Jornal Página 3

Aos 20 anos Hospital de Olhos de Santa Catarina está sendo ampliado

Segunda, 24/7/2017 10:28.

O Hospital de Olhos de Santa Catarina está completando 20 anos, mas seu fundador, o Dr. Wislen Roberto dos Santos Braga, pratica medicina na cidade há quase quatro décadas.

Ao concluir sua especialização no Rio de Janeiro, Wislen, natural de Araguari, uma cidade do porte de Balneário Camboriú em Minas Gerais, traçou como meta praticar oftalmologia no interior, numa região onde sua habilidade pudesse fazer diferença.

Escolheu Balneário Camboriú, porque na época ninguém operava olhos na região de Itajaí. “Era um tabu tocar no olho, mas as cirurgias já estavam sendo realizadas e o que se precisava era de um bom treinamento, um bom microscópio e material cirúrgico para desenvolver o trabalho” relembra o médico.

Wislen se diz grato aos médicos pioneiros na cidade que o acolheram. Dentre eles José Roberto Spósito, Murilo Miguez, Jáu Noé Gaya e José Geraldo Simões Flório. “O Gaya me abriu as portas do hospital para que eu pudesse operar”.

O médico também trabalhou no Hospital Marieta e quando fez o primeiro transplante de córnea em Itajaí levou um susto porque, avisada pela direção, a imprensa compareceu em peso e deu ampla divulgação à cirurgia que na época era novidade.

Wislen conta que naquela época estava iniciando na América do Sul o implante de lentes em pacientes com cataratas e os pioneiros na técnica foram seus professores no Rio de Janeiro, o que o habilitou a realizar essas cirurgias.

Catarata é uma enfermidade que acomete grande parcela da população e Wislen perdeu a conta de quantos pacientes curou. No começo, com as técnicas disponíveis, conseguia fazer duas cirurgias numa manhã, hoje com equipamentos sofisticados isso multiplicou por cinco ou seis.

“A catarata é igual a cabelo branco, vem mais cedo ou mais tarde, mas vem” destaca Wislen que em cada um dos vários mutirões beneficentes promovidos pelo Lions Clube chegou a fazer cirurgias gratuitas em 70 pacientes.

A decisão de fundar um hospital especializado teve como origem a preocupação com a boa medicina, evitar os riscos existentes num hospital geral onde são feitas cirurgias em pacientes contaminados.

“Você ia realizar uma cirurgia de catarata e antes a sala estava ocupada por abdômen agudo, um apêndice supurado, por mais que limpassem não tinha segurança para operar, então a gente queria ter uma coisa limpa”, recorda o médico.

Com 20 anos, consolidado como centro de referência em oftalmologia, o Hospital de Olhos de Santa Catarina está sendo ampliado. A parte clínica irá para um prédio nas imediações e a capacidade da área cirúrgica, hoje para duas cirurgias simultâneas, será duplicada.

Hoje são oito médicos, a ideia é ampliar a equipe e oferecer a estrutura de cirurgias para outros especialistas operarem pacientes não contaminados.

Aos 70 anos, trabalhando com frequência mais de 12 horas por dia, realizando cirurgias e consultas, Wislen afirma que um hospital nunca está pronto, porque a tecnologia avança e novos aparelhos são desenvolvidos.

A atualização dos médicos também tem que ser constante através de cursos, palestras e troca de conhecimentos com colegas.

Wislen destaca que a medicina oftalmológica avançou muito na região, temos grandes médicos que sabem os seus limites, porque é importante na medicina saber os limites. “Temos profissionais conscientes na região, aqui comigo, em outras clínicas, ou mesmo em consultórios particulares, tanto aqui quanto em Itajaí, executando um excelente trabalho. Na época em que nós viemos estava meio difícil, mas hoje tem”, concluiu.

Dr. Wislen, fundador do Hospital de Olhos de Santa Catarina.


Publicidade


Colunistas
por Augusto Cesar Diegoli
por Marcos Vinicios Pagelkopf
por Enéas Athanázio
por Fernando Baumann
por Sonia Tetto
Geral

Começou na segunda-feira e segue até quarta-feira 


Cultura

Edital vai distribuir R$ 920 mil para projetos culturais


Geral

Consórcio pode ser o fato mais relevante desde que as duas cidades se separaram 53 anos atrás 


Comercial

Promoções Rosar Alimentos para esta semana