Convênio do Peiex com a Univali ganha novo desafio: atender a região norte do Estado além de Itajaí e litoral

Objetivo: ajudar gratuitamente mais de 200 empresas a exportar

- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -

A segunda edição do Programa de Qualificação das Exportações, que tem por objetivo ajudar gratuitamente 225 empresas catarinenses a exportar, foi lançada oficialmente no último dia 31, na Univali, com um novo desafio: atender a região norte do Estado, além de Itajaí e litoral.

Coordenadora Giselda apresentando o convênio (Foto Hygor Guimarães)

Os atendimentos deste novo ciclo iniciaram em janeiro, mas o lançamento oficial aconteceu semana passada, em dois momentos. 

- Publicidade -

No primeiro foi realizada a reunião do Comitê Consultivo que contou com a presença dos principais stakeholders do comércio exterior catarinense. Estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, Sebrae, Correios, Inmetro, INPI, Porto de Itajaí, Porto de Navegantes, FIESC, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, das  secretarias de desenvolvimento econômico e associações empresariais de 32 municípios, representantes da área de ensino, pesquisa e extensão da Univali.

(Foto Hygor Guimarães)

A advogada Giselda da Silveira Cherem que coordena o programa pela segunda vez, disse que todos estes parceiros foram convidados e 80% deles compareceram.

“Foi uma experiência muito bacana, porque mostramos o que pretendemos fazer nesse novo ciclo do Peiex e como vamos interagir com cada um destes parceiros. Também prestamos conta de tudo que aconteceu no primeiro ciclo, os impactos que geramos em termos de resultados e o impacto social econômico para o projeto”, disse.

Lançamento oficial

Do lançamento participaram os atores estratégicos da ApexBrasil, como o responsável pela área de inteligência comercial, gestor de projetos setoriais da Agência, gerência de competitividade, o gestor do Peiex para Santa Catarina. 

- Publicidade -

Também estavam presentes os empresários que já começaram a ser atendidos nos últimos 60 dias, outros que participaram do ciclo anterior e também empresas interessadas em conhecer o Peiex. Além deles, representantes dos portos de Itajaí e de Navegantes, sindicatos, associações, acadêmicos e autoridades da universidade.

Planejamento

“O objetivo dessa reunião foi apresentar o planejamento estratégico do Peiex para os dois próximos anos, fazer um resumo do primeiro ciclo, e principalmente provocar e estimular os parceiros a terem uma interface mais intensa com a Univali e ajudar a instituição a conduzir o programa, otimizando os esforços para que as empresas a serem atendidas insiram a cultura exportadora em suas metas e exportem de forma segura e planejada”, segue a coordenadora.

O novo desafio

Segundo Giselda, o grande desafio desta edição é a responsabilidade que a Univali ganhou, de atender também toda a região do norte do Estado, a região de Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul e outras cidades que fazem divisa com o Paraná. 

- Publicidade -

“Vamos até Rio Negrinho, inclusive já estamos atendendo empresas de São Bento e Rio Negrinho”, destacou Giselda.

A expectativa

Assegurar resultados quantitativos e qualitativos que permitam gerar impactos econômicos e sociais relevantes para a sociedade catarinense.

Esta é a principal expectativa da coordenação do programa.

“Principalmente cumprir com esse DNA da universidade de ser um importante ator de transformação social e gerador de desenvolvimento econômico para nossa região e mais ainda agora com esse novo desafio no norte do Estado”, enfatizou. 

Giselda resumiu dizendo que o objetivo é atingir a meta quantitativa de 225 empresas e permitir que 50% delas em dois anos esteja exportando ou aumentando suas exportações, que foi a meta alcançada no primeiro ciclo. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: