- Publicidade -
- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Duas décadas da Uniavan em Balneário Camboriú serão lembradas em sessão solene na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Balneário Camboriú realizará uma sessão solene em homenagem aos 20 anos do Centro Universitário Avantis – Uniavan, na próxima quinta-feira (1),  às 19h.

A Uniavan foi inaugurada em março de 2003 como Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú, e em 2018 passou a ser centro universitário. Atualmente, a instituição tem nove unidades em Santa Catarina, e oferta cursos de graduação e pós-graduação, além do ensino médio, através do Colégio Avantis.

A solenidade, proposta pela vereadora Juliana Pavan (PSDB), é aberta à comunidade e poderá ser acompanhada no plenário Vereador Walter Eilers, e também pelo Facebook, Youtube e site do Legislativo.

- Publicidade -

Nesta reportagem o reitor João Jorge Fernandes Jr., que assumiu o posto no ano passado, falou sobre os desafios diários, dificuldades, novos projetos e destacou que o foco principal da Uniavan é a qualidade. Acompanhe:

(Divulgação Uniavan)

JP3 – Qual sua avaliação sobre estas duas décadas? 

Reitor – Estamos alinhados à nossa idade: com 20 anos estamos mais maduros para enfrentar os desafios diários. Porém, temos muita energia para crescer e realizar nossos sonhos.

JP3 – Como definiria o momento atual que o Centro Universitário está vivendo? 

Reitor – Não só a Uniavan, mas todo o setor de educação superior brasileiro passou por vários desafios nesses últimos anos: pandemia da Covid, instabilidade dos meios de financiamento público, crescimento acelerado do ensino EAD etc. Além disso, conhecer e entender as necessidades dessa nova geração de estudantes, alguns nascidos após 2005, é algo que nos instiga a cada dia. 

(Divulgação Uniavan)

JP3 – Quais as maiores dificuldades que o ensino superior enfrenta hoje? 

Reitor – Há 20 anos, ter um diploma de graduação significava, no mais das vezes, conquistar um lugar ao sol. Hoje, a graduação (tecnólogos, bacharelados ou licenciaturas) nada mais é do que um pré-requisito para você estar apto a disputar, com tantos outros, um lugar neste disputado mercado. Trabalhamos hoje com o lifelong learing (educação continuada), que significa que nunca é cedo ou tarde para aprender, tampouco para voltar a estudar. Segunda e terceira graduações já são normalidade entre nossos alunos, inclusive cursadas concomitantemente. Além das pós-graduações, certamente. Não há como pensar em parar de aprender hoje em dia, e a Uniavan procura atender também este público.

- Publicidade -

JP3 – Quantos alunos e quantos professores atuam atualmente na Uniavan? 

Reitor – Em números redondos, somos quase 600 colaboradores e em torno de 12.000 alunos, incluindo colégio, graduação e pós-graduação.

(Divulgação Uniavan)

JP3 – Quais são os novos projetos em andamento? 

Reitor – Temos um planejamento estratégico bem desenhado para os próximos anos, que inclui: modernização no método de ensino, com adaptabilidade de currículo (em que o curso se adapta à evolução do aluno, e não o contrário); abrir novos polos EAD (hoje somamos 10, todos próprios); inaugurar novos campus (já temos em Rio do Sul, Blumenau e Florianópolis), abrir novos cursos presenciais, tanto na sede como nos polos, continuar crescendo no EAD, agora com duas modalidades: 100% on line e com encontros presenciais semanais, aumentar a nossa eficiência, com investimentos em tecnologia e inteligência acadêmica. Não podemos deixar de mencionar nossos projetos de extensão que, neste semestre, tem como parceira a ONG VIVA BICHO, em que todos os cursos planejam e executam intervenções benéficas para a sociedade.

JP3 – Espaço aberto…

Reitor – A Uniavan é focada em qualidade. Tudo o que fazemos procuramos fazer bem-feito, dando o nosso melhor. Estamos conectados com as novas tecnologias e entendemos de inteligência acadêmica. Este é o nosso DNA. É assim que queremos ser reconhecidos. Dessa forma, vamos mudar as pessoas, que tornarão esse mundo um lugar melhor.

(Divulgação Uniavan)
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -