- Publicidade -
- Publicidade -
22 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Cancelado o retorno das escolas públicas e interrompidas as aulas nos colégios privados

Interrupção por causa da pandemia leva sistema educacional a sofrer pesadas perdas

A Secretaria de Estado da Educação (SED) decidiu que as cidades que estão na faixa laranja (risco grave para contaminação de Covid-19) não poderão retornar com as atividades presenciais, isso inclui Balneário Camboriú (tanto o ensino público e privado, do ensino fundamental e médio). As aulas da rede municipal e estadual estavam previstas para voltarem nesta quarta-feira (18), mas isso não irá acontecer. As aulas da rede particular de ensino também foram interrompidas, estando agora somente com reforço individual para os alunos que necessitarem.

Aulas não vão retornar

A presidente do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 de Balneário Camboriú, Nilzete Teixeira, que é assessora da Secretaria de Educação, conta que receberam uma notificação por parte da SED onde foram informados de que, na prática, pelo mapa de risco da última semana, só o extremo oeste pode abrir escolas para atendimento de grupos (turmas) com oferta de atividades complementares.

- Publicidade -

Regiões em cor laranja (o caso de Balneário), só poderiam realizar atendimento individual – o que vem acontecendo nos colégios particulares e, regiões em vermelho (gravíssimo) somente aulas online. A tendência é de que, com o aumento dos casos em Balneário Camboriú, a região não volte neste momento para a faixa amarela (risco alto para a transmissão do vírus), que permite as atividades presenciais.

“Por conta da matriz laranja, não retornaremos. Há a possibilidade do reforço individual, mas para a rede pública fica inviável”, diz.

Planos de Contingência

Segundo Nilzete, todas as escolas particulares e estaduais de Balneário aprovaram seus Planos de Contingência Municipal para a Educação (Plancons), estando aptas para retornarem quando houver permissão. Neste momento, o Comitê está analisando os Plancons da rede municipal – atualmente 22 núcleos de educação infantil possuem condição de retornar, e 14 colégios municipais também.

“Agora dependemos da matriz de risco para voltar ou não. Passei para as escolas particulares a recomendação de que eles ofereçam, por estarmos na faixa laranja, apenas o reforço individual. As aulas online (remotas) também continuam, assim como a entrega de material para as famílias que não possuem condição de acesso à internet, diretamente nas unidades de ensino”, acrescenta.

Escolas particulares realizaram carreata

Aline Luzia Tonezer Pereira, sócia-proprietária da Oficina da Infância Centro Educacional e diretora do Núcleo das Escolas Particulares da Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Balneário Camboriú (AMPE), confirmou que as escolas estão neste momento somente com reforço.

No sábado (14) houve uma carreata em Florianópolis a favor das aulas presenciais e da abertura de todas as escolas particulares em Santa Catarina, com a participação de representantes de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Joinville e São José, além de colégios da capital.

“Balneário, Camboriú e Itapema apoiaram esse evento. Inicialmente não teremos nenhuma carreata por aqui, aconteceu em Florianópolis com a intenção de realmente termos visibilidade junto ao Governo do Estado”, explicou Aline.

“Medo que seja esse abre e fecha”

A moradora de Balneário, Denise Costa, tem uma filha de 16 anos que estuda no 2º ano do Ensino Médio, no COC, onde as aulas retornaram no final de outubro, mas foram novamente interrompidas. Ela confirmou e disse que as aulas voltaram a acontecer apenas de forma online.

“Nosso medo é que o ano de 2021 seja assim, esse abre e fecha”, disse.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -