Jornal Página 3
PÁGINA 3 / Geral
Feriadão de 7 de setembro deverá ter forte movimento em Balneário Camboriú

Preocupação é não esquecer que a pandemia não acabou

Quinta, 3/9/2020 7:42.

Publicidade

Renata Rutes
O feriado de 7 de setembro, comemorado na segunda-feira (7), deve atrair muitos turistas para Balneário Camboriú, principalmente curitibanos, porque na capital paranaense é feriado na terça-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira do município. A diminuição dos casos de Covid-19 também influencia a vinda dos visitantes, porém acende um alerta sobre a necessidade do público não afrouxar os cuidados, pois ainda estamos em pandemia da doença (Balneário contabiliza 6.031 casos, sendo 111 em tratamento, além de 77 óbitos – dados de quarta-feira (2). A prefeitura de Balneário Camboriú fará ações de fiscalização e orientação com tendas espalhadas pela orla da praia central, já que permanece
.

.

Tempo instável: deve chover e sol aparecerá entre nuvens

O final de semana, entre sexta-feira (4) e domingo (6), deverá ter sol acompanhado de nuvens, com chance de chuviscos – principalmente no período noturno e madrugadas, segundo informações do Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima Univali). A condição de chuva aumenta a partir de domingo à noite, com a segunda-feira do feriado de 7 de setembro prometendo ser chuvosa. A temperatura deve variar: com mínimas de 17ºC e máxima de 29ºC.

O Climatempo confirma a previsão do tempo do Labclima Univali, destacando a condição de chuva, que aparece com 80% durante todo o final de semana, mas o sol deve aparecer entre nuvens. A segunda-feira tende a ser chuvosa, com 90% de chance de precipitação. Segundo o portal, as temperaturas irão variar entre 14ºC e 24ºC.

Hotelaria pode oferecer 50% dos leitos, e esperam preencher pelo menos 40%

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, explica que está acompanhando desde a última semana, junto com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) da cidade a evolução das reservas nos hotéis que estão abertos na cidade (70% deles estão em funcionamento neste momento).

“Os hotéis podem receber 50% da capacidade total, e tendem a preencher 100% desse permitido”, diz.

Walendowsky conta que os turistas devem ser predominantemente da região sul, e devem vir para Balneário em seus carros particulares.

“Considerando a pandemia, estamos com uma boa expectativa, afirma, acrescentando que assim como os hotéis, os restaurantes e bares também devem cumprir as normas de distanciamento, com menos mesas e respeitando o limite de ocupação estipulado.

“As praias continuam fechadas para permanência, os órgãos da segurança irão coibir isso. Infelizmente há pessoas que não ligam para nada, mas estaremos orientando, fazendo cumprir o distanciamento, uso de máscara e impedindo aglomerações. Agora neste momento de decréscimo dos casos não podemos deixar a fiscalização de lado”, comenta.

O presidente do Sindisol, Isaac Pires, concorda com o secretário de Turismo, e opina que a expectativa do trade turístico está ‘bem positiva’, e que dentro da realidade os hotéis devem receber 40% da ocupação – correspondendo a 90% dentro do permitido.

Segundo ele, o público deve vir principalmente dos três estados do Sul, e principalmente de Curitiba, por conta do feriado prolongado. O perfil é principalmente de famílias e jovens casais.

“Trabalharemos para que os turistas respeitem os protocolos, e acreditamos que será um feriado tranquilo e agradável. Já estamos tendo também procuras para dezembro, janeiro e março. Quanto a datas próximas as reservas estão sendo mais em cima da hora, mas estamos com boas expectativas, dentro do atual momento, diz.

O empresário destaca que espera que os turistas respeitem e se conscientizem sobre a necessidade dos cuidados em prevenção ao Coronavírus.

“Eles devem nos ajudar a passar por esse momento, se comportando bem, e podem ter certeza que serão muito bem recebidos”, pontua.

Comércio também espera bom movimento

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú está otimista com o final de semana prolongado pelo feriado de 7 de setembro. O presidente da entidade, Vilton João dos Santos, explica que as expectativas são as mais positivas possíveis para o comércio local. Ele avalia que existe, entre os brasileiros, uma demanda reprimida de viagem, ocasionada pela pandemia da Covid-19, o que deve provocar um aumento no fluxo de turistas em Balneário Camboriú e, consequentemente, um impacto positivo na economia local.

Vilton lembra que existe também uma expectativa de aumento no fluxo de turistas de Curitiba, mesmo com a restrição da ocupação hoteleira, lembrando do feriado municipal da capital do Paraná. Segundo ele, os principais comércios da cidade que tendem a atrair o público são os localizados na Avenida Brasil e área central, além dos shoppings, Balneário e Atlântico, citando que os segmentos mais procurados devem ser os que vendem roupas, calçados, acessórios e moda praia – principalmente se o sol aparecer, já que o verão se aproxima.

7 de setembro em Balneário terá banda executando hinos em ônibus

Tradicionalmente Balneário Camboriú e cidades de todo o Brasil, lembram o 7 de setembro com o desfile cívico. Por aqui, aconteciam sempre dois desfiles, pela manhã no centro e no período vespertino no Bairro da Barra. Como eles geram aglomeração de pessoas, com escolas e demais instituições que participam todos os anos, a Secretaria de Educação precisou pensar em outra forma de não deixar a data passar em branco: o 7 de setembro irá até a comunidade, através do ônibus turístico BC By Bus.

A secretária de Educação de Balneário Camboriú, Rosângela Percegona disse que será um 7 de setembro diferente e inusitado.

“Ao invés dos alunos irem até o desfile, o 7 de setembro irá até eles. Nenhuma rua será fechada, cada parada irá durar cerca de 15 minutos e o trânsito continuará fluindo, com apoio dos Agentes de Trânsito. Iremos decorar o ônibus com verde e amarelo, e pedimos que a comunidade decore suas casas, janelas, sacadas e comércios com bandeiras e símbolos que lembrem a ocasião”, acrescenta.

O ônibus BC By Bus, que é aberto em cima transportará duas bandas que vão circular pela cidade apresentando os três hinos (o da Independência, o do Brasil e o de Balneário Camboriú). O trajeto inicia a partir das 10h de segunda-feira (7), do Pontal Norte, e contemplará todas as regiões do município.

Secretaria de Saúde terá tendas na Avenida Atlântica

A Secretaria de Saúde optou por, desta vez, concentrar seus esforços e orientações na Avenida Atlântica, onde serão montadas seis tendas (na altura das ruas 4.000, 2.800, 2.000, 1.001, 1.401 e 2.001 – além dos pontos monitorados pela Guarda Municipal e Agentes de Trânsito: Barra Sul, Rua 1.400, Praça Almirante Tamandaré e Pontal Norte), atuando de sábado (5) até segunda-feira (7), ao invés das já conhecidas barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade. A secretária da pasta, Leila Crocomo afirma que essa medida foi escolhida já que assim conseguem estar diretamente em contato com as pessoas, lembrando que os cuidados precisam continuar, mesmo com o panorama de diminuição dos casos e internação.

Leila aponta que a mortalidade continua acontecendo e não é tempo de ‘afrouxar’ os cuidados, pelo contrário, já que se isso acontecer os casos podem voltar a aumentar.

“Estaremos reforçando a necessidade do uso de máscaras, que aqui permanece sendo obrigatório, os cuidados com roupas e calçados quando chegam em casa ou no hotel, higiene das mãos também. Tudo isso precisa continuar. Os comerciantes também devem se cuidar para receberem os turistas, mantendo o distanciamento entre as mesas nos bares e restaurantes e também nas filas”, explica.

A proximidade com a praia central também foi escolhida para que os profissionais consigam orientar de forma mais eficiente os turistas que podem tentar ficar na praia – o que é proibido pelo decreto estadual.

“É permitido praticar esportes individuais, mas não permanecer na areia, mas sabemos que cada caso é um caso. Por exemplo, os idosos podem ter caminhado e precisam sentar. É preciso sensibilidade na hora da orientação, dentro da limitação de cada um”, comenta.

As equipes da Saúde também estarão à disposição do público para possíveis situações de emergência; a secretária conta que era comum acontecer nas barreiras a procura de pessoas de fora que chegavam com algum sintoma, como febre, e não sabiam onde podiam ir para serem atendidos.

“Faremos todas essas orientações, principalmente o reforço no cuidado na hora de voltar pra casa, seja morador de Balneário ou não, já que você pode não ser do grupo de risco, mas pode morar com alguém que é e que ficou em casa, e pode contaminá-lo”, finaliza.

Fiscalização: foco na praia, bares e possíveis festas clandestinas

A equipe da Fiscalização de Postura também vai atuar de forma mais intensa neste feriado. O diretor do departamento, Matheus Rafaeli, comenta que a tendência é que haja bastante movimento na cidade, e por isso irão reforçar as ações, para que ‘não aconteçam abusos’.

“Estamos voltando à normalidade, mas não é 100% ainda. Por isso, é preciso muito cuidado. Não podemos aceitar desrespeitos em Balneário Camboriú, a pandemia ainda está acontecendo”, opina.

Matheus salienta que as equipes vão atuar na praia central – nos seis pontos fixos onde a Saúde também estará, cobrando o uso de máscara e distanciamento social, além da permanência na praia.

“Só atividade física individual está liberada. É comum encontrarmos pessoas que insistem em ficar na areia, inicialmente pedimos cordialmente, entendemos que são pessoas de bem em um momento de lazer, mas não é permitido. Orientamos que estamos seguindo o decreto estadual e pedimos que elas caminhem ou se exercitem, assim podem curtir a praia”, explica.

A fiscalização de possíveis aglomerações e não cumprimento das regras em bares e restaurantes da cidade acontece 24h diariamente, mas aos finais de semana ela é intensificada. Outro foco são as festas clandestinas, que costumam acontecer em casas e apartamentos (houve muitos casos ao longo da pandemia).

“Nada disso será tolerado, vamos fiscalizar e monitorar. Se o público souber de alguma situação irregular, pode denunciar ao 9.9232-0187 e iremos averiguar”, completa.

Segurança também terá operação especial

O Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva, explica que há uma operação programada para o feriado, com compartilhamento de informações entre a PM, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. A Polícia Militar também espera o reforço policial, através da vinda da Cavalaria de Joinville e policiais de Florianópolis.

“Faremos barreiras nas entradas e saídas da cidade, além de varreduras pelos bairros. Não haverá controle de entrada dos carros, apenas averiguações”, diz.

A PM passará também pela praia central com dois quadriciclos, apoiando na fiscalização e orientação junto ao público.

“Vejo que está acontecendo um relaxamento por parte da população. Fazem quase seis meses de pandemia e o público parece que está desacreditando do perigo do vírus, e isso é preocupante. Seguimos buscando conscientizar a comunidade e turistas sobre distanciamento social, utilização de máscara e evitando aglomerações. Estaremos atuando na orientação junto com a GM e Agentes de Trânsito”, conta.



Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade













Página 3

Feriadão de 7 de setembro deverá ter forte movimento em Balneário Camboriú

Preocupação é não esquecer que a pandemia não acabou

Publicidade

Quinta, 3/9/2020 7:42.
Renata Rutes
O feriado de 7 de setembro, comemorado na segunda-feira (7), deve atrair muitos turistas para Balneário Camboriú, principalmente curitibanos, porque na capital paranaense é feriado na terça-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira do município. A diminuição dos casos de Covid-19 também influencia a vinda dos visitantes, porém acende um alerta sobre a necessidade do público não afrouxar os cuidados, pois ainda estamos em pandemia da doença (Balneário contabiliza 6.031 casos, sendo 111 em tratamento, além de 77 óbitos – dados de quarta-feira (2). A prefeitura de Balneário Camboriú fará ações de fiscalização e orientação com tendas espalhadas pela orla da praia central, já que permanece
.

.

Tempo instável: deve chover e sol aparecerá entre nuvens

O final de semana, entre sexta-feira (4) e domingo (6), deverá ter sol acompanhado de nuvens, com chance de chuviscos – principalmente no período noturno e madrugadas, segundo informações do Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima Univali). A condição de chuva aumenta a partir de domingo à noite, com a segunda-feira do feriado de 7 de setembro prometendo ser chuvosa. A temperatura deve variar: com mínimas de 17ºC e máxima de 29ºC.

O Climatempo confirma a previsão do tempo do Labclima Univali, destacando a condição de chuva, que aparece com 80% durante todo o final de semana, mas o sol deve aparecer entre nuvens. A segunda-feira tende a ser chuvosa, com 90% de chance de precipitação. Segundo o portal, as temperaturas irão variar entre 14ºC e 24ºC.

Hotelaria pode oferecer 50% dos leitos, e esperam preencher pelo menos 40%

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, explica que está acompanhando desde a última semana, junto com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) da cidade a evolução das reservas nos hotéis que estão abertos na cidade (70% deles estão em funcionamento neste momento).

“Os hotéis podem receber 50% da capacidade total, e tendem a preencher 100% desse permitido”, diz.

Walendowsky conta que os turistas devem ser predominantemente da região sul, e devem vir para Balneário em seus carros particulares.

“Considerando a pandemia, estamos com uma boa expectativa, afirma, acrescentando que assim como os hotéis, os restaurantes e bares também devem cumprir as normas de distanciamento, com menos mesas e respeitando o limite de ocupação estipulado.

“As praias continuam fechadas para permanência, os órgãos da segurança irão coibir isso. Infelizmente há pessoas que não ligam para nada, mas estaremos orientando, fazendo cumprir o distanciamento, uso de máscara e impedindo aglomerações. Agora neste momento de decréscimo dos casos não podemos deixar a fiscalização de lado”, comenta.

O presidente do Sindisol, Isaac Pires, concorda com o secretário de Turismo, e opina que a expectativa do trade turístico está ‘bem positiva’, e que dentro da realidade os hotéis devem receber 40% da ocupação – correspondendo a 90% dentro do permitido.

Segundo ele, o público deve vir principalmente dos três estados do Sul, e principalmente de Curitiba, por conta do feriado prolongado. O perfil é principalmente de famílias e jovens casais.

“Trabalharemos para que os turistas respeitem os protocolos, e acreditamos que será um feriado tranquilo e agradável. Já estamos tendo também procuras para dezembro, janeiro e março. Quanto a datas próximas as reservas estão sendo mais em cima da hora, mas estamos com boas expectativas, dentro do atual momento, diz.

O empresário destaca que espera que os turistas respeitem e se conscientizem sobre a necessidade dos cuidados em prevenção ao Coronavírus.

“Eles devem nos ajudar a passar por esse momento, se comportando bem, e podem ter certeza que serão muito bem recebidos”, pontua.

Comércio também espera bom movimento

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú está otimista com o final de semana prolongado pelo feriado de 7 de setembro. O presidente da entidade, Vilton João dos Santos, explica que as expectativas são as mais positivas possíveis para o comércio local. Ele avalia que existe, entre os brasileiros, uma demanda reprimida de viagem, ocasionada pela pandemia da Covid-19, o que deve provocar um aumento no fluxo de turistas em Balneário Camboriú e, consequentemente, um impacto positivo na economia local.

Vilton lembra que existe também uma expectativa de aumento no fluxo de turistas de Curitiba, mesmo com a restrição da ocupação hoteleira, lembrando do feriado municipal da capital do Paraná. Segundo ele, os principais comércios da cidade que tendem a atrair o público são os localizados na Avenida Brasil e área central, além dos shoppings, Balneário e Atlântico, citando que os segmentos mais procurados devem ser os que vendem roupas, calçados, acessórios e moda praia – principalmente se o sol aparecer, já que o verão se aproxima.

7 de setembro em Balneário terá banda executando hinos em ônibus

Tradicionalmente Balneário Camboriú e cidades de todo o Brasil, lembram o 7 de setembro com o desfile cívico. Por aqui, aconteciam sempre dois desfiles, pela manhã no centro e no período vespertino no Bairro da Barra. Como eles geram aglomeração de pessoas, com escolas e demais instituições que participam todos os anos, a Secretaria de Educação precisou pensar em outra forma de não deixar a data passar em branco: o 7 de setembro irá até a comunidade, através do ônibus turístico BC By Bus.

A secretária de Educação de Balneário Camboriú, Rosângela Percegona disse que será um 7 de setembro diferente e inusitado.

“Ao invés dos alunos irem até o desfile, o 7 de setembro irá até eles. Nenhuma rua será fechada, cada parada irá durar cerca de 15 minutos e o trânsito continuará fluindo, com apoio dos Agentes de Trânsito. Iremos decorar o ônibus com verde e amarelo, e pedimos que a comunidade decore suas casas, janelas, sacadas e comércios com bandeiras e símbolos que lembrem a ocasião”, acrescenta.

O ônibus BC By Bus, que é aberto em cima transportará duas bandas que vão circular pela cidade apresentando os três hinos (o da Independência, o do Brasil e o de Balneário Camboriú). O trajeto inicia a partir das 10h de segunda-feira (7), do Pontal Norte, e contemplará todas as regiões do município.

Secretaria de Saúde terá tendas na Avenida Atlântica

A Secretaria de Saúde optou por, desta vez, concentrar seus esforços e orientações na Avenida Atlântica, onde serão montadas seis tendas (na altura das ruas 4.000, 2.800, 2.000, 1.001, 1.401 e 2.001 – além dos pontos monitorados pela Guarda Municipal e Agentes de Trânsito: Barra Sul, Rua 1.400, Praça Almirante Tamandaré e Pontal Norte), atuando de sábado (5) até segunda-feira (7), ao invés das já conhecidas barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade. A secretária da pasta, Leila Crocomo afirma que essa medida foi escolhida já que assim conseguem estar diretamente em contato com as pessoas, lembrando que os cuidados precisam continuar, mesmo com o panorama de diminuição dos casos e internação.

Leila aponta que a mortalidade continua acontecendo e não é tempo de ‘afrouxar’ os cuidados, pelo contrário, já que se isso acontecer os casos podem voltar a aumentar.

“Estaremos reforçando a necessidade do uso de máscaras, que aqui permanece sendo obrigatório, os cuidados com roupas e calçados quando chegam em casa ou no hotel, higiene das mãos também. Tudo isso precisa continuar. Os comerciantes também devem se cuidar para receberem os turistas, mantendo o distanciamento entre as mesas nos bares e restaurantes e também nas filas”, explica.

A proximidade com a praia central também foi escolhida para que os profissionais consigam orientar de forma mais eficiente os turistas que podem tentar ficar na praia – o que é proibido pelo decreto estadual.

“É permitido praticar esportes individuais, mas não permanecer na areia, mas sabemos que cada caso é um caso. Por exemplo, os idosos podem ter caminhado e precisam sentar. É preciso sensibilidade na hora da orientação, dentro da limitação de cada um”, comenta.

As equipes da Saúde também estarão à disposição do público para possíveis situações de emergência; a secretária conta que era comum acontecer nas barreiras a procura de pessoas de fora que chegavam com algum sintoma, como febre, e não sabiam onde podiam ir para serem atendidos.

“Faremos todas essas orientações, principalmente o reforço no cuidado na hora de voltar pra casa, seja morador de Balneário ou não, já que você pode não ser do grupo de risco, mas pode morar com alguém que é e que ficou em casa, e pode contaminá-lo”, finaliza.

Fiscalização: foco na praia, bares e possíveis festas clandestinas

A equipe da Fiscalização de Postura também vai atuar de forma mais intensa neste feriado. O diretor do departamento, Matheus Rafaeli, comenta que a tendência é que haja bastante movimento na cidade, e por isso irão reforçar as ações, para que ‘não aconteçam abusos’.

“Estamos voltando à normalidade, mas não é 100% ainda. Por isso, é preciso muito cuidado. Não podemos aceitar desrespeitos em Balneário Camboriú, a pandemia ainda está acontecendo”, opina.

Matheus salienta que as equipes vão atuar na praia central – nos seis pontos fixos onde a Saúde também estará, cobrando o uso de máscara e distanciamento social, além da permanência na praia.

“Só atividade física individual está liberada. É comum encontrarmos pessoas que insistem em ficar na areia, inicialmente pedimos cordialmente, entendemos que são pessoas de bem em um momento de lazer, mas não é permitido. Orientamos que estamos seguindo o decreto estadual e pedimos que elas caminhem ou se exercitem, assim podem curtir a praia”, explica.

A fiscalização de possíveis aglomerações e não cumprimento das regras em bares e restaurantes da cidade acontece 24h diariamente, mas aos finais de semana ela é intensificada. Outro foco são as festas clandestinas, que costumam acontecer em casas e apartamentos (houve muitos casos ao longo da pandemia).

“Nada disso será tolerado, vamos fiscalizar e monitorar. Se o público souber de alguma situação irregular, pode denunciar ao 9.9232-0187 e iremos averiguar”, completa.

Segurança também terá operação especial

O Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva, explica que há uma operação programada para o feriado, com compartilhamento de informações entre a PM, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. A Polícia Militar também espera o reforço policial, através da vinda da Cavalaria de Joinville e policiais de Florianópolis.

“Faremos barreiras nas entradas e saídas da cidade, além de varreduras pelos bairros. Não haverá controle de entrada dos carros, apenas averiguações”, diz.

A PM passará também pela praia central com dois quadriciclos, apoiando na fiscalização e orientação junto ao público.

“Vejo que está acontecendo um relaxamento por parte da população. Fazem quase seis meses de pandemia e o público parece que está desacreditando do perigo do vírus, e isso é preocupante. Seguimos buscando conscientizar a comunidade e turistas sobre distanciamento social, utilização de máscara e evitando aglomerações. Estaremos atuando na orientação junto com a GM e Agentes de Trânsito”, conta.



Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade