Jornal Página 3

Amor pra Down lembra dia nacional da inclusão com eventos públicos no sábado

A Associação Amor pra Down preparou duas ações para lembrar o Dia Nacional de Luta da Inclusão da Pessoa com Deficiência, neste sábado (16), a partir das 9h30, na Barra Sul. Lá será montado um palco com sonorização com uma tribuna produzida por portadores da síndrome de Down, que farão discursos sobre direitos conquistados e projetos de vida.

Logo depois, 10h15, sairá um cortejo de motos Harley Davidson, do grupo HOG. Elas sairão da Barra Sul para a avenida Atlântica até o Pontal Norte e retornarão pela avenida Brasil até o ponto de partida, como já aconteceu no ano passado.

“Vista a camisa da Amor pra Down e venha celebrar conosco”, convidou o presidente da Amor Pra Down, Marcos Antônio Costa. A tribuna é uma novidade este ano.

“Alguns jovens portadores foram ‘provocados’ pelos terapeutas a falarem de um tema ou de um direito que todos temos, como o mercado de trabalho, casamento, escola e outros. Dentro da limitação e iniciativa de cada um eles falarão sobre o tema que escolheram. Serão falas curtas até porque muitos tem dificuldades para falar, então farão uso de cartazes”, detalhou Costa.

Um Novo Olhar

O tema do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) faz um apelo: ‘Síndrome de Down: é preciso ver com um novo olhar’.

A data foi instituída em 1982, mas foi oficializada por lei federal somente em julho de 2005. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Por isso, o mês de setembro também é conhecido como setembro verde em alusão a data.

O Censo 2010 registrou que mais de 45 milhões de brasileiros possuem pelo menos um tipo de deficiência, representando quase um quarto da população.

Nascem aproximadamente oito mil pessoas com síndrome de Down (SD) anualmente no Brasil e levantamentos apontam para uma expectativa média de vida em torno de 65 anos (MUSTACCHI, 2000).


Terça, 12/9/2017 11:38.
Publicidade


Colunistas
por Waldemar Cezar Neto
por Sonia Tetto
por Augusto Cesar Diegoli
por Saint Clair Nickelle
por Enéas Athanázio
Cultura

Na programação 76 filmes, feira, cursos e palestras  


Cidade

A deste ano com 20 escalas nem começou e a próxima já prevê 35% de crescimento 


Esportes

Aqui será conhecida a melhor associação do Estado


Saúde

O alerta maior é para que todos façam a sua parte  


Cidade

Aplicativo é voltado para turistas e moradores 


Variedades

Neste final de semana 


Cidade

Balneário Camboriú, o Atracadouro e o empreendedor foram os vencedores neste ano


Cidade

Decreto quer reduzir impacto no trânsito


Cidade

Administração segue sem apresentar proposta objetiva sobre IPTU 


Publicidade

Projetos têm nomes de árvores nativas e podem ser adequados ao gosto dos clientes


Publicidade