- Publicidade -
- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Formação de contadores de histórias com apresentações abertas ao público nesta quinta, na Biblioteca Municipal

Os 30 participantes da formação ‘Conte Outra Vez’ que iniciou no último dia 8, encerra nesta quinta-feira (18), com apresentação de contações de histórias, abertas ao público, na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, às 18h.

Os novos contadores de histórias tem idade entre 20 e 65 anos. Eles estudaram histórias escritas por autores de Balneário Camboriú e as apresentações serão livres adaptações destas obras literárias. 

As aulas foram ministradas pelo professor, escritor e contador de histórias, Fábio Aurélio Castilho, que atua na área desde 2005, e é especialista em Literatura Infantil e Contação de Histórias, além de fazer parte da Academia Brasileira de Contadores de Histórias. 

- Publicidade -

Fábio disse que esta formação foi um verdadeiro desafio, tanto para ele quanto para os participantes, pois em apenas cinco encontros e mais alguns ensaios, além de trabalhar os módulos os participantes se organizaram em trios e cada trio estudou uma história para essa apresentação que finaliza o curso.

“Acredito que só se aprende a fazer, fazendo. E por isso o foco principal desta formação foi a prática, permeada por muita literatura, oralidade, musicalidade, movimento e expressão corporal, tudo trabalhado de forma leve, divertida e ao mesmo tempo com intensidade e dedicação”, disse Fábio.

(Foto Deyvid Kevitz)

Emilene Medeiros, professora do Ensino Fundamental e participante da formação

“Uma formação incrível e encantadora, adorei cada encontro, não apenas por apresentar diversas formas de contar histórias, mas porque nos deu a oportunidade de conhecer autores de Balneário Camboriú e também um pouco mais sobre a cultura e a história da cidade.”


Davi Mardum,  Social Mídia

“Participar do curso de Contação de Histórias foi como encontrar um caminho de volta para casa, uma jornada que me levou de volta à minha essência e propósito de vida. Cada momento foi uma descoberta, não apenas das técnicas narrativas, mas também uma imersão nos valores atemporais transmitidos pelas histórias. Além disso, a conexão com a história de Balneário Camboriú adicionou uma dimensão especial, enriquecendo minha experiência e reforçando meu vínculo com a comunidade e sua rica herança cultural. Foi mais do que um curso, foi uma oportunidade de redescobrir minha paixão por contar histórias e de me reconectar com o que realmente importa para mim.”


Edson Luiz Ramos, professor de História do Ensino Fundamental do Município de Balneário Camboriú

“Este curso está muito além da técnica de contar histórias, ele aflora sentimentos, memórias, desperta o que eu tenho de melhor. Parabéns Professor Fábio, um ser de muita luz”.

Arrecadação de livros

É importante ressaltar que na apresentação final e no bate-papo haverá intérprete de libras e durante todo o evento será feita a arrecadação de livros que serão destinados ao Ônibus de Histórias “Conta pra Mim” e a projetos sociais da Cia Ler e Viver.   

Este é um projeto realizado através da Lei Paulo Gustavo por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o apoio da Cia Ler e Viver, Capacitar, Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -