Jornal Página 3

Na Semana da Pessoa com Deficiência, APAE promove Seminário de Autodefensoria
Na Autodefensoria local: o casal titular Fabrício de Oliveira Lima e Nara Deise da Silva Flores e o casal suplente, Elivelton Branco Carneiro e Marina Cunha Philipps.
Na Autodefensoria local: o casal titular Fabrício de Oliveira Lima e Nara Deise da Silva Flores e o casal suplente, Elivelton Branco Carneiro e Marina Cunha Philipps.

Quarta, 23/8/2017 10:19.

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lembrada em todo o país (21 a 28 de agosto), a APAE de Balneário Camboriú realiza o 2º Seminário de Autodefensoria e Família, nesta quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores.

O público alvo são os alunos, pais, professores, cursistas do Magistério, Pedagogia, Direito, Psicologia, Serviço Social e comunidade em geral.

A diretora da Apae local, Sandra Mara Luchtenberg disse que 11 Apaes da região estarão representadas e o tema será ‘A Inclusão da Pessoa com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações.

A autodefensoria é um movimento das Apaes de todo o país que tem por objetivo dar vez e voz para as pessoas portadoras de deficiência intelectual. “Para que elas possam lutar por seus direitos perante a sociedade e compreendam que são parte dela e por isso também tem deveres e obrigações a cumprir”, explicou Sandra.

No Brasil a Autodefensoria teve início em 1986, no 9o Congresso Mundial da Liga Internacional de Associações para Pessoas com Deficiência Intelectual, realizado no Rio de Janeiro. Na Apae de Balneário Camboriú o movimento começou a ser trabalhado em meados de 2004.

A Autodefensoria local conta com dois casais de alunos, que tem a função de defender os interesses dos demais colegas, sugerindo ações de aperfeiçoamento e luta de direitos. Eles são porta vozes de seus companheiros junto à diretoria da instituição e à sociedade.

A APAE de Balneário atende hoje 246 portadores de deficiência, de 0 a 65 anos.

Além do Seminário, a APAE local participará do Baile da Garota e do Garoto Especial, nesta sexta-feira (25), em Itapema; no sábado e domingo haverá leitura de textos sobre pessoas com deficiência em todas as igrejas e casas de orações e na segunda-feira (28), a APAE estará aberta para visitação (Rua 1926, 1260). Informações 33670636.

Seminário

Quinta-feira (24), das 13h30 às 17h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

13h30- Coffee Break

14h- Abertura Oficial (Autoridades, Hino Nacional e Hino de Balneário Camboriú, fala da Presidente e da Diretora da APAE BC).
14h30- Apresentação do Coral da APAE BC
14h45- Palestra: ‘Autodefensoria: Uma Proposta de Inclusão Social’
Palestrante: Vanessa Ferreira- cursou Pedagogia pela UNC- Universidade do Contestado, Especialista em Educação Especial, cursou MBA em Gestão de Pessoas,
atua como coordenadora pedagógica e coordenadora local do Movimento de Autodefensoria.
15h15- Palestra: ‘Autodefensoria no Estatuto da Pessoa com Deficiência: Instrumentos de (Auto) Inclusão’
Palestrante: Jonas Kleber da Silva- Advogado; cursou Direito pela Univali, Pós-Graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc); ex- presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB na Subseção de Balneário Piçarras, atua como advogado no escritório Fleith Advogados Associados em Balneário Piçarras, Barra Velha e Itajaí.
16h- Palestra: ‘Repensando a Inclusão: A Psicologia e suas Contribuições’
Palestrante: Marina Corbetta Benedet- Cursou Psicologia pela Univali, especialista em Psicopedagogia Escolar e Clínica, Mestre e Doutora pela UFSC, atua como psicóloga
Clínica, professora na Univali, focalizadora e professora de dança.
16h45- Espaço para perguntas
17h- Encerramento


Publicidade


Colunistas
por Fernando Baumann
por Sonia Tetto
por Saint Clair Nickelle
por Augusto Cesar Diegoli
por Marcos Vinicios Pagelkopf
por Enéas Athanázio
Guia Legal BC

Banda se apresenta no dia 5 de janeiro


Geral

Consórcio pode ser o fato mais relevante desde que as duas cidades se separaram 53 anos atrás 


Publicidade