água tem sua captação na propriedade, o casal procura usar o máximo dos recurso de suas produções.

Eles fazem pão de tomate, cenoura, abóboras, doces caramelados com sabores exclusivos. Sobremesas e cucas, que enchem os olhos e a boca de água, geleias feitas com amoras, pêras, pêssegos e com a rainha das tangerinas a Clemenures, o carro chefe da propriedade.

O Outro lado mágico de Pedras Rollantes é a noite, o rio das Águas Frias passa serpenteando os chalés provocando uma sinfonia que desliga qualquer pensamento de problemas do cotidiano.

O bom gosto na criação dos chalés e suas decorações trás um charme na leitura do lugar e provoca um romantismo que só vivendo momentos a dois ou também aproveitar a harmonia familiar com seus parentes e amigos.

Para eu indicar tem que ser muito bom, Pedras Rollantes é ótimo.

Venha conhecer.
Venha sentir essas emoções.
Venha sentir esses sabores.

Fica em Alfredo Wagner a Capital das Nascentes, na Grande Florianópolis.
Quer saber mais, pelo e-mail euqueroirnessa@gmail.com

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 30/01/2017 às 20h47 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Balneário Camboriú e seus recantos

A cidade do agito e das badalações, uma das mais urbanizadas do litoral catarinense, mas que também reserva um lado ecológico intocado ainda. Com trilhas ecológicas, nascentes na areia da praia e piscinas naturais.

Uma das trilhas pouco conhecidas é a do costão da praia de Taquaras na Interpraias, mais precisamente na Ponta da Galheta, tem aproximadamente 1.200 metros, a trilha é fácil, tem que se tomar cuidado nas pedras, pois no fim da trilha até chegar nas piscinas é só decida pelo costão.

A trilha leva a um dos lugares que as terras da Capital do Turismo mais avança adentro do Oceano, é onde estão localizada as maiores piscinas naturais da nossa região. Com tempo aberto visualiza-se a Ilha das Gallés, a Ilha de Porto Belo, o Morro do Caixa d'Aço e uma grande parte de Itapema.

O acesso principal é pela última rua da Praia de Taquaras, no final da servidão tem um portão que é onde inicia-se a trilha, pela propriedade particular do seu Santinho.

Chegando com respeito e seriedade você receberá licença e boas vindas para passar por sua propriedade, aproveite para adquirir o que tem de mais saboroso em Taquaras, os peixes, camarões e frutos do mar frescos providos de esforços diários da lida do meu amigo pescador, Santinho.

Voltando à trilha, a caminhada é por dentro da mata, no inicio é meio fechada, mas o visual vai se abrindo e mesclando com o infinito do mar, juntamente com as árvores e as montanhas verdes, formando um cenário pra lá de espetacular.

A água de cor esmeralda, o verde da mata com o som dos pássaros trás uma tranquilidade de espirito que para os amantes da natureza é o lugar certo, menos de 15 minutos do maior centro urbano do litoral temos esse paraíso.

Outra opção é o costão do Pontal Norte, onde o deck facilita o acesso à praia, mas as maravilhas estão no final da praia do Buraco, uma caminhada pela areia e mais uns metros no outro deck chega-se nas piscinas naturais do Pontal Norte, ou como meu amigo historiador Isaque Borba Correa denomina, "Costão do Cocoroco". É um dos únicos lugares que eu conheço no litoral que tem uma nascente de água cristalina e potável na areia da praia.

No local além do visual esplêndido tem algumas piscinas naturais com fundo de areia e de conchinhas.

Outras opções são, o costão da Aguada na Interpraias, a trilha de Laranjeiras e o costão da Praia do Pinho. Venha conhecer, mas com muita consciência ecológica.

Algumas vezes tenho receio de publicar dicas e sugestões de lugares que são realmente santuários ecológicos, pois a falta de educação ambiental está infiltrada na cultura de certos visitantes, é triste mas é realidade!

A dica fica aí, nada se tira além de fotos.
E nada se deixa além das pegadas.
Venha conhecer com consciência.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 18/01/2017 às 12h57 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade





publicidade



1 2 3 4 5 6 7 8 9

Marcos Vinicios Pagelkopf

Assina a coluna Viagens & Turismo

Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
















Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br