Jornal Página 3

CEFIR: em 20 anos males da coluna continuam sendo a maior demanda

Terça, 25/7/2017 7:10.

O Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) completou 20 anos domingo (23), mas a comemoração vai acontecer nesta quarta-feira (26), com a presença do prefeito Fabrício Oliveira. Durante todo o dia as portas estarão abertas para quem quiser conhecer o local. O atendimento não sofrerá alterações, mas os pacientes poderão desfrutar de alguns ‘agrados’, como saborear um bolo e frutas.

Atualmente são realizados cerca de dois mil procedimentos por mês, em cinco áreas específicas, atendidas por 16 fisioterapeutas. As áreas são Traumatoortopedia; Neurologia; Respiratória; Uroginecológica e Acupuntura.

Os profissionais utilizam aparelhos na eletroterapia (tratamento por eletroestimulação), hidroterapia em turbilhão (tanques com água aquecida que funcionam como hidromassagem), cinesioterapia (aparelhos como esteira, bicicleta, barras e outros), além da terapia manual.

COLUNA

O carro-chefe dos atendimentos continua sendo as lombalgias (coluna) e acidentados, principalmente com motos.

Segundo o coordenador do Cefir, o fisioterapeuta e acupunturista Ney Peixoto Smith, a lombalgia representa quase 50% dos procedimentos.

“As pessoas que mais procuram tem mais de 40 anos, porque o sedentarismo é muito grande, falta de atividade física resulta em problemas na coluna”, disse. Neste aspecto o cenário não mudou muito, há duas décadas, a coluna já era a maior demanda.

O COMEÇO

Em 23 de julho de 1997 o prefeito Leonel Pavan e seu secretário de Saúde João Alfredo Moojen inauguraram a primeira unidade de saúde especializada em fisioterapia em uma prefeitura de Santa Catarina. Até o nome - Centro de Fisioterapia e Reabilitação (Cefir) nasceu de uma conversa na saúde municipal e acabou sendo usado por vários outros municipios. Até então os pacientes eram atendidos em outros municipios ou terceirizados em clínicas particulares pagas pelo SUS.

Paulo Crócomo participou da criação do Centro, foi um dos fundadores e foi o primeiro coordenador do Cefir. Hoje está completando 26 anos como fisioterapeuta no Cefir.

“Quando começou éramos em três e o fisioterapeuta era generalista. Hoje todos se especializaram, cada um atende uma área. Mudou muito a qualidade do serviço em relação às especialidades”, comentou Crócomo, que se especializou em ortopedia e acupuntura. Além de conhecer toda história, ele mantém um acervo fotográfico desde o início do Centro.

REFORMAS

A primeira reforma com ampliação aconteceu no ano 2000 e em 2007, no governo de Rubens Spernau, o prédio foi demolido e reconstruído porque sua capacidade estava totalmente esgotada.

MAIS UM

A demanda é cada vez maior. O número de pessoas que precisam atendimento cresce muito e isso gera uma espera que varia conforme a necessidade do paciente.

“Um paciente ‘vermelho’ (pós-operatório ou dor aguda) vai esperar uns 30 dias. Já um paciente ‘amarelo’(problemas crônicos) poderá esperar de 70 a 90 dias. E isso porque já conseguimos reduzir as filas”, explicou Smith, sugerindo que o municipio está precisando uma segunda unidade.

CONSULTAS

O atendimento é exclusivo para moradores de Balneário. O paciente precisa de uma indicação médica por escrito. Vai no Cefir marcar a consulta e passa por uma triagem, onde será classificado como paciente ‘vermelho’ ou ‘amarelo’, dependendo do seu estado.

Em alguns casos, o CEFIR busca o paciente em casa com carro adaptado, desde que haja agendamento.

O Cefir fica na Rua México, 875, Bairro das Nações.
Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Telefone (47) 3367 9300. 

 

O cefir no ano de 1997

 

Ney Smith e Paulo Crócomo. O atual coordenador e o idealizador.


Publicidade


Colunistas
por Augusto Cesar Diegoli
por Marcos Vinicios Pagelkopf
por Enéas Athanázio
por Fernando Baumann
por Sonia Tetto
Geral

Começou na segunda-feira e segue até quarta-feira 


Cultura

Edital vai distribuir R$ 920 mil para projetos culturais


Geral

Consórcio pode ser o fato mais relevante desde que as duas cidades se separaram 53 anos atrás 


Comercial

Promoções Rosar Alimentos para esta semana