Jornal Página 3
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Estacionamento rotativo inicia nesta terça-feira em Balneário Camboriú

O estacionamento funcionará de segunda a sábado, das 9h às 20h.

Segunda, 11/11/2019 20:09.
Divulgação/PMBC

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Passadas duas semanas de testes, o estacionamento rotativo inicia a cobrança nesta terça-feira (12). Por causa do mau tempo, a Lapaza, empresa que está implantando o sistema, não conseguiu demarcar todas as vagas. Por isso, inicia para valer com 1800 vagas, de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h.

No total, 2800 vagas serão implementadas ruas entre a Rua 1001 e Rua 2000, nos trechos correspondentes entre a Avenida Atlântica até a Avenida do Estado e 3ª Avenida. Estão inclusas no estacionamento vagas pertencentes à Avenida Central, Avenida Brasil, Avenida do Estado e 3ª Avenida, assim como Avenida da Lagoa, Avenida Alvim Bauer, Rua Dinamarca e Rua Argentina.

O gestor do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), Fernando Marchiori acredita que as mil vagas que falta demarcar, estarão funcionando em 10 dias, se o tempo melhorar.

Na primeira etapa, farão parte do estacionamento rotativo as vagas nas ruas 1001, 981, 971, 951, 965, 959, Avenida da Lagoa, 901, 701, 601, 501, 401, 201, 10, 100, 200, 300, 500, 600, 700, 902, 1000, 1400, 1500, 1532, 1536 e em parte das ruas Alvin Bauer, 511, 916, 1440, 1520, 1528 e 1922.

Os monitores e Agentes de Trânsito seguem orientando e informando todas as dúvidas. A compra de créditos feita pelo aplicativo Vago! (baixe aqui), no parquímetro, pontos de vendas ou diretamente com os monitores.

Para tirar dúvidas:

P – Em quais dias e horários o estacionamento rotativo vai funcionar?

R. O estacionamento rotativo funcionará de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h.

P – Quais ruas farão parte do estacionamento rotativo?

R. Farão parte do estacionamento ruas entre a Rua 1001 e Rua 2000, nos trechos correspondentes entre a Avenida Atlântica até a Avenida do Estado e 3ª Avenida. Estão inclusas no estacionamento vagas pertencentes à Avenida Central, Avenida Brasil, Avenida do Estado e 3ª Avenida, assim como Avenida da Lagoa, Avenida Alvim Bauer, Rua Dinamarca e Rua Argentina.

P – Quanto vai custar a hora?

R. O preço da hora será de R$ 2,00. Mas será possível pagar pelo tempo de uso, por minuto, através do TAG e do aplicativo.

P – Como cadastro meu veículo no parquímetro?

R. Com o número da sua placa (letras e números) e o número da VAGA. É permitida a permanência de 2h em cada vaga, que será numerada no meio-fio. Passado esse período, é necessário estacionar em uma nova, fazendo novo cadastro com o número atualizado.

P – Como eu posso realizar o pagamento?

R. Há várias formas de realizar o pagamento do estacionamento rotativo. A primeira é no próprio parquímetro, por meio de moedas. Há também como fazer o pagamento por meio do aplicativo VAGO! ou, ainda, em pontos de venda conveniados, que estarão presentes por todo o perímetro do estacionamento. Os pontos de venda serão identificados por meio de adesivos e, em cada parquímetro, haverá um informativo sobre onde estão os mais próximos. Nos pontos de venda e com os monitores da empresa Lapaza, será possível adquirir TAG por R$ 10,00, que poderá ser abastecido com créditos e também será aceito pelos parquímetros. Com o TAG, o usuário pode resgatar o tempo não utilizado, pagando por minuto. É mais econômico, é mais justo!

P – Cada TAG só poderá ser utilizado para somente uma placa de carro?

R. Um TAG pode ser utilizado por vários carros/motos. É possível cadastrar uma placa principal e adicionar no parquímetro uma nova.

P – Idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) também terão vagas reservadas no estacionamento rotativo?

R. Sim, conforme a lei e o decreto que regulamentam o estacionamento rotativo. A cobrança será diferenciada: a primeira hora utilizada POR DIA será gratuita. O usuário fará o cadastro da vaga no parquímetro, indicando ser prioritária, e após a hora gratuita será cobrado. Lembrando que o tempo máximo em cada vaga é de duas horas. Vale lembrar que não será utilizável em horas fracionadas.

P – Na hora do pagamento no parquímetro, eu receberei algum tipo de ticket para colocar no carro?

R. Sim, você poderá escolher entre ticket impresso ou via SMS, porém não é necessário colocar o ticket impresso no painel, já que os veículos serão identificados através do número da placa e vaga pelo sistema online. Adquira o TAG ou baixe o aplicativo, e pague somente pelo tempo de uso da vaga!

P – Posso fazer a compra de uma fração de hora?

R. Sim. A compra pode ser feita pelo aplicativo, TAG ou no próprio parquímetro, utilizando moedas. O valor será convertido em minutos.

P – Se eu paguei por uma hora e fiquei menos tempo, terei algum tipo de reembolso?

R. Para reembolso do tempo não utilizado é necessário utilizar o TAG ou aplicativo para finalizar o tempo de uso da vaga. No entanto, o procedimento não é viável quando o pagamento é feito em moeda. Adquira o TAG ou baixe o aplicativo, e pague somente pelo tempo de uso da vaga!

P – Quanto tempo meu veículo poderá ficar na vaga?

R. O limite de compra e permanecimento por veículo é de duas horas.

P– Se eu ficar duas horas em uma vaga, posso estacionar meu veículo em outra vaga na mesma rua e realizar o pagamento no parquímetro novamente?

R. Sim. Após o período de duas horas, o sistema do parquímetro registrará o veículo como estacionado de maneira irregular na vaga. É necessário passar para uma nova vaga, registrando o novo número.

P– Se eu ficar mais do que duas horas na vaga, ou não pagar pelo tempo em que estiver estacionado lá, o que pode acontecer?

R. Durante o período de funcionamento do estacionamento rotativo, duas equipes de Agentes de Trânsito farão rondas pelas ruas e avenidas, conferindo a placa de cada veículo estacionado. Caso algum veículo esteja irregular, os agentes aplicarão uma multa de trânsito por infração grave no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação. Além disso, poderá haver a remoção do veículo do local como medida administrativa.

P – Haverá vagas específicas para motos?

R. Os motociclistas estão EXCLUÍDOS da cobrança, entretanto, as motos NÃO poderão estacionar em vagas exclusivas para carros, sujeitas a autuação.

P– Caçambas de entulhos poderão ficar em vagas do estacionamento rotativo?

R. Sim. Porém, a empresa responsável pela caçamba deverá estar previamente cadastrada no Departamento de Trânsito (na Avenida Santa Catarina, nº 701 – Bairro dos Estados) e realizar o pagamento por dia, antecipadamente (R$ 33,00). Fica proibido o estacionamento de caçambas aos fins de semana.

P – Como é feita a manutenção dos parquímetros?

R. É feita pela empresa responsável pelo serviço, cujo contato está disponível no equipamento.

P – Como será feita a fiscalização?

R. O sistema do estacionamento rotativo informa a placa de cada veículo que está validada no momento aos Agentes de Trânsito, que utilizarão tablets para ter acesso ao sistema. Caso aviste algum veículo cuja placa não conste no sistema, o agente imprimirá uma notificação de multa por infração no trânsito.

P – Quando o estacionamento rotativo começam a funcionar?

R. O estacionamento rotativo começa a funcionar efetivamente no dia 12 de novembro.

Informações - secretaria de Segurança (47) 3263-0190


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Página 3
Divulgação/PMBC

Estacionamento rotativo inicia nesta terça-feira em Balneário Camboriú

O estacionamento funcionará de segunda a sábado, das 9h às 20h.

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Segunda, 11/11/2019 20:09.

Passadas duas semanas de testes, o estacionamento rotativo inicia a cobrança nesta terça-feira (12). Por causa do mau tempo, a Lapaza, empresa que está implantando o sistema, não conseguiu demarcar todas as vagas. Por isso, inicia para valer com 1800 vagas, de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h.

No total, 2800 vagas serão implementadas ruas entre a Rua 1001 e Rua 2000, nos trechos correspondentes entre a Avenida Atlântica até a Avenida do Estado e 3ª Avenida. Estão inclusas no estacionamento vagas pertencentes à Avenida Central, Avenida Brasil, Avenida do Estado e 3ª Avenida, assim como Avenida da Lagoa, Avenida Alvim Bauer, Rua Dinamarca e Rua Argentina.

O gestor do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), Fernando Marchiori acredita que as mil vagas que falta demarcar, estarão funcionando em 10 dias, se o tempo melhorar.

Na primeira etapa, farão parte do estacionamento rotativo as vagas nas ruas 1001, 981, 971, 951, 965, 959, Avenida da Lagoa, 901, 701, 601, 501, 401, 201, 10, 100, 200, 300, 500, 600, 700, 902, 1000, 1400, 1500, 1532, 1536 e em parte das ruas Alvin Bauer, 511, 916, 1440, 1520, 1528 e 1922.

Os monitores e Agentes de Trânsito seguem orientando e informando todas as dúvidas. A compra de créditos feita pelo aplicativo Vago! (baixe aqui), no parquímetro, pontos de vendas ou diretamente com os monitores.

Para tirar dúvidas:

P – Em quais dias e horários o estacionamento rotativo vai funcionar?

R. O estacionamento rotativo funcionará de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h.

P – Quais ruas farão parte do estacionamento rotativo?

R. Farão parte do estacionamento ruas entre a Rua 1001 e Rua 2000, nos trechos correspondentes entre a Avenida Atlântica até a Avenida do Estado e 3ª Avenida. Estão inclusas no estacionamento vagas pertencentes à Avenida Central, Avenida Brasil, Avenida do Estado e 3ª Avenida, assim como Avenida da Lagoa, Avenida Alvim Bauer, Rua Dinamarca e Rua Argentina.

P – Quanto vai custar a hora?

R. O preço da hora será de R$ 2,00. Mas será possível pagar pelo tempo de uso, por minuto, através do TAG e do aplicativo.

P – Como cadastro meu veículo no parquímetro?

R. Com o número da sua placa (letras e números) e o número da VAGA. É permitida a permanência de 2h em cada vaga, que será numerada no meio-fio. Passado esse período, é necessário estacionar em uma nova, fazendo novo cadastro com o número atualizado.

P – Como eu posso realizar o pagamento?

R. Há várias formas de realizar o pagamento do estacionamento rotativo. A primeira é no próprio parquímetro, por meio de moedas. Há também como fazer o pagamento por meio do aplicativo VAGO! ou, ainda, em pontos de venda conveniados, que estarão presentes por todo o perímetro do estacionamento. Os pontos de venda serão identificados por meio de adesivos e, em cada parquímetro, haverá um informativo sobre onde estão os mais próximos. Nos pontos de venda e com os monitores da empresa Lapaza, será possível adquirir TAG por R$ 10,00, que poderá ser abastecido com créditos e também será aceito pelos parquímetros. Com o TAG, o usuário pode resgatar o tempo não utilizado, pagando por minuto. É mais econômico, é mais justo!

P – Cada TAG só poderá ser utilizado para somente uma placa de carro?

R. Um TAG pode ser utilizado por vários carros/motos. É possível cadastrar uma placa principal e adicionar no parquímetro uma nova.

P – Idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) também terão vagas reservadas no estacionamento rotativo?

R. Sim, conforme a lei e o decreto que regulamentam o estacionamento rotativo. A cobrança será diferenciada: a primeira hora utilizada POR DIA será gratuita. O usuário fará o cadastro da vaga no parquímetro, indicando ser prioritária, e após a hora gratuita será cobrado. Lembrando que o tempo máximo em cada vaga é de duas horas. Vale lembrar que não será utilizável em horas fracionadas.

P – Na hora do pagamento no parquímetro, eu receberei algum tipo de ticket para colocar no carro?

R. Sim, você poderá escolher entre ticket impresso ou via SMS, porém não é necessário colocar o ticket impresso no painel, já que os veículos serão identificados através do número da placa e vaga pelo sistema online. Adquira o TAG ou baixe o aplicativo, e pague somente pelo tempo de uso da vaga!

P – Posso fazer a compra de uma fração de hora?

R. Sim. A compra pode ser feita pelo aplicativo, TAG ou no próprio parquímetro, utilizando moedas. O valor será convertido em minutos.

P – Se eu paguei por uma hora e fiquei menos tempo, terei algum tipo de reembolso?

R. Para reembolso do tempo não utilizado é necessário utilizar o TAG ou aplicativo para finalizar o tempo de uso da vaga. No entanto, o procedimento não é viável quando o pagamento é feito em moeda. Adquira o TAG ou baixe o aplicativo, e pague somente pelo tempo de uso da vaga!

P – Quanto tempo meu veículo poderá ficar na vaga?

R. O limite de compra e permanecimento por veículo é de duas horas.

P– Se eu ficar duas horas em uma vaga, posso estacionar meu veículo em outra vaga na mesma rua e realizar o pagamento no parquímetro novamente?

R. Sim. Após o período de duas horas, o sistema do parquímetro registrará o veículo como estacionado de maneira irregular na vaga. É necessário passar para uma nova vaga, registrando o novo número.

P– Se eu ficar mais do que duas horas na vaga, ou não pagar pelo tempo em que estiver estacionado lá, o que pode acontecer?

R. Durante o período de funcionamento do estacionamento rotativo, duas equipes de Agentes de Trânsito farão rondas pelas ruas e avenidas, conferindo a placa de cada veículo estacionado. Caso algum veículo esteja irregular, os agentes aplicarão uma multa de trânsito por infração grave no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação. Além disso, poderá haver a remoção do veículo do local como medida administrativa.

P – Haverá vagas específicas para motos?

R. Os motociclistas estão EXCLUÍDOS da cobrança, entretanto, as motos NÃO poderão estacionar em vagas exclusivas para carros, sujeitas a autuação.

P– Caçambas de entulhos poderão ficar em vagas do estacionamento rotativo?

R. Sim. Porém, a empresa responsável pela caçamba deverá estar previamente cadastrada no Departamento de Trânsito (na Avenida Santa Catarina, nº 701 – Bairro dos Estados) e realizar o pagamento por dia, antecipadamente (R$ 33,00). Fica proibido o estacionamento de caçambas aos fins de semana.

P – Como é feita a manutenção dos parquímetros?

R. É feita pela empresa responsável pelo serviço, cujo contato está disponível no equipamento.

P – Como será feita a fiscalização?

R. O sistema do estacionamento rotativo informa a placa de cada veículo que está validada no momento aos Agentes de Trânsito, que utilizarão tablets para ter acesso ao sistema. Caso aviste algum veículo cuja placa não conste no sistema, o agente imprimirá uma notificação de multa por infração no trânsito.

P – Quando o estacionamento rotativo começam a funcionar?

R. O estacionamento rotativo começa a funcionar efetivamente no dia 12 de novembro.

Informações - secretaria de Segurança (47) 3263-0190


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