Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Os guias de turismo apresentando Blumenau

Outro dia fui convidado pelos guias de turismo a fazer um reconhecimento e escrever sobre os atrativos culturais e gastronômicos de Blumenau. Fomos nos museus, nas cervejarias e na escola dos Mestres Cervejeiros, a única da América Latina.

Essa visita foi programada pelos profissionais do turismo de Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis. Conhecemos o lado cultural de Blumenau, pois normalmente apresenta-se ao turista que visita o litoral um roteiro tendo Blumenau como destino de compras e Oktoberfest, mas tem muito mais na cidade Jardim, a Capital Nacional das Cervejas.

Nos foi apresentado um café colonial com mesa farta e produtos diversificados, como cucas, pães, salsichas, empadões, os doces misturam-se aos salgados, isso é um diferencial da cultura gastronômica adquirida pelos descendentes dos imigrantes.

Um café que mais parece um jantar. Seguindo o roteiro conhecemos o museu dos Usos e Costumes situado na casa do primeiro comerciante de Blumenau onde foi também o primeiro banco da cidade. Bem ao lado está o museu da Cerveja e o centro histórico que proporcionam uma volta ao passado, com a beleza e a geografia do rio Itajai Açú serpenteando o centro da cidade que junto com a arquitetura formam no local num cenário das belezas de Blumenau.

Cultura não falta na cidade, conhecemos o museu Da Água que além dos utensílios o local tem uma das mais belas vistas panorâmica do centro. Visitamos a primeira e única escola de Mestre Cervejeiro da América Latina com curso superior. Para conhecer temos que aprender, e foi justamente isso que aconteceu e comprovamos porque Blumenau é a Capital da Cerveja.

Vimos a dedicação para se chegar a perfeição da exata levedura, saber conduzir o processo de fermentação e o grau, são detalhes mínimos que fazem o sabor numa cerveja.

Da escola fomos para as fábricas, conhecer as cervejarias e o processo de como se produz uma cerveja.

A primeira foi a cervejaria Blumenau que detêm o rótulo da cerveja Frida, premiada mundialmente três vezes, deixando um rastro de sucesso entre as melhores do mundo, eu provei, mas quem sou eu para dizer alguma coisa desse sabor único, somente você provando para saber e sentir a leveza e a sensação que ela proporciona.

A cervejaria Blumenau proporciona visita programada com degustação de chopp e cervejas, e tem um restaurante com comida típica deliciosa. Os sabores de Blumenau são realmente exclusivos. Na parte da tarde conhecemos o outro lado de Blumenau o lado realmente cultural, onde os costumes estão vivos e o uso é diário, o museu é em céu aberto, a história está viva nesse pedaço de Blumenau. 

Distante apenas 27 km do centro da cidade está a Vila Itoupava, reduto dos descendentes dos primeiros imigrantes que aportaram em Blumenau.

Fomos recepcionados na rua pelo grupo de dança do club de Caça e Tiro, a cerimônia e o desfile foram exclusivas e também o convite para participar da competição de tiro ao alvo. 

Foi fantástico e marcante, como já comentei é exclusivo no Brasil, um pouco dos costumes europeus para você conhecer, isso não é somente para os guias e profissionais, esses atrativos estão ali bem perto, em Blumenau. Fomos em dois clubes e depois muitos tiros e muitas risadas, nos foi proporcionado um legitimo café rural estilo caseiro, sabores que lembrou da casa da Oma, pão caseiro com chimia de ovo, sardinha, queijinho com melado e cucas recheadas com frutas.

A minha maior alegria em visitar a Vila Itoupava é poder hoje apresentar como atrativo turístico esse destino. Esse lugar faz parte da minha origem, foi justamente a Vila que meus avós escolheram quando partiram da Alemanha para dar continuidade na luta pela vida, as emoções transbordam a quem conhece o sofrimento e a batalha para conseguir sobreviver na época da chegada desses guerreiros que foram os precursores do que é hoje Blumenau.

Fechamos com chave de ouro em duas cervejarias, uma estilo Inglês, com detalhes impressionantes, nela funciona um Pub temático, um show a parte, e a outra funciona um pesque pague um centro de pequenos eventos com restaurantes, vale conhecer, mas essas experiências ficarão para outra matéria que inclui a noite de Blumenau e onde dormir na cidade das festas, das flores e da cerveja.

A dica dos profissionais do turismo é que você venha conhecer Blumenau com outro olhar, uma visão cultural, sentir o sabor da gastronomia e conhecer suas verdadeiras origens. Conforme uma das organizadoras dessa ação Vivian Carla Brand a próxima visita dos Guias de turismo de Santa Catarina será em Balneário Camboriú,
Aguardem.

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 19/06/2017 às 14h46 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade





publicidade



Marcos Vinicios Pagelkopf

Assina a coluna Viagens & Turismo

Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
















Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br