Jornal Página 3

Federer bate Cilic e se torna primeiro a ser oito vezes campeão de Wimbledon
Divulgação AELTC/Tim Clayton.

(UOL/FOLHAPRESS) - Neste domingo (16), o suíço Roger Federer não deu qualquer chance ao croata Marin Cilic, venceu por 3 sets a 0 (parciais de 6/3, 6/1 e 6/4), e tornou-se o maior campeão da história do torneio de Wimbledon, com oito títulos.

Além disso, o príncipe William e Kate Middleton também puderam ver em quadra o único jogador da história com 19 Grand Slams na carreira. Federer foi somente o segundo tenista na história a vencer Wimbledon sem perder sets, igualando Bjorn Borg. Tudo isto aos 36 anos.

Este é o segundo título de major do jogador no ano. Depois de seis meses parado para tratar de uma lesão no joelho no passado, Federer voltou ao circuito em janeiro ganhando o Australian Open. Ele também levantou os troféus nos Masters 1.000 de Indian Wells, Miami e ATP 500 de Halle.

O JOGO

O jogo foi facilitado para Federer, que já era o favorito, por causa de uma lesão no adversário. Mas antes de o problema se manifestar, os dois jogadores começaram dispostos a pressionar o adversário. Agrediam bastante o segundo serviço do oponente para tentar mandar no ponto.

Mas no último deles, Federer voltou a bater forte na devolução e conseguiu a quebra. Cilic passou a tentar bater cada vez mais forte e errou muito. Foi quebrado outra vez e perdeu o primeiro set por 6/3.

CHORO DE CILIC

Quando perdia por 3 games a 0 no segundo set, Marin Cilic foi atendido pelo fisioterapeuta e estava chorando. Ele não pediu os três minutos de tempo médico que tem direito, mas estava desolado.

Na sequência, o croata passou a sacar e subir para rede, uma maneira de encurtar o ponto e exigir menos do corpo em longas trocas de bolas.

A frustração vinha de antes. Quando sentou no final da primeira parcial, o croata bateu a raquete com força na cadeira. Ele não fez frente e Federer levou a parcial por 6/1. Em seguida, Cilic chamou o fisioterapeuta outra vez por causa de um problema no pé. Desta vez, usou os três minutos de tempo médico.

ÚLTIMO SET

Cilic começou o terceiro set sacando e sabia que uma quebra seria fatal. Federer fez Cilic jogar, ou sangrar, para usar a linguagem dos tenistas quando fazem o adversário machucado ter que bater várias bolas para ganhar os pontos.

A recompensa veio quando o croata sacou em 3/3 e foi quebrado. A porta para a oitava taça de Wimbledon estava escancarada. Federer apenas confirmou os serviços e fechou a partida em 6/4.

FEDERER EM WIMBLEDON

8 títulos
11 finais
91 vitórias
2º mais velho numa final (atrás de Ken Rosewall, 39 anos) 


Domingo, 16/7/2017 16:11.
Publicidade


Colunistas
por Céres Fabiana Felski
por Waldemar Cezar Neto
por Sonia Tetto
por Augusto Cesar Diegoli
por Saint Clair Nickelle
Empregos

Com terceirização os 157 contratados poderão ser mantidos no emprego. Veja as vagas disponíveis.


Cidade

Evento acontecerá terça-feira, às 9h, no Cine Itália. 


Cultura

Na programação 76 filmes, feira, cursos e palestras  


Cidade

Aplicativo é voltado para turistas e moradores 


Mundo/Internacional


Publicidade

Projetos têm nomes de árvores nativas e podem ser adequados ao gosto dos clientes


Publicidade