Jornal Página 3

"Mentiras sinceras não nos interessam", por Leandro Rodrigues da Silva
Arquivo PMBC

Quarta, 10/1/2018 9:25.

Por Leandro Rodrigues da Silva

Passado pouco mais de um ano da posse do atual Governo Municipal, em muito aumentam as cobranças por parte da sociedade quanto ao prometido momento de novas ideias e mais eficiência na gestão da Prefeitura. Muito pouco do que se prometeu foi realizado; as ideias implementadas, em sua ampla maioria, são um museu de novidades e tem como pano de fundo a antiga geografia das urnas, que não premia o mérito da competência – mas sim a influência política como único mérito.

Poderia aqui destacar o alardeado banco de talentos para seleção de cargos comissionados, a prometida reforma administrativa ou as diversas trocas de secretários. Também o atraso para requisição da cessão do prédio da Escola Laureano Pacheco, o aumento da COSIP e a malfadada licitação da área azul.

Talvez a abertura do PA 24h do Bairro das Nações ou a não realização de eleições (prometidas) para a escolha dos diretores do colegiado da educação. Por fim, a comunicação sem eco no próprio governo, mas principalmente com a imprensa e a própria comunidade. Poderia falar muito, mas é preciso refletir com serenidade, reconhecer os acertos e apontar caminhos.

Os primeiros 100 dias passaram, faz tempo. O jovem prefeito tomou posse com apoio popular, num momento em que a sociedade aguardava renovação nas práticas governamentais. A oposição desde então tem feito seu papel de forma republicana e respeitosa, e cá entre nós, não se constitui em retardo ou empecilho permanente para o Governo. A base parlamentar possui ampla maioria no Legislativo, e a força da máquina do Executivo (com mais cargos de confiança do que Blumenau, Município três vezes maior) se fez sentir, por exemplo, nas eleições para as associações de moradores.

O ex-prefeito Piriquito está no comando da ADR, e o deputado Pavan em Florianópolis, contribuindo com diversas conquistas para a Cidade e região. O vice-prefeito é experiente, trabalhador e muito articulado. O empresariado local comprometido, querendo contribuir com novos projetos que criem um novo ciclo de desenvolvimento. E o orçamento do município, que já teve indicadores melhores, ainda assim é muito mais sustentável e superavitário do que o orçamento de 90% dos municípios brasileiros.

O cenário apresentado deveria dar as condições para que a Administração tivesse deslanchado já em seu início. Mas não é o que acontece, por motivos que observadores e analistas podem elencar. A mim fica cada vez mais claro de que mudança não se faz só com marketing e sem projeto claro, militância, formação, visão consistente de Cidade e envolvimento efetivo do líder maior com os grandes problemas de seu povo. No dia a dia, a eloquência por si não vence a competência e a experiência. Mas ainda é tempo, prefeito Fabrício José Satiro de Oliveira.

O PSDB deseja sucesso a vossa gestão, pois seu êxito será o de todos nós. Com a visão clara de que as eleições de sua sucessão se realizarão somente em 2020, o PSDB não atuará pelo quanto pior melhor, e nem lhe fará afrontas pessoais, pois nos pautamos pelo debate de ideias.

O mesmo PSDB que na campanha estava coligado somente com duas siglas e avisava do risco eminente de loteamento da máquina pública com a vitória de uma grande aliança, vem a público fazer-lhe um apelo: priorize a contratação de profissionais com formação, com ideal, com o necessário envolvimento comunitário, gente que ame esta Cidade e não veja em sua estadia na Prefeitura somente mais uma linha de destaque em seu currículo pessoal.

Na política não devemos praticar temeridades, mas faz-se necessária a coragem de tomar decisões arriscadas, imprescindíveis para o rompimento de paradigmas. É chegada a hora de uma escolha crucial: atender as aspirações do povo ou de seus aliados. Caso mude a rota e resolva ouvir nossa gente, o futuro lhe mostrará que este era sim o melhor a se fazer.

Antes de convocar o povo a realizar mais sacrifícios e a pagar mais impostos, faça humildemente o dever de casa. Enxugue a máquina pública, reduza secretarias, diminua o número de gratificações, faça mudanças estruturais que multipliquem a condição de realização de obras e melhorias nos Bairros. Isto sim permitirá a seu governo ser lembrado por gerações. Você que integrou o governo do Engenheiro Rubens Spernau bem sabe: a última grande reforma administrativa modernizadora em nossa gestão municipal foi justamente no período de vossa estadia na chefia de gabinete do Prefeito Spernau.

Creio ser importante também a apresentação do plano de metas de vosso governo, conforme determina a inovadora emenda a Lei Orgânica 15/2017, de autoria do vereador André Meirinho. Divida vosso plano de governo em áreas, tendo seus respectivos programas e projetos, desdobrados em ações. Permita a sociedade acompanhar seu nível de execução das promessas de forma democrática e colaborativa. Isto lhe permitirá, inclusive, justificar o não cumprimento de alguns compromissos com base técnica, sem ocasionar questionamentos políticos. Lembre-se: a transparência é o melhor dos detergentes.

Sou PSDB, e o PSDB na oposição permanecerá. Isto, porém, não nos impedirá de discutir, apresentar soluções, criticar com respeito; sentar na mesa quando convocados formos para contribuir de forma independente com a aprovação e viabilização de projetos que venham ao encontro das necessidades da sociedade praiana. A mesma sociedade que me parece muito intolerante com vosso governo. A imagem pública dele – indissociável da sua – é péssima.

Desculpas não resolvem problemas. Culpar e usar como parâmetro o governo anterior, não cola mais. Francamente, mentiras sinceras não nos interessam. Dr. Ulisses Guimarães, na Assembleia Nacional Constituinte, proferiu uma célebre frase: “O povo nos convocou para promover as mudanças. Ou mudamos, ou seremos mudados”. Desejo que seu governo mude, executando enfim as novas ideias, derrubando os muros do marasmo e entregando a todos nós a propagada nova Cidade apresentada no período eleitoral. Ainda há tempo...

Administrador Leandro Rodrigues da Silva, vice-presidente do PSDB de Balneário Camboriú


O Página 3 Online está aberto para sugestões e artigos de opinião. Interessados podem enviar textos para online@pagina3.com.br


Publicidade


Justiça

Ex-prefeito de Balneário Camboriú foi acusado de corrupção pelo Ministério Público 


Cidade

Pré-carnaval terá blocos e trio elétrico


Geral


Saúde

Cidade não é área de risco, mas recebe muitos visitantes que podem estar doentes. 


Cultura

Feira funciona todos os dias neste verão, mas aos sábados a programação é especial


Equilíbrio

Palhaças Sorella e Sollí vão interagir com o público aos finais de semana


Geral

Residência foi destruída por incêndio


Policia


Guia Legal BC


Empregos

Inscrições devem ser feitas pela internet    


Agora Balneario

DVA Automóveis finaliza ano de 2017 com grande vantagem sobre suas concorrentes