- Publicidade -
- Publicidade -
27.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Escolas públicas de Balneário Camboriú estão sendo 100% assistidas pelas forças de segurança

Os gestores da rede municipal de ensino estão passando por uma capacitação voltada para a segurança escolar

A partir desta segunda-feira (10) as escolas e creches da rede municipal e estadual de Balneário Camboriú estão sendo 100% assistidas por policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito, que ficarão durante todo o período de atividade, para garantir mais segurança aos alunos, pais e professores, após o ataque ocorrido na última semana, em uma creche em Blumenau. A prefeitura também estuda a contratação de vigilantes e de um sistema de segurança, inclusive com detectores de metal.

Divulgação/PMBC

Forças de segurança permanecerão nas escolas e creches

Segundo o secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira Junior, os GMs, PMs e agentes de trânsito vão cobrir todas as escolas e creches públicas da cidade por um período ainda indeterminado. Essa foi a resposta mais rápida decidida em reunião com o prefeito Fabrício Oliveira, após o ataque ocorrido em Blumenau e que vitimou quatro crianças, na última semana.

“Os guardas, policiais e agentes de trânsito irão assistir as entradas e saídas das escolas e creches e também ficarão nas unidades durante o período das aulas. Estamos trabalhando com nossa escala máxima e com sobreaviso para atender. Nesse primeiro momento, vemos que essa presença é necessária. Porém, temos um efetivo máximo e não temos como ‘inventar’ mais guardas. O objetivo é trabalhar para que as outras medidas de segurança entrem logo em vigor para que os agentes possam retornar para a rua. Por enquanto, vamos manter a presença todos os dias, mas vamos avaliando diariamente para ver como está sendo”, explica.

- Publicidade -

Próximos passos: reforço na estrutura das escolas

Divulgação/PMBC

Castanheira salienta que todos os botões de pânico da rede municipal estão funcionando, assim como as câmeras de segurança. Os próximos passos da prefeitura para reforçar a segurança nas escolas será a contratação de vigilância privada e a instalação de detector de metais. O secretário também irá visitar as unidades (escolas municipais e estaduais) para saber como cada uma está e verificar se é preciso alguma alteração nas entradas e saídas, além de subir muros e verificar a segurança das salas de aula.

“Também estamos bolando um folder que vai para as escolas, onde haverá informações que indicam como as pessoas devem proceder em casos de emergência. Queremos finalizar nesta segunda-feira (10), pois é urgente. Pretendo ir nas escolas palestrar sobre essas orientações. Após a instalação de todas as medidas de segurança, faremos então a simulação para que os professores e alunos saibam na prática como proceder em caso de emergência, mas somente quando todo o sistema for instalado”, acrescenta.

Balneário ainda não teve ameaças registradas

O secretário pontua que até o momento não houve nenhuma ameaça de ataque em escolas e creches de Balneário, mas que estão se antecipando para que, se algo possa acontecer, todos já estejam preparados.

“Percebemos que os pais ficaram satisfeitos ao ver os GMs, PMs e agentes de trânsito nas escolas, se sentem amparados. Estamos com efetivo somente na rede municipal e estadual, pois há o entendimento de que as escolas particulares podem tomar outras medidas. Até o momento, em Balneário está tudo tranquilo, mas em outras regiões do país já aconteceram ameaças, pessoas promovendo o caos. Cabe às forças de segurança separar o que tem fundo de verdade e o que é simplesmente para tumultuar. Temos que ficar alertas com isso, mas sem negligenciar informações que vêm, com um trabalho bem minucioso”, completa.

Gestores estão passando por capacitação

O secretário de Educação de Balneário Camboriú, Marcelo Achutti, também conversou com o jornal e relatou que a presença das forças de segurança permite que os pais se sintam ‘um pouco mais aliviados’ em deixar os filhos nas escolas. Porém, a prefeitura está indo além e, nesta segunda (10), todos os gestores da rede municipal de ensino, incluindo creches e escolas, estão passando por uma capacitação junto ao 12º Batalhão de Polícia Militar da cidade.

“O tema é segurança escolar, estamos participando desse curso de capacitação, com várias informações. Vejo que a integração entre forças de segurança tem dado resultado positivo, gerando uma maior tranquilidade aos alunos, pais e profissionais da educação”, comenta.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -