Jornal Página 3

Campanha de vacinação contra gripe tem boa procura
Waldemar Cezar Neto.
Fila da vacina contra a gripe, ontem, no Posto de Saúde Central.
Fila da vacina contra a gripe, ontem, no Posto de Saúde Central.

Termina nesta quinta-feira (20) a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, reservada somente para maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas, por determinação do Ministério da Saúde.

A partir de segunda-feira (24) a campanha segue para os demais grupos prioritários e também para maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas que não conseguiram vacinar nesta semana.

Em Balneário Camboriú no primeiro dia foram aplicadas 1.300 vacinas, das quais 1.144 em idosos e o restante em pacientes crônicos. A procura maior sempre é no Posto Central e os primeiros dias sempre apresentam filas.

“O idoso é o carro-chefe e o que tem maior aderência”, explicou Laís Emídio, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE).

Segundo ela o primeiro dia foi considerado de movimento fraco, com exceção do Posto Central, onde foram aplicadas 814 doses. Mas no segundo dia a procura normalizou e cresceu em todas as unidades.

O Dia D, data da mobilização nacional, será 13 de maio. A campanha termina no dia 19 de maio.

Este ano a secretaria da Saúde espera atingir 90% ou mais da meta estabelecida. Junto com a campanha contra Influenza, as pessoas podem vacinar contra o tétano (ou fazer o reforço ou começar do zero quem não tem comprovante vacinal) e as gestantes poderão vacinar contra dT (vacina bacteriana dupla do tipo adulto contra difteria e tétano) e dTpa (tríplice bacteriana acelular do adulto), com objetivo específico na gestação de proteger contra tétano neonatal e coqueluche no recém nascido.

As vacinas podem ser feitas em todas as unidades de saúde, além do Núcleo da Atenção ao Idoso (NAI), Núcleo de Atenção a Mulher (NAM) e Posto de Atenção Infantil (PAI).

É importante levar a carteirinha de vacinação. Portadores de doenças crônicas devem apresentar requisição médica.


Quinta, 20/4/2017 10:50.
Publicidade


Colunistas
por Céres Fabiana Felski
por Waldemar Cezar Neto
por Sonia Tetto
por Augusto Cesar Diegoli
por Saint Clair Nickelle
Empregos

Com terceirização os 157 contratados poderão ser mantidos no emprego. Veja as vagas disponíveis.


Cidade

Evento acontecerá terça-feira, às 9h, no Cine Itália. 


Cultura

Na programação 76 filmes, feira, cursos e palestras  


Cidade

Aplicativo é voltado para turistas e moradores 


Mundo/Internacional


Publicidade

Projetos têm nomes de árvores nativas e podem ser adequados ao gosto dos clientes


Publicidade