Jornal Página 3

Marieta fará mutirão de exames de colonoscopia
Jonas David

Quarta, 20/9/2017 11:22.

Mais de duas mil pessoas esperam na fila do SUS para fazer o exame de colonoscopia no Hospital Marieta. Aproveitando o Setembro Verde o Marieta decidiu fazer um mutirão neste sábado (23), para aliviar a fila.

Segundo o médico coloproctologista Rafael Felix Schlindwein a iniciativa faz parte do mês da prevenção ao câncer de intestino. “Por isso resolvemos abrir o atendimento neste sábado para aumentar o número mensal de exames que já realizados em nossa rotina diária”, disse o especialista.

Médicos especialistas estarão mobilizados para fazer 26 atendimentos no mutirão de sábado. O exame é fundamental para identificação precoce da doença, considerada o terceiro câncer de maior frequência no país.

Para evitar o aparecimento de lesões ou tuores no intestino, Schlindwein recomendou manter uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. “Outra dica para o bom funcionamento intestinal é a ingestão regular de água e fibras, fatores primordiais para a prevenção do câncer de intestino”, explica.

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) era de 34 mil novos casos do câncer no último ano, sendo 16 mil homens e 17 mil mulheres.

Pessoas que notarem mudança no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre, desconforto abdominal e sangramento em fezes ou anal devem procurar um médico coloproctologista com urgência.

Saiba mais sobre o Setembro Verde aqui.


Publicidade


Colunistas
por Augusto Cesar Diegoli
por Marcos Vinicios Pagelkopf
por Enéas Athanázio
por Fernando Baumann
por Sonia Tetto
Geral

Começou na segunda-feira e segue até quarta-feira 


Cultura

Edital vai distribuir R$ 920 mil para projetos culturais


Geral

Consórcio pode ser o fato mais relevante desde que as duas cidades se separaram 53 anos atrás 


Comercial

Promoções Rosar Alimentos para esta semana