Aos 58 anos qual seria o melhor presente para Balneário Camboriú?

Pessoas da comunidade respondem como gostariam de presentear a cidade (Foto: Lilian Martins)

- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -

Balneário Camboriú completa 58 anos no próximo dia 20 de julho. Desde que tornou-se independente, ‘a praia’ passou por muitas fases, desenvolveu rapidamente, cresceu verticalmente, criou raízes e histórias e, sobretudo, ganhou notoriedade no cenário turístico nacional e internacional.

Continua pequena em extensão territorial, mas ganhou ares de metrópole, tem hoje em média o metro quadrado mais caro do país; e um comércio ativo com horários diferenciados como poucas cidades no país; uma população fixa em torno de 150 mil moradores; muitos atrativos turísticos e preserva a natureza em suas praias agrestes – duas delas, Taquaras e Estaleiro, com certificação internacional.

- Publicidade -

Além disso possui, desde dezembro do ano passado, uma praia central triplicada que sempre foi e se renovou como a principal atração turística do município.

Com 58 anos de idade, o forte crescimento trouxe junto problemas estruturais e o trânsito é o maior deles. Carros demais para poucas vias e vagas e um transporte público que ainda não ‘encaixou’ nas necessidades dos moradores.

Apesar de estar perto de alcançar os 100% de cobertura em saneamento básico, a cidade enfrenta um dos maiores desafios do futuro, relacionado a questões ambientais: a saúde dos seus rios e ribeirões, especialmente o maior deles, o rio Camboriú que abastece Camboriú e Balneário Camboriú e está grave e duplamente ameaçado: pelo crescimento vertiginoso da população dos dois municípios e pela contaminação cloacal, porque o município-mãe não tem tratamento de esgotos.

“Um rio saudável, de águas limpas e cheio de peixes”

O Página 3 gostaria de presentear Balneário Camboriú com um rio saudável, como era há 58 anos (Foto Lilian Martins)

Este jornal que nasceu com o propósito de presentear Balneário Camboriú quando comemorava 27 anos de emancipação político-partidária, mas por questões técnicas chegou uma semana depois, no dia 26 de julho de 1991, gostaria hoje de presentear o município com um rio saudável, de águas limpas e cheio de peixes, como era 58 anos atrás.   

- Publicidade -

Nesta edição de aniversário da cidade, o Página 3 está perguntando para representantes de entidades de classe, empresários, políticos, jornalistas, enfim moradores da cidade, como gostariam de presentear Balneário Camboriú.

A ‘grande enquete’ está aberta ao público. 

Quem quiser participar e manifestar como gostaria de presentear Balneário Camboriú nestes 58 anos, deve enviar whatsapp para 47 99209 3819.


O presente que representantes de entidades de classe gostariam de oferecer a Balneário Camboriú

“Uma média de ocupação turística de 70% anual”

(Foto Waldemar Cezar Neto)

Andrezza Negrini, hoteleira e presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

“Um presente difícil a ser escolhido. Mas vendo pelos olhos representativos do Convention, o presente escolhido para a nossa Balneário Camboriú seria uma média de ocupação turística de 70% anual, que traria um equilíbrio da sustentabilidade do turismo, que é nosso maior segmento, garantindo empregos sem uma demanda sazonal, uma ocupação saudável aos moradores e um resultado confortável para investidores”.


“Uma BC para todos”

Divulgação/Sechobar

Olga Ferreira, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sechobar)

“O melhor presente para Balneário Camboriú seria uma BC para todos, com transporte público de qualidade, 24h por dia, com creches atendendo em horários especiais, em feriados, domingo, Natal e Réveillon para atender as mães trabalhadoras, assim como escolas em horário integral. Uma Balneário com mais campanhas em preservação ao meio ambiente, mais uso de bicicletas, com ciclovias e segurança em toda a cidade e bairros, não só na orla da praia. Balneário Camboriú é uma grife, todos querem vir para cá, isso dá status, mas quem mora e trabalha aqui também quer o mesmo tratamento! Balneário Camboriú é o presente que todos querem compartilhar”.


“Uma incubadora de base tecnológica com toda infraestrutura”

(Divulgação/AMPE)

Antônio Demos, presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú (AMPE/BC)

“O melhor presente para BC no ano em que completa 58 anos seria a instalação de uma incubadora de base tecnológica com toda infraestrutura física para oportunizar e abrigar as futuras startups, gerando uma nova matriz econômica alavancada por talentos acadêmicos, empreendedores, entidades empresariais e investidores. Com isso, talvez nos próximos anos, possamos ser considerados um pólo desenvolvedor de softwares e de ferramentas digitais, integrando o eixo Florianópolis, Blumenau e Joinville”.


“Representação nos cenários políticos estadual e federal”

(Foto Alex Bernardo)

João Paulo Packer Silva, engenheiro e presidente interino do Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú e Camboriú (Sinduscon BC)

“Balneário Camboriú é uma cidade abençoada pelos presentes recebidos, suas belezas naturais, o povo trabalhador e hospitaleiro que aqui reside, e sua localização estratégica e privilegiada. Mas, neste aniversário de 58 anos, Balneário Camboriú merece ganhar representação nos cenários políticos estadual e federal. Sua pujança nos mais variados segmentos produtivos a tornou uma cidade de forte influência – em Santa Catarina e no país – nos campos econômico e social, o que pede representantes à altura”.


“Cada gesto seu, meu, nosso é um presente para nossa cidade”

(Divulgação/OABBC)

Emanuelle Carnevalli, advogada e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Balneário Camboriú

“O melhor presente para a nossa linda cidade é acreditar que cada um de nós pode fazer a diferença! Cada gesto seu, meu, nosso é um presente para nossa cidade. Faça e espalhe a ideia de que cada um de nós é que somos Balneário Camboriú! Então, façamos o nosso melhor e nossa cidade será cada dia mais a melhor cidade do Brasil para se morar. Gratidão, Balneário Camboriú, e parabéns! Você merece o nosso melhor”.


Segurança, educação e cuidado com a escassez de água

(Divulgação/Acibalc)

Hederson Cassimiro, empresário e presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) 

“A nossa linda Balneário Camboriú merece estar cada vez mais em destaque no cenário nacional, e para isso, nós da Acibalc, somos um dos atores responsáveis pelo desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo local e temos papel nesse processo. Já somos uma referência em turismo e construção civil e logo seremos um polo de tecnologia bem atuante, temos uma cidade com muito potencial que com pequenos ajustes teremos um futuro ainda mais promissor. Que nossa cidade tenha cada vez mais segurança para poder receber nossos turistas e permitir que possamos empreender com menos preocupações, que nossa cidade tenha cada vez mais preocupação e cuidado com a escassez de água nas temporadas e que possamos juntos trabalhar ainda mais pela educação e para simplificar ainda mais o dia a dia do empreendedor, afinal de contas, juntos somos mais fortes”.


“Um novo e moderno calçadão na Avenida Central”

(Divulgação/CDL)

Vilton Santos, empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú

“O melhor presente para a cidade é também o melhor presente para quem vive na cidade: um novo e moderno calçadão na Avenida Central; o começo imediato das obras de reurbanização da Avenida Atlântica e a efetivação do projeto que prevê fiação subterrânea na Avenida Brasil”.


“Uma política pública que resolvesse a segurança da cidade”

(Divulgação/Fecomércio)

Hélio Dagnoni, empresário e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio)

“Nestes 58 anos do nosso município de Balneário Camboriú, gostaria de presenteá-lo com uma política pública que resolvesse a segurança da cidade, onde não tivéssemos mais roubos, moradores de rua, drogas. Gostaria também de presentear com algo que resolvesse a situação do transporte público e estacionamento rotativo, que está faltando em nossa cidade”.


“Integração das forças de segurança”

(Arquivo pessoal)

Valdir de Andrade, advogado, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú (CONSEG-BC) e membro do Conselho da Cidade

“Acredito que um presente necessário é a efetiva integração das forças de segurança, com criação da central única de despacho e monitoramento e também a ampliação do videomonitoramento colaborativo, podendo ‘fechar’ a cidade com uma cerca digital. Essa tecnologia estaria a serviço das forças de segurança. Também como membro do Conselho da Cidade que sou, fizemos a indicação dos recursos da extensão da malha cicloviária de Balneário, a qual foi aprovada pelo Conselho a integração da ciclovia da Rua Uganda até a Avenida Carlos Drummond de Andrade, recurso esse que apresentamos ao Conselho da Cidade. Já tem esse recurso, é só começar a fazer. Outro presente urgente é a revisão do Plano Diretor, que está atrasada há anos.”


“Transformar a  Avenida Brasil em um lugar aprazível”

Divulgação/Sindilojas

Rosemari Tomazoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Atacadista (Sindilojas) de Balneário Camboriú – 

“Um presente que faria a grande diferença em nossa cidade seria transformar a Avenida Brasil em um lugar aprazível, para caminhadas dirigidas às compras, com painéis instagramáveis, trazendo mais turistas para vivenciar experiências visuais, olfativas e emocionais. Ou seja, o melhor presente hoje é receber uma Avenida Brasil remodelada: fazer ali um lugar de experiência inesquecível para o consumidor”.


- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -