Jornal Página 3

Jornal britânico 'The Guardian' passa a circular em formato tabloide em 2018

Quarta, 14/6/2017 18:43.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornal britânico "The Guardian" passará a circular no formato tabloide a partir do próximo ano.
A impressão do jornal será terceirizada para a companhia Trinity Mirror, responsável pelas publicações "Daily Mirror", "Sunday Mirror" e "Sunday People".

A mudança faz parte de plano de três anos de redução de custos da empresa Guardian Media Group (GMG), lançado em 2016 e que tem como objetivo colocar as contas da companhia no azul até abril de 2019.

Ela também afetará o "The Observer", edição dominical da publicação.

David Pemsel, o presidente-executivo do GMG, justificou a mudança dizendo que o número de pessoas que apoiam o jornalismo produzido pela empresa está em níveis nunca alcançados antes, porém a companhia precisa evoluir junto com a indústria gráfica para seguir produzindo seu jornalismo corajoso e premiado.

Ao noticiar a mudança, o jornal também registra que ela decorre de fatores como queda aguda da receita publicitária de suas edições impressas, migração de leitores para meios digitais e a dificuldade de obter fatia significativa de anúncios on-line, devido à concorrência com empresas como Google e Facebook.

O "The Guardian" circula desde 2005 no formato conhecido como berliner, com dimensões de 47 cm x 31,5 cm. No formato tabloide terá 28 cm x 43 cm.

Segundo a empresa, ela foi a primeira a adotar, no Reino Unido, o formato com o qual circulará até o final deste ano. Antes disso, adotava o padrão standard, de 60 cm x 75 cm.

Em abril de 2017, sua circulação média foi de 154 mil edições diárias, contra 341 mil no mesmo mês de 2005.

De acordo com a agência internacional AFP, apenas "Financial Times" e "Daily Telegraph" continuarão a ser publicados no Reino Unido no formato maior após a mudança no "The Guardian".

A AFP informa que o GMG registrou perdas de £ 69 milhões (cerca de R$ 292 milhões) em 2016 (exercício fiscal encerrado em junho).
O processo de reestruturação da empresa inclui plano de corte de 250 vagas, sendo 100 delas na redação.


Publicidade


Colunistas
por Fernando Baumann
por Sonia Tetto
por Saint Clair Nickelle
por Augusto Cesar Diegoli
por Marcos Vinicios Pagelkopf
por Enéas Athanázio
Cidade

PIB cresceu forte sob Pavan e Spernau e desacelerou entre 2010 e 2015


Cidade

Crise econômica impacta negativamente nas contas públicas  


Cidade

Vigoroso trabalho de recuperação está em andamento 


Policia

Soldados tiveram sete meses de aulas práticas e teóricas no 12º Batalhão


Guia Legal BC

Banda se apresenta no dia 5 de janeiro


Geral

Consórcio pode ser o fato mais relevante desde que as duas cidades se separaram 53 anos atrás 


Publicidade