Balneário Camboriú está preparando dois projetos com cursos de capacitação gratuitos – a Escola da Construção Civil e a Casa do Pintor, coordenados pela prefeitura, com apoio de outras entidades, que devem abrir inscrições ainda neste ano para as aulas iniciarem em 2024.
Segundo a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social da cidade, Christina Barichello, acontece nesta quarta-feira (18) uma reunião com o Senac para compra de vários cursos de capacitação que serão anunciados em breve, mas a novidade é a Escola da Construção Civil e a Casa do Pintor.
“A Escola da Construção Civil vai ser através da prefeitura e vai funcionar na Casa da Família, com formação desde pedreiro, gesseiro, auxiliar, vai ser lançada ainda neste ano para começar as aulas em 2024. Vamos ter também a Casa do Pintor, que é uma parceria com uma empresa de tintas, que vai doar tintas e dar as aulas – nós da prefeitura vamos ser responsáveis pela parte de humanas e eles vão entrar com a parte prática. Ao final do curso, os alunos da Casa do Pintor vão pintar o Centro Comunitário do Bairro das Nações”, diz.
Os interessados em participarem das aulas da Escola da Construção Civil ou da Casa do Pintor já podem procurar a Casa da Família, através do SIME (Sistema Municipal de Emprego), localizada na Rua 3.100, 876, no Centro de Balneário Camboriú.
Mais cursos
Christina disse que o SIME vem sendo hoje um instrumento para quem deseja se capacitar ou conseguir um novo emprego. Na Inclusão Social há hoje diversos cursos como Empreendedorismo, Manicure, Faxineira 5 Estrelas, na área da gastronomia (como bolachas artesanais) e também um inédito, de Cuidador do Ciclo de Vida.
“Os cursos estão acontecendo, mas sempre quando acaba uma turma, já inicia outra, então os interessados podem vir até o SIME se informarem e já ficarem na fila de espera para não perderem a vaga para o curso que desejam”, salienta.
A secretária aponta ainda que o mercado de trabalho está mais exigente e que, por exemplo, na área do turismo precisam de pessoas que falam espanhol e/ou inglês, e que na Casa da Família também há aulas de idioma gratuitas, em diversos horários, do período matutino até à noite.
“É preciso se capacitar e em Balneário damos oportunidade para fazer cursos gratuitamente. Recentemente encaminhamos 25 pessoas para um curso na área da construção civil, com o Senac e Sinduscon (Sindicato da Construção Civil) e a pessoa ainda ganhava bolsa de R$ 300. Já o nosso curso de Cuidador do Ciclo de Vida vem sendo muito bacana porque a pessoa será formada para trabalhar com crianças, adolescentes e até idosos, onde aprendem a dar banho, a falar adequadamente, como lidar com PCDs e também fazem estágio no hospital, com aula de farmacologia e também sobre saúde mental. É o primeiro curso do Brasil e está sendo a primeira turma”, afirma.
O foco da prefeitura, segundo Christina, é incentivar que moradores de Balneário Camboriú busquem uma capacitação e até mesmo uma nova profissão, motivados pelo empreendedorismo, para que vejam que podem sair da zona de conforto e gerar sua própria renda.