Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Como primeira matéria do ano o assunto não é divulgar e sim como bem atender

A temporada de verão atrai milhares de turistas a Balneário Camboriú e região, isso é fato.

Conversando com alguns amigos profissionais do turismo sobre o assunto das necessidades dos turistas, os números de dias que eles utilizam a cidade, em questão, Balneário Camboriú, desde a sua chegada, até o seu retorno, vimos que eles passam por certos desconfortos por não ter em mãos informações básicas que vão além do que é oferecido num fôlder nas agência de viagens, ou mesmo nas recepções dos hotéis ou das pousadas onde ele está hospedado.

A ideia é apresentar aos nossos visitantes no decorrer da temporada os equipamentos comerciais que oferecem serviços com exclusividades como os mercados que atendem 24hs, os meios de locomoções que a cidade oferece, a gastronomia Delivery, serviços de saúde e farmácias que atendem a domicílio, juntamente com as estéticas que é primordial ao bem estar do visitante. (Irei apresentar essas informações e dicas junto aos textos das postagens de sugestões turísticas que faço periodicamente.)

 

 

Exemplos de dicas de serviços como os motos táxis, moto boy, modalidade de transporte prático e econômico, os serviços de delivery, com atendimento personalizados em qualquer endereço e também na areia da praia, que dá um toque especial nos momentos de lazer, entregam desde alimentos a bebidas, como whiskys e champanhes,
 
A Estética é outra necessidade básica dos nossos visitantes, falando com os proprietários do Salão J/R o Julian e a Rose, sobre esse assunto, o atendimento ao turista, o Julian prontamente abriu as portas e convida os profissionais do turismo para visitar o espaço J/R Cabeleireiros e conhecer os agrados que nossos visitantes terão nesse inovador salão, que inclui vários tipos de massagens, estética facial, cabelo pé e mão, e o principal, o turista escolhe a hora e o dia da semana para ser atendido.
 
 
Outro ponto com carências são os atrativos regionais, conversando com alguns proprietários e diretores de agências de viagens e turismo de Balneário Camboriú vimos que o leque de produto oferecido nas agências é muito limitado, pois os serviços oferecidos são os mesmos dos últimos 10 anos, são poucas as novidades regionais apresentadas aos turistas, não por falta de atrativos mas sim de direcionamento dos serviços e produtos ao conhecimento desses visitantes. para haver a regionalização do turismo e consequentemente aguçá-los para um retorno.
 
Aos meus amigos e seguidores desejo um 2017 com muitos passeios em Santa Catarina.
 
 
O endereço do salão J/R, que tem um serviço personalizado e direcionado aos visitantes e aguarda a visita dos profissionais do turismo é: Rua 700, 235 - whatsapp (47) 99647-1673
Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 03/01/2017 às 15h25 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Final de ano é época de desejos, metas e agradecimentos.

Olá meus amigos.

O meus desejo é que em 2017 podemos nos conhecer pessoalmente em uma das visitas que organizo em Santa Catarina.

Quero agradecer o carinho de todos por seguir, acompanhar e pela credibilidade dada nas minhas sugestões, dicas de lazer e de entretenimentos. Pois recebo o feedback dos proprietários agradecendo-me pelas indicações e também pelos depoimentos positivos por parte dos turistas.

Quero aproveitar e desejar um Feliz Natal a todos e agradecer aos proprietários dos estabelecimentos que me atenderam abrindo as suas portas, me recebendo e recepcionando com um carisma enorme os meus convidados, e também aos leitores das minhas redes sociais satisfeitos pelas postagens.

Aproveitar para declarar o meu agradecimento a minha família por entender as idas e vindas e de coração pelo empenho da minha filha e da minha esposa, que são responsáveis também pela indução e pelas divulgações elaboradas nas postagens feitas durante todo este ano.

Acredito que poucos sabem que por trás de todas as visitas, o cronograma de embarque, reservas, roteiros e os detalhes dos textos, das dicas que apresento tem as mãos e a dedicação dos três.

Outro agradecimento que faço agora em meu nome e em nome dos leitores é para os colaboradores dos jornais que escrevo. Muitos deles não conheço pessoalmente, somente online, tanto os do Pagina 3 de Balneário Camboriú, do Folha Metropolitana de Joinville e do jornal Guaramirim que com seus esforços direcionam essas informações aos leitores do Norte e Planalto Catarinense.

Um Feliz Natal e feliz festas a todos!

Esse ano foi um ano de vitórias e muitas novas amizades. Nós visitamos o Vale Europeu, o Litoral Norte, Costa Verde & Mar, Caminhos do Alto Vale, Caminhos dos Príncipes, a Grande Florianópolis, Litoral Sul e pretendemos em 2017 apresentar o que faltou para fechar o leque dos circuitos turísticos catarinense.

Venha, vamos conhecer a Santa & Bela Catarina em 2017.

Indo juntos, por sua conta, com nosso direcionamento ou simplesmente lendo o que temos para oferecer em lazer e entretenimento, gastronomia e diversão.

Programe-se e venha em busca dessas emoções.
E se você tem um roteiro que queira apresentar ou queira conhecer em 2017 entre em contato.
e-mal euqueroirnessa@gmail.com

 

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 22/12/2016 às 13h33 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Conhecendo o Vale Europeu

 Um roteiro super interessante e agradável para se fazer é dar a volta no Vale Europeu e conhecer os extremos do circuito Caminhos do Alto Vale.

Esse passeio é o roteiro que estou formando conforme o pedido de um turista que me contratou para fazer o acompanhamento nas reservas e na elaboração do cronograma durante sua estada em Santa Catarina.

O acompanhamento é a partir de Curitiba saindo às 8h da manhã, onde direcionei ao Vale Europeu com previsão de chegada às 12h.

A primeira parada é em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. Alí se pode almoçar e sentir o autêntico sabor alemão e tomar um chopp, se não for dirigir.

 A segunda parada do dia é em Timbó. Para chegar, o caminho é nos fundos de Pomerode e na saída da cidade não se pode deixar de conhecer o museu do Imigrante e a fábrica de velas.

Chegando em Timbó eu indico sempre almoçar na Taphyoca, sabor, qualidade e ótimo atendimento, que são marcas registradas em Santa Catarina.Esse cliente é um ciclo turista e na Taphyoca é justamente onde inicia-se a aventura.

Direcionei ele em sentido Benedito Novo para dormir na Toca dos Índios e conhecer aquele paraíso e também as belezas naturais de Dr. Pedrinho.

No segundo dia após o café, percorrer as trilhas e conhecer as grutas dos Índios, de repente cavalgar ou pedalar nas estradinhas de Alto São João, a dica é almoçar na Toca e deliciar-se das receitas da Giselle.

Na parte da tarde ir conhecer a cachoeira Salto Donner, a Cachoeira e Gruta Nossa Senhora de Fátima e o Cachoeira Salto Paulista. Retornar para Toca dos Índios, jantar e dormir ao som da natureza e acordar com o delicioso café da manhã que surpreenderá aos turistas e também a você que um dia irá conhecer.

Seguindo o roteiro, a sugestão é irem até o Recanto da Oma e conhecer o melhor do melhor que tem em Dr, Pedrinho. Sabor, emoções, experiências e muitas risadas com o bom humor do meu grande amigo Ronald. Natureza com muita gastronomia, um restaurante ao ar livre, esse é imperdível mesmo.

No fim do dia mais um pedal para gastar as calorias adquiridas pois são muitas e voltar a se hospedar na Toca.No terceiro dia o roteiro é ir a Rodeio conhecer o Caminhos dos Anjos, as vinícolas, almoçar na Maricota ou no centro de Ascurra, cruzar o rio Itajaí pela ponte de cabos e seguir até Ibirama, tomar um café em qualquer panificadora do centro, pois Ibirama é praticamente colonial, a Ilha da Bromélias também oferece essas iguarias. Outro lugar que é parada obrigatória é conhecer a Sarita e também o moinho do seu Manfred.

A dica é conhecer a cachoeira Sabiá e as de Presidente Getúlio, onde há dezenas delas. Em Getúlio tem a minha amiga Ana Lúcia Bittencourt que também recepciona e tem informações sobre os atrativos da cidade.

Sobrando um dia ou tendo a possibilidade de estender suas férias aconselhei-os a conhecer Blumenau, Balneário Camboriú e passar umas horas de alegria no litoral, pois o que realmente acalma em Santa Catarina não é água com açúcar e sim um maravilhoso banho de água salgada.Eles estão com as malas prontas, só falta você se preparar e vir conhecer.

Lembrete: a maioria dos estabelecimentos não aceitam cartões de crédito e os mercados e postos de combustíveis fecham aos domingos.

Venha conhecer.

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 23/11/2016 às 18h39 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Litoral Norte de Santa Catarina.

Outro dia fui convidado pelo prefeito e pelo secretário de turismo do município praiano muito pouco conhecido, Balneário Barra do Sul, para mostrar e divulgar os atrativos da cidade praia e capital das embarcações artesanais, aos profissionais do turismo, com intensão de ampliar o leque de atrativos turísticos que oferecemos aos turistas que visitam Santa Catarina.

O que vou relatar é um roteiro que inicia em São Francisco do Sul, passando pelo canal do linguado e terminando em Balneário Barra do Sul, não confunda com Balneário Camboriú que tem a Barra Sul.

Na cidade ilha, uma das mais antigas do Brasil, você tem dezenas de praias e opções náuticas, gastronômicas e culturais para conhecer e se divertir.

Uma das praias de fácil acesso e com atrativo cultural fascinante é a praia do Forte.

Ela esta localizada numa das pontas da ilha. Essa posição estratégica favorece a visualização parcial do lado sul, foi isto que levou a força nacional a montar uma base militar com casa da guarda, fortaleza e um forte com canhões e trincheiras.

Praticamente o centro da ilha é um museu ao ar livre, e falando em museu, São Chico como é carinhosamente chamada, tem o museu do Mar. Vale a pena conhecer.

Outra atração da ilha além das praias é navegar na baia da Babitonga, percorrendo as mais de 13 ilhas. E seguindo o roteiro tem o canal do Linguado onde se servem as melhores ostras da região, ou melhor onde se produz uma das melhores ostras de Santa Catarina.

Em Barra do Sul, as opções são inúmeras, passeio de barco para lazer ou pesca, percorrendo as cinco ilhas e os mais de 12 km de belas praias, desde agrestes a mais agitadas, como o centro e os point da moçada do surf.

A cidade de aproximadamente oito mil habitantes tem um diferencial que é sentir a cultura local muito viva e o calor humano no contato com os nativos, tanto no mercado de peixe, como também em várias pracinhas e ao redor das embarcações que entram e saem do canal momentaneamente.

Referente a boa comida não preciso nem dizer que os frutos do mar são o carro chefe da gastronomia caiçara.

Se você está buscando praias tranquilas com pouco movimento, o litoral norte catarinense é o lugar certo para você escolher. Mas preste atenção Balneário Barra do Sul nos meses de verão ultrapassa os 50 mil visitantes.

Outra curiosidade do lugar é a fábrica Buschle & Lepper S.A., responsável pela extração e produção de magnésio retirado do mar. Tive o privilégio de conhecer todo o processo juntamente com um grupo de amigos guias de turismo de Balneário Camboriú e região.

Na extração o retorno da água do mar é devolvida na areia da praia por canos, formando assim uma ducha de água salgada em plena praia agreste, uma atração peculiar e intrigante.

Então, no norte temos cultura e praias agrestes, escolha a sua.
Venha conhecer.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 11/11/2016 às 19h24 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Alfredo Wagner investindo no Turismo Esportivo

 Olá meus amigos e seguidores.

Sempre comento sobre o carisma que o povo catarinense tem ao receber os visitantes. Quando conheci a cidade de Alfredo Wagner senti um diferencial, além de ter convivência numa Fazenda e num sítio, ambos acolhem e apresentam seus atrativos num modo único e inigualável, somente conhecendo para saber.

Como sugestão para o fim de semana venho apresentar a pedido do Conselho Municipal de Turismo de Alfredo Wagner o evento 1° Desafio Mountain Bike de Primavera para todos os meus amigos e seguidores.

As informações, textos e dados são de responsabilidade da organização.

Se você é um aficionado por pedalar não pode perder essa.

23 OUTUBRO - 1° Desafio Mountain Bike de Primavera.

                                                           

Serra dos Soldados - Soldados do Sebold

1° Desafio Mountain Bike de Primavera - Serra dos Soldados é um evento de ciclismo na modalidade cicloturismo, organizado pelo Conselho Municipal de Turismo de Alfredo Wagner.

A participação exige bom preparo físico, bicicleta e equipamentos pessoais de segurança compatíveis com um percurso normalmente realizado por ciclistas habituados a trajetos de dificuldade elevada.

PERCURSO

- Distância: 60Km
- Altimetria: 1.677m
- O trajeto será realizado em estradas de terras com trechos de fortes aclives e declives, locais com pedras e alguns riachos a serem transpostos.
- A saída será na Praça da Bandeira, centro de Alfredo Wagner com destino a Serra dos Soldados usando o acesso pelas estradas da comunidade do Caeté. O retorno se dará pelas estradas da comunidade de Santa Bárbara.
Informações adicionais
- Valor por pessoa: R$60,00 - R$:5,00 de cada inscrição serão doados ao Hospital de Alfredo Wagner
 

Imagem do Conselho Municipal de Turismo de Alfredo Wagner 

- INSCRIÇÕES até o dia 21 de outubro.
- 60 vagas.
O que está incluso?
- Lanche de trilha;
- Entrada no terreno particular onde se encontram os Soldados Sebold;
- Camiseta do evento;
- Condutores;
- Monitores;
- Pontos de apoio;
- Carro de apoio.

Itinerário:

8h - Saída do centro de Alfredo Wagner em direção a comunidade de Caetpe - Santo Anjo.
Ponto de apoio na base da Serra que leva aos Soldados.
13h – Previsão de chegada nos Soldados e confraternização com lanche de trilha;
14h – Retorno pela Santa Barbara;
18h – Previsão de chegada até na Praça da Bandeira.

Equipamentos de segurança obrigatórios: Capacete, luva e calçado adequado.

*O valor pago de inscrição não será devolvido. Caso tenha chuva na data escolhida, o evento será transferido para uma nova data a ser informada até quatro dias após a data oficial.

Requisitos para inscrição no Evento:

– Ser maior de 18 anos. Estar apto tecnicamente e clinicamente. Estar de acordo com o Regulamento Básico.


                                                            

Imagem Sitio Pedras Rollantes

Opções para hospedagem:
Pousada do Campinho;
Contato: (48) 8834-0443

Pousada Hinckel
Contato: (48) 88150973

Pousada Pedras Rollantes
Contato: (48) 3276-1467

Hotel Battistela
Contato: 48 99891217
Pousada Pedra Branca
Contato: (48) 84385674

Hospedaria das Montanhas
Contato: (48) 8412-4383

Hotel Kretzer
Contato: (48) 32761292

Hotel Saulo
Contato: (48) 3276-1137

E para quem não é tão fã ou adepto ao pedal, programe-se para conhecer os encantos de Alfredo Wagner, hospedando-se na Fazenda Campinho e deliciando-se com um café em um sitio inigualável o Sitio Pedras Rollantes.

Venha conhecer!

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 19/10/2016 às 16h47 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Venha Conhecer Santa Catarina

A região turística do Vale Europeu desmembrou 22 dos municípios, formando o circuito turístico "Caminhos do Alto Vale".

Outro dia fui convidado pela Fabiana Dickmann, assessora do Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e coordenadora do turismo desse circuito, para conhecer os novos roteiros, conheci o primeiro, o Hammônia Gruppe na cidade de Ibirama.

E convido vocês a irmos juntos conhecer o circuito turístico Caminhos do Alto Vale.

Para quem está no litoral, a dica é iniciar pelo Vale Europeu entrando na cidade de Pomerode, fugindo do trânsito da BR 470. Nesse roteiro você vivenciará cultura, arquitetura e gastronomia tipicamente alemã, italiana e polonesa, e claro os mais belos visuais para aquelas fotos inesquecíveis.

Vamos lá.

Chegando em Pomerode conheça o portal e reserve um tempinho para dar um circulada pelo menos no centro da cidade, pode ser de carroça que é um dos atrativos da cidade mais alemã do Brasil, um meio de transporte inusitado que marca as raízes da colonização, vale a experiência.

Próxima parada em Timbó, claro na Taphyoca, para fotos e aquele chopp para quem não está dirigindo, e se bater aquela fome o restaurante da Taphyoca irá te surpreender. Depois do descanso em Timbó pé na estrada, siga sentido a Rodeio, a cidade do Caminhos dos Anjos, das vinícolas e da gastronomia italiana.

Bem ao lado está Ascurra, que também predomina a origem Italiana, parada obrigatória nas vinícolas, a Mondini é no nosso roteiro, localizada na região de Guaricanas, que faz parte do circuito do cicloturismo. Siga as placas, o caminho é a serra da Guaricanas que dá acesso a Ibirama onde é o nosso destino.

No fim da serra já estaremos em Ibirama na região do alto Sillim, ou Rio Sillim, onde tem o restaurante Da Horta para Mesa, a Atafona totalmente movida a água com mais de cem anos de atividades do seu Manfred, e com certeza ir na Ilha da Bromélias que é administrada pela Sarita.

Se seguir a rota, será a hora do café em Ibirama, não deixe de viver essa experiência na ilhas das Bromélias, além da ecologia as dicas da Sarita e do seu Manfred levarão você nos encantos do Caminhos do Alto Vale.

Se você optar por dormir na região tem a opção de conhecer uma pousada sitio, pousada Passold que tem as acomodações e o tratamento que você merece pois o dia foi longo.

No outro dia após conhecer o sitio e saborear das delicias caseiras, os Passold cultivam abelhas e mel, carro chefe do sitio. 

Não deixe de experimentar a cachaça de mel, e claro para quem gosta é só comprar direto da fonte, direto do barril de carvalho envelhecido a décadas.

E aos amantes de adrenalina, ecologia, trilhas e cachoeiras, estamos no lugar certo, mais de 70 cachoeiras, rafting, tirolesa, rappel, formações rochosas, vales e montanhas cobrem toda a região.

Fica a dica: para não se frustrar e deixar de conhecer aquela cachoeira ou aquele determinado local, contrate ou busque informações com um guia.

Venha conhecer.
Venha sentir essas emoções.
Venha viver essas experiências.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 13/10/2016 às 14h14 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade





publicidade



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Marcos Vinicios Pagelkopf

Assina a coluna Viagens & Turismo

Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
















Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br