- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Saboroso: 11ª edição do festival gastronômico, em versão inédita de verão

Por Renata Rutes

Está acontecendo em Balneário Camboriú a 11ª edição do Balneário Saboroso, o festival gastronômico da cidade, considerado um dos principais do Sul do Brasil. Tradicionalmente, o Saboroso acontece em julho – mês de aniversário de Balneário, mas foi adiado e está sendo realizado agora por conta da pandemia de Covid-19, em uma inédita edição de verão, que segue até 20 de dezembro.
Com a participação de 22 restaurantes, entre veteranos e novos e contemplando gastronomia diversa, como mexicana, japonesa, árabe, italiana, fondue, hambúrguer, dentre muitos outros pratos que prometem agradar os paladares mais diversos (confira os participantes e menus completos no final desta reportagem). O menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) tem valor único de R$ 59,90 por pessoa.
.

Lançamento reuniu imprensa e autoridades

Representantes dos restaurantes no lançamento oficial
Osny, secretário Valdir e Margot.

O lançamento oficial da 11ª edição do Saboroso aconteceu na noite de quarta-feira (25), no Cristo Luz, em evento fechado para a imprensa regional e autoridades.

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau – entidade que organiza o evento, Margot Rosenbrock Libório, citou em um discurso emocionado o quanto 2020 foi um ano de aprendizado e muitos desafios. Mesmo assim, o BC Convention realizou dois eventos gastronômicos, a 1ª Mostra Gastronômica BC Convida à Mesa, em julho e bastante focada no delivery, e agora o Saboroso em sua edição verão.

“Cada pequeno passo é uma vitória e desistir não era uma opção”, disse, destacando que mesmo precisando adiar o festival, não deixariam de realizá-lo.

- Publicidade -

Margot reafirmou o quanto este ano exigiu dos empresários ligados ao turismo, que precisaram aprender na prática o significado da paciência, além de outras palavras novas, como lockdown, e que infelizmente a quarentena não durou apenas 40 dias.

“Aprendemos a viver um dia de cada vez, e que o ‘hoje’ é o único dia realmente garantido. Mas uma coisa temos certeza: essa experiência gerou muito aprendizado. Recomeçar é um percurso duro, mas estamos conseguindo vencer. O Saboroso também está sendo ressignificado e agradecemos muito os 22 empreendedores que estão participando conosco, pois o nosso evento não pode ter descontinuidade”, opinou.


O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, participou do momento, representando o prefeito Fabrício Oliveira. Ao Página 3, ele apontou que Balneário Camboriú é um destino turístico gastronômico, e que um evento como o Saboroso dá um ‘up’ para a gastronomia local e regional.

“É uma vitrine muito importante, que já integra o nosso calendário oficial da cidade”, analisou.

Walendowsky também destacou a participação dos empreendedores, elogiando a atitude deles em não desistirem do festival, mesmo com todos os percalços da pandemia.

“Eles são fundamentais nisso e nos apoiam em manter Balneário como um destino forte. Afinal, não existe destino turístico bom sem uma gastronomia de excelência”, disse.


O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú (COMTUR BC), Osny Maciel Junior, também participou do lançamento, representando todas as entidades da sociedade civil que não puderam ser convidadas por conta da pandemia.

“O Saboroso já é um evento maturado, e ele não é mais do Convention, é da cidade. Ele já faz parte de Balneário Camboriú. A continuidade dele mesmo com a pandemia é essencial, e acredito que será um sucesso nessa nova edição, pela proximidade com o verão e com a temporada”, salientou.

.

Programação paralela será virtual

O Balneário Saboroso também costuma contar com programação paralela, como palestras e oficinas, porém, por conta da pandemia, os eventos serão desta vez virtuais (através do Instagram @balneariosaboroso). Estão programadas duas transmissões ao vivo com chefs, entre eles o Campeão da 1ª Batalha dos Chefs de Balneário Camboriú, Willian Aimar, que vai apresentar a Batalha Viva, em uma aula show no dia 09 de dezembro, às 19h.

Chef irá recriar prato campeão

Chef Willian na Batalha dos Chefs e o seu prato.

Willian, que é chef executivo do restaurante Mood, localizado no Hotel Mercure, conversou com o Página 3 e relembrou a vitória na competição, ocorrida na edição de 2019 do Balneário Saboroso – que celebrou os 10 anos do festival.

Ele disse que vencer a Batalha dos Chefs exigiu muita dedicação e estratégia, e que decidiu no último dia de inscrição que iria participar.

“Eram 40 chefs inscritos, mas mesmo assim eu consegui levar o troféu. Meu prato da final tinha um contexto, seguiu totalmente a temática do litoral. A proteína era a tainha, foquei em deixá-la o mais natural e ‘praiana’ possível, selada com sal, pimenta e limão e com a pele crocante. Fiz uma farofa com a farinha de mandioca produzida por mim, usando banana da praia (chama de banana ouro), usei azeite de manjericão verde. A farofa representava a areia e o azeite de manjericão o mar, junto com a ova da tainha, que é o ‘caviar do litoral’. Sou apaixonado por massa e também fiz um ravioli trançado, com tiras de massa, prensadas entre uma e outra, lembrando as ondas do mar”, relembra.

- Publicidade -

Já que não haverá Batalha dos Chefs neste ano, Willian, em sua live, irá refazer o prato que lhe fez conquistar a vitória, explicando passo a passo a receita e suas inspirações.

“A vitória foi muito importante para a minha carreira e foi uma preparação para a Copa do Mundo de Gastronomia, que acontece a cada dois anos e eu quero participar. É o maior evento de gastronomia entre profissionais”, salienta.

“Saboroso exige responsabilidade e inovação”

Willian contou que em 2022 planeja abrir um restaurante em Balneário Camboriú e que seguirá apoiando o Balneário Saboroso, um evento que ele considera primordial para a gastronomia da cidade.

“Conheci o Saboroso em 2016, quando eu trabalhava em um restaurante na Praia Brava. Quando assumi o Mood, há três anos participamos do festival e naquele ano fomos os campeões de venda, com 1.823 pratos. O Saboroso é algo que exige responsabilidade e inovação na cozinha. Precisa ser algo seu, original. Nós sempre ficamos no top 5 de vendas”, conta.

Para a edição deste ano, Willian e sua equipe prepararam um menu com experiências novas: a entrada é um creme caprese de tomates assados com creme de búfala e tomates-cerejas confitados com manjericão, o prato principal é um entrecot grelhado com mini cebolas assadas ao vinho branco e molho chimichurri, acompanha ravioli de queijo brie com toque de menta e mousseline de abóbora cabotiá assada com flor de sal, já a sobremesa é uma exclusividade criada pelo chefe: um crepe recheado com creme brûlée.

“Se você buscar na internet, não existe. Busco trazer para o Saboroso uma criatividade total, é a chance de inovarmos, assim como o ravioli com brie e menta, que traz um frescor para o verão, e o creme caprese. Não é a salada tradicional, e sim um creme”, conta.

O chef vê que a visibilidade do festival é ‘essencial’ e que boa parte dos restaurantes se surpreendem com a venda, definindo que o evento é ‘uma exposição maravilhosa’, e que ‘unifica’ a gastronomia local e gera valor.

“Os clientes já esperam para ir no Saboroso, e nós que trabalhamos também vemos nesse momento a oportunidade de conhecer o trabalho de outros colegas. Eu mesmo gosto de ir em restaurantes participantes. Acredito que essa edição de verão vai ser uma surpresa e tende a ser muito positiva, já que é nesta época do ano, véspera de temporada. O Saboroso incentiva o público a conhecer lugares novos”, completa.

.

Campeã do ‘Que seja Doce’ também participará

No dia 16, também às 19h, é a vez da chef Catarina Rizzi Rosar, campeã do programa ‘Que seja Doce’, da GNT. A aula ao vivo terá como tema ‘O Natal e suas delícias’. O público vai poder acompanhar a apresentação dos chefs e interagir com eles pelo Instagram do Balneário Saboroso, direto da loja Camicado do Balneário Shopping.

;

Mity Sushi está participando pela primeira vez

O restaurante Mity Sushi, que está há cinco anos no mercado e fica localizado no térreo do Hotel Vieiras, na Rua México, no Bairro das Nações, está participando pela primeira vez do Saboroso.

A sócia-proprietária, Arissa Yoshitake Pereira, explica que os próprios clientes incentivaram que eles passassem a participar do festival, além da equipe do BC Convention, que também é cliente do restaurante e os convidou.

O Mity Sushi participou do BC Convida à Mesa e tiveram uma ótima experiência, estando agora no Saboroso.

“Assim que fomos convidados não pensamos duas vezes, já que é uma grande vitrine. É um desafio muito positivo, tivemos inclusive treinamento especial para o evento. Apesar da pandemia, o BC Convida à Mesa já foi muito positivo, e para o Saboroso estamos com expectativas ainda melhores”, salienta.

O Mity tem um diferencial: os pais de Arissa são japoneses, e a mãe, Dona Mity(foto)– que nomeia o restaurante, é sua sócia. Eles buscam incentivar que o público prove o sushi japonês mesmo, mas afirma que é inevitável não seguir o ‘fusion’, que é a união do tradicional com o sushi que os brasileiros conhecem e tanto gostam. Por isso, para o menu pensaram em produtos frescos, salientando que a própria comida japonesa já remete a isso. A entrada é um ceviche ao leite de coco, já o prato principal traz o sashimi de salmão, o de atum – que é o mais consumido no Japão, joys de salmão com geleia de pimenta, uramaki de camarão empanado, pepino e cream cheese, envolto com fatias de salmão defumado (a defumação é feita no Mity) e ovas de capelin; já a sobremesa foi escolhida pela própria Arissa, em parceria com a Doce Conexão, trata-se de um petit gateau de pão de mel recheado com doce de leite caseiro, com uma bola de sorvete de creme. “Acreditamos que teremos um bom movimento, já que felizmente as pessoas estão saindo mais de casa. E para quem não quiser vir até o restaurante, poderá pedir o menu do Saboroso no Mity via delivery”, acrescenta.

.

Farm Fresh Foods: restaurante ‘zero industrializado’ participa pela segunda vez

O casal Leandro Beccon e Joice Amorim Beccon são proprietários do Farm Fresh Foods, restaurante localizado na Praia Brava de Itajaí e participam pela segunda vez do Balneário Saboroso.

Leandro conta que o Farm é um restaurante formado por amantes da culinária saudável.

“Cada prato foi criado com muito carinho e originalidade, sob o lema ‘Somos artesãos dos nossos alimentos, somos zero industrializados’. Foram mais de dois anos de planejamento e treinamentos no Brasil, após decidirmos investir seis meses em Londres para complementar nossas pesquisas e o cardápio. O Farm iniciou logo após o retorno desta viagem, colocando em prática todo este conhecimento adquirido”, diz.

Já se passaram dois anos desde a fundação, e o empreendimento conta com alguns pratos diferenciados e já conhecidos pelos clientes, como o Nasi Goreng bowl (camarão grelhado, ovo mollet, arroz jasmine com curry vermelho levemente apimentado, especiarias e mix de castanhas, Relish de pepino, legumes da estação com edamame) e o tropical bowl, uma combinação de salmão grelhado, arroz negro com leite de coco, banana assada e legumes selecionados.

“O Balneário Saboroso é um dos maiores festivais do Brasil. Sempre participamos como clientes e ao entrar no ramo gastronômico já incluímos em nosso planejamento participar de eventos deste porte. É uma excelente vitrine, principalmente para quem está começando”, afirma.

A primeira participação do restaurante no Saboroso foi em 2019, e o empresário define que foi ‘muito especial’, principalmente pela conquista de novos clientes.

“A proposta do evento em criar um prato específico gera uma grande expectativa nos funcionários que logo foi correspondida pela aceitação do público. Outro ponto de destaque é a organização do evento, uma equipe fantástica que faz de tudo para ocorrer da melhor forma possível”, comenta. Para este ano, o Farm fez uma ‘grande pesquisa’, segundo o sócio, e ‘inúmeros testes’ para chegarem na escolha. O resultado foi: entrada, dois bolinhos de salmão com chutney de maracujá, prato principal: peixe branco grelhado com purê de aipim e leite de coco, ervilha torta com amendoim e manteiga de ervas, alho e limão e a sobremesa panacota de iogurte com calda de manga e maracujá e crumble. “Esperamos que a nossa participação neste ano seja mais expressiva do que no ano anterior, mesmo considerando o cenário atual de pandemia. Estamos ansiosos para o início do evento e muito felizes por conseguir participar em um período tão desafiador”, completa.

.

Guacamole é veterano: restaurante participa desde a primeira edição

O Guacamole Cocina Mexicana foi um dos incentivadores do Balneário Saboroso, há 11 anos, participando desde a primeira edição do evento. O Didge Steakhouse Pub, que é do mesmo dono, o empresário Chico Barão, também participava, mas o restaurante fechou por conta da pandemia. A Gerente de Marketing da rede – que nasceu em Balneário e hoje é uma franquia presente em diversos lugares do país (duas novas franquias do Guacamole Taqueria estão sendo abertas em Niterói/RJ e São José/SC e o Didge abriu uma unidade no Shopping Farol, em Tubarão, primeira franquia em shopping), Fernanda Barão, conta que sente um ‘orgulho enorme’ por terem participado de todas as edições do Saboroso até aqui e verem a repercussão que o festival possui.

“Já virou uma tradição e as pessoas esperam para saber quais restaurantes irão participar e qual será a criação do ano em cada um deles. O Saboroso impacta muito nas vendas, pois traz novos clientes, além de agradar também os mais fiéis que adoram experimentar os novos sabores que o Guaca traz a cada ano”, analisa.

Fernanda cita que é realmente um grande desafio para a equipe, depois de todos esses anos, ainda se reinventarem e apresentarem a cada edição um menu inédito.

“Mas vale muito a pena, pois acaba trazendo inovação para nossos clientes que são o foco do Guacamole desde o primeiro dia”, afirma.

A gerente, que é esposa de Chico, conta que 2020 foi atípico, pois o cardápio do Saboroso é sempre pensado para o inverno, já que o festival tradicionalmente acontece em julho, e que por isso precisaram adaptá-lo.

“Acredito que será uma abertura do verão em alto estilo. Quem sabe futuramente até não teremos uma versão Saboroso de verão?”, questiona.

Com isso, optaram por uma entrada mais leve que é a Flauta Verano.

“Digamos que é uma versão do rolinho primavera, porém com tortilla, recheada com queijo derretido, tiras de legumes e acompanhada da salsa picante do Guacamole”, diz.

Para o prato principal, optaram por um dos pratos mais pedidos da rede que são as fajitas de mignon, porém ela foi incrementada com molho quatro queijos e alguns outros ‘segredinhos’.

“A sobremesa este ano tenho certeza que será inesquecível. É a releitura do s´more (marshmallow assado com chocolate e biscoito) que muitos já ouviram falar, mas não sei se imaginaram como ficaria delicioso na versão mexicana. Nossa versão quesadilla desta sobremesa é recheada de chocolate, ovomaltine e marshmallow. Tudo quentinho e derretido acompanhado de sorvete de creme”, conta.

.

Chaplin também está presente desde o começo

O Restaurante Chaplin, tradicional e bastante conhecido em Balneário Camboriú, também participa do Balneário Saboroso desde a sua primeira edição, ocorrida em 2009.

A sócia-proprietária Gabriela Moro, salienta que sempre acreditaram no evento, pois sabiam que a junção de menus de ótimos restaurantes traria um resultado como o que veem hoje, com um público que aguarda pelo festival, que é um sucesso há 10 anos.

“Nós inovamos o nosso cardápio frequentemente e com o menu do Saboroso não é diferente. Acreditamos que é interessante para os clientes, pois a cada novo festival terão uma experiência diferente de apreciar um menu exclusivo. Além disso, a equipe é sempre desafiada a inovar nessa criação”, conta.

Para a edição deste ano, Gabriela conta que priorizaram os ingredientes frescos, como o palmito com mix de folhas e vinagrete de limão siciliano da entrada.

“No prato principal, temos os frutos do mar que são tradicionais do Chaplin, em um arroz mediterrâneo. Além disso, também teremos o menu vegetariano, que leva aspargos e queijo brie com pimenta. Na sobremesa escolhemos a tortinha de limão para complementar a harmonização de verão”, comenta, citando que a versão inédita de verão do festival tende a ser um desafio, ‘assim como tudo esse ano (risos)’.

“Mas não poderíamos deixar de fazer parte desse projeto que sempre nos acolheu tão bem, então esperamos que seja um incentivo para os clientes e que possamos recebê-los da melhor maneira possível”, pontua.

Segundo a proprietária, para o Chaplin o foco do Saboroso é atrair principalmente os clientes que não costumam ir sempre ao restaurante, para que conheçam e tenham uma experiência positiva.

“Assim, podemos cativar este cliente, atraindo um público novo. E também, é claro, oferecer um menu completo aos nossos clientes assíduos, o que já é diferente pra eles, pois o nosso estilo é de pratos servidos para duas pessoas e com o menu ele tem a experiência de degustar entrada, prato principal e sobremesa, em um conjunto de sabores que se complementam”, afirma.

.

PRESENTE PERSONALIZADO

Diante de tantos pratos diferentes e exclusivos, muitas pessoas fazem uma ‘rota gastronômica’ para experimentar o menu dos restaurantes participantes do festival. Quem ir em pelo menos em três estabelecimentos diferentes, vai ganhar um presente especial. Ao fazer o pedido no primeiro restaurante, o cliente recebe um cartão e ao completar três selos, leva para casa um copo de cerveja de cristal personalizado do Balneário Saboroso.

.

Restaurantes participantes e seus menus

  • Thai Garden – Asian Cousine – Entrada: Bolinho Tailandês, prato principal: Pescado à Moda Thai com camarões e sobremesa: Coconut Thai.
  • Cedrus Restaurante – Entrada: Shish Barak de Abóbora, prato principal: Filet Mignon Turco e sobremesa: Hrisset Louz – Apaixonado Por Amêndoas.
  • Indaiá Restaurante – Entrada: Fondue de queijo de manjericão com parmesão, prato principal: Fondue de carnes e sobremesa: Fondue de chocolate ao leite com creme de doce de leite.
  • Yujin Temakeria – Entrada: Salmão Tamago, prato principal: Combinado Saboroso Yujin e sobremesa: Creme Sensação.
  • Pecorino Bar & Trattoria – Entrada: Foccacia di Parma e Rúcula, prato principal: Gnocchi Al Ragu de Costela e sobremesa: maçã assada com calda de morangos e aromatizado com folhas de hortelã.
  • Campano Carne e Fogo – Entrada: Salada da Fazenda, prato principal: Bife de Chorizo Grelhado e sobremesa: Torta de Chocolate Belga.
  • Chaplin Restaurante – Entrada: Flauta de Palmito, prato principal: Arroz Mediterrâneo e sobremesa: Torta de Limão.
  • TAJ Bar – Entrada: Salada TAJ, prato principal: Fettuccini de Palmito e Camarões e sobremesa: Crumble de canela.
  • Mity Sushi – Entrada: Ceviche ao Leite de Coco, prato principal: Combinado Fuji e sobremesa: Doce Conexão (pão de mel recheado com doce de leite, servido com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas).
  • Soho Restô Bar – Entrada: Brigadeiro de Bacon e Espinafre, prato principal: Mignon com Nhoque de Batata e sobremesa: Tijolinho Cremoso de Tapioca.
  • General Pepper Hamburguers e Cia – Entrada: Bolinho de peixe, prato principal: Major Cheddar e sobremesa: General Brownie Chocolate.
  • Porto Cabral – Flutuante – Entrada: Brusqueta de Focaccia, prato principal: Fettuccine al Maré e sobremesa: Baía di Cioccolate.
  • Guacamole Cocina Mexicana – Entrada: Flauta Verano, prato principal: Fajita Mignon 4 Queijos e sobremesa: S’more quesadilha de Marshmallow.
  • Champagne Restaurante e Bar – Entrada: Ravioli Crocante de Zucca, prato principal: Bombom de Brisket e sobremesa: Pavlova de Frutas Frescas.
  • Farm Fresh Food – Entrada: Bolinhos de Salmão, prato principal: Peixe Grelhado com Purê de Aipim e sobremesa: panacota de iogurte servida com calda de manga e maracujá com crumble.
  • Dom Amado Restaurante – Entrada: Seleção de Queijos Internacionais, prato principal: Bife de Chorizo Premium e sobremesa: Crumble de Maçã.
  • Kombina Felice – Brava Mall – Entrada: Salada de alcachofra grelhada, prato principal: Escalope de Mignon com Spaghetti e sobremesa: Tartelete de Chocolate.
  • Blackpot BC – Entrada: Fondue de Cheddar com Bacon, prato principal: Fondue de Carnes e sobremesa: Fondue de Chocolate com Leite Ninho.
  • La/Belle – Entrada: Carne Cruda, prato principal: Spaghetti alla Carbonara e sobremesa: Cheesecake com calda de Maracujá.
  • Hugani – Entrada: Ceviche de Linguado Fresco, prato principal: Camarão à Talhandesa e sobremesa: Sableé.
  • Mood Restaurante – Entrada: Creme Caprese e Búfala, prato principal: Entrecot Grelhado e sobremesa: Crepe de creme Brûlée.
  • Papparella Pizzaria – Entrada: Queijo Brie com Mel Trufado, prato principal: Filet Mignon e Gnocchi de batata e sobremesa: Pudim de Leite Moça.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -