Jornal Página 3
PÁGINA 3 / Cultura
Aromas na Arte: Arthousebc une cinema, música e realidade virtual em ‘imersão olfativa’

Quarta, 4/3/2020 18:40.
Divulgação
Sintodrama

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A Aromas de Catarina Experience estará neste sábado (7), a partir das 22h, na Cineramabc Arthouse para uma experiência artística inédita com perfumes raros e cheiros característicos de locais ou coisas específicas, prometendo transportar o público para uma imersão ainda mais profunda no cinema, realidade virtual e na música.

Excertos de quatro filmes de suspense serão exibidos de maneira que o público presente, guiado por uma legenda olfativa, poderá sentir os perfumes que os personagens usam em cena. O Sintodrama, duo musical formado por Filipe Maliska e Kauê Werner, buscará exprimir qual som está em consonância com três moléculas diferentes: Mircene, Limonene e Phellandrene, que poderão ser sentidos simultaneamente à execução da música.

A Galatea Interactive, de Hyram Favarin e Filipe Maliska, mostra sua nova experiência em realidade virtual que utilizará cheiros da osmoteca particular da Aromas de Catarina Experience, como a polêmica fragrância de funerária da empresa americana Demeter Fragrance Library, para ajudar na imersão.

Filipe, um dos organizadores do evento e cineasta, explica que sua ‘relação’ com o proprietário da Cineramabc, o também cineasta André Gevaerd, já dura cinco anos. “Um filme meu foi selecionado para o Festival do André e assim como ele gosto dessa forma diferente de arte, e ele une isso na Cineramabc Arthouse. Eu já era músico, fiz um documentário, trabalhei com o André com parte de design de um filme dele, fizemos um live cinema para um filme em 2019, e eu tenho uma empresa de desenvolvimento de realidade virtual. A gente está sempre trocando várias ideias, e a grande novidade desta vez é o aroma, o cheiro. A fragrância é uma forma de arte também”, explica.

Filipe é sócio de uma empresa de aromas, a Aromas de Catarina, e trazem para esse primeiro evento três mídias: realidade virtual, música e cinema.

André, proprietário da Cineramabc Arthouse, define que a experiência tende a ser ‘única’, já que unirá as três mídias, prometendo ‘expandir as capacidades sensoriais’ do público. “É um evento único, primeira vez que está acontecendo algo assim na cidade. Será muito bacana!”, afirma.

Perfume
Realidade Virtual

Saiba mais

No cinema

No cinema, na era pós-cinema mudo, houve várias tentativas de adaptar odores aos filmes, mas a dificuldade técnica fez muitas ideias nem saírem do papel, como no filme Fantasia(1940) de Walt Disney. Um exemplo de realização é o filme Polyester (1981) de John Waters, onde uma cartela, chamada de Odorama, era raspada e cheirada em determinadas cenas.

Neste evento, a Aromas de Catarina Experience preparou excertos de quatro filmes de suspense onde os personagens vestem perfumes que têm papel importante na trama. São perfumes raros como Detchema (1953), da Revlon, que aparece em O Bebê de Rosemary, Yves Saint Laurent Pour Homme (1971) no Psicopata americano, L’air du temps (1948), da Nina Ricci, e White Shoulders (1945), da Evyan, no Silêncio dos Inocentes e Poison Dior (1985) no A Mão que Balança o Berço, que são utilizados para adicionar o olfato na apreciação e em alguns momentos até incluir novas intenções dos personagens que não estavam explícitas na cena. As fragrâncias serão apreciadas pelos espectadores junto com os excertos, guiados por uma legenda olfativa.

Na música

Existe uma grande controvérsia ainda na ciência do olfato no que tange à maneira que perceber diferentes odores. Percebemos uma quantidade muito maior de cheiros do que temos de receptores olfativos. Recentes avanços em pesquisas, encabeçadas pelo biofísico Luca Turin, sugerem que a nossa percepção olfativa está relacionada com a vibração de moléculas odoríferas.

Baseado nisso, o Sintodrama, duo formado por Filipe Maliska e Kauê Werner, segue em suas experimentações com supercollider e bateria.

Dessa vez, apresentando um trabalho em desenvolvimento que relaciona frequências sonoras com as vibrações moleculares de partículas odoríferas, isso é, a busca de exprimir qual som está em consonância com determinado cheiro.

Na ocasião, serão tocadas três músicas baseadas em moléculas diferentes, Mircene, Limonene e Phellandrene. O espectador irá sentir notas olfativas que contenham essa molécula simultaneamente à execução da música.

Na realidade virtual

A Galatea Interactive, de Hyram Favarin e Filipe Maliska, mostra sua nova experiência interativa em desenvolvimento, envolvendo a mágica da realidade virtual para transformar o player em um mago musical. A experiência é inspirada no filme Fantasia(1940), utiliza curvas de Lissajous, dots, e nessa ocasião, cheiros da osmoteca particular da Aromas de Catarina Experience, como a polêmica fragrância de funerária da empresa americana Demeter Fragrance Library, para ajudar na imersão.

O evento acontece no sábado (7), a partir das 22h na Arthousebc (Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados, em Balneário Camboriú) e as entradas custam R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia). Os ingressos são vendidos antecipados na bilheteria e no site da Arthousebc e estão sujeitos a lotação. Mais informacões podem ser encontradas no site www.arthousebc.com


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Aromas na Arte: Arthousebc une cinema, música e realidade virtual em ‘imersão olfativa’

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Quarta, 4/3/2020 18:40.

A Aromas de Catarina Experience estará neste sábado (7), a partir das 22h, na Cineramabc Arthouse para uma experiência artística inédita com perfumes raros e cheiros característicos de locais ou coisas específicas, prometendo transportar o público para uma imersão ainda mais profunda no cinema, realidade virtual e na música.

Excertos de quatro filmes de suspense serão exibidos de maneira que o público presente, guiado por uma legenda olfativa, poderá sentir os perfumes que os personagens usam em cena. O Sintodrama, duo musical formado por Filipe Maliska e Kauê Werner, buscará exprimir qual som está em consonância com três moléculas diferentes: Mircene, Limonene e Phellandrene, que poderão ser sentidos simultaneamente à execução da música.

A Galatea Interactive, de Hyram Favarin e Filipe Maliska, mostra sua nova experiência em realidade virtual que utilizará cheiros da osmoteca particular da Aromas de Catarina Experience, como a polêmica fragrância de funerária da empresa americana Demeter Fragrance Library, para ajudar na imersão.

Filipe, um dos organizadores do evento e cineasta, explica que sua ‘relação’ com o proprietário da Cineramabc, o também cineasta André Gevaerd, já dura cinco anos. “Um filme meu foi selecionado para o Festival do André e assim como ele gosto dessa forma diferente de arte, e ele une isso na Cineramabc Arthouse. Eu já era músico, fiz um documentário, trabalhei com o André com parte de design de um filme dele, fizemos um live cinema para um filme em 2019, e eu tenho uma empresa de desenvolvimento de realidade virtual. A gente está sempre trocando várias ideias, e a grande novidade desta vez é o aroma, o cheiro. A fragrância é uma forma de arte também”, explica.

Filipe é sócio de uma empresa de aromas, a Aromas de Catarina, e trazem para esse primeiro evento três mídias: realidade virtual, música e cinema.

André, proprietário da Cineramabc Arthouse, define que a experiência tende a ser ‘única’, já que unirá as três mídias, prometendo ‘expandir as capacidades sensoriais’ do público. “É um evento único, primeira vez que está acontecendo algo assim na cidade. Será muito bacana!”, afirma.

Perfume
Realidade Virtual

Saiba mais

No cinema

No cinema, na era pós-cinema mudo, houve várias tentativas de adaptar odores aos filmes, mas a dificuldade técnica fez muitas ideias nem saírem do papel, como no filme Fantasia(1940) de Walt Disney. Um exemplo de realização é o filme Polyester (1981) de John Waters, onde uma cartela, chamada de Odorama, era raspada e cheirada em determinadas cenas.

Neste evento, a Aromas de Catarina Experience preparou excertos de quatro filmes de suspense onde os personagens vestem perfumes que têm papel importante na trama. São perfumes raros como Detchema (1953), da Revlon, que aparece em O Bebê de Rosemary, Yves Saint Laurent Pour Homme (1971) no Psicopata americano, L’air du temps (1948), da Nina Ricci, e White Shoulders (1945), da Evyan, no Silêncio dos Inocentes e Poison Dior (1985) no A Mão que Balança o Berço, que são utilizados para adicionar o olfato na apreciação e em alguns momentos até incluir novas intenções dos personagens que não estavam explícitas na cena. As fragrâncias serão apreciadas pelos espectadores junto com os excertos, guiados por uma legenda olfativa.

Na música

Existe uma grande controvérsia ainda na ciência do olfato no que tange à maneira que perceber diferentes odores. Percebemos uma quantidade muito maior de cheiros do que temos de receptores olfativos. Recentes avanços em pesquisas, encabeçadas pelo biofísico Luca Turin, sugerem que a nossa percepção olfativa está relacionada com a vibração de moléculas odoríferas.

Baseado nisso, o Sintodrama, duo formado por Filipe Maliska e Kauê Werner, segue em suas experimentações com supercollider e bateria.

Dessa vez, apresentando um trabalho em desenvolvimento que relaciona frequências sonoras com as vibrações moleculares de partículas odoríferas, isso é, a busca de exprimir qual som está em consonância com determinado cheiro.

Na ocasião, serão tocadas três músicas baseadas em moléculas diferentes, Mircene, Limonene e Phellandrene. O espectador irá sentir notas olfativas que contenham essa molécula simultaneamente à execução da música.

Na realidade virtual

A Galatea Interactive, de Hyram Favarin e Filipe Maliska, mostra sua nova experiência interativa em desenvolvimento, envolvendo a mágica da realidade virtual para transformar o player em um mago musical. A experiência é inspirada no filme Fantasia(1940), utiliza curvas de Lissajous, dots, e nessa ocasião, cheiros da osmoteca particular da Aromas de Catarina Experience, como a polêmica fragrância de funerária da empresa americana Demeter Fragrance Library, para ajudar na imersão.

O evento acontece no sábado (7), a partir das 22h na Arthousebc (Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados, em Balneário Camboriú) e as entradas custam R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia). Os ingressos são vendidos antecipados na bilheteria e no site da Arthousebc e estão sujeitos a lotação. Mais informacões podem ser encontradas no site www.arthousebc.com


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