SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Dia dos Namorados, data aguardada com entusiasmo por casais em todo o país, costuma aquecer o comércio e impulsionar as vendas no varejo.
No entanto, o período também é marcado por um aumento nos golpes virtuais, especialmente entre consumidores que buscam presentes online para surpreender seus companheiros.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), é comum, nessa época do ano, a atuação de criminosos que criam sites falsos simulando lojas virtuais, além de promoções inexistentes divulgadas por e-mail, SMS e mensagens no WhatsApp.
Para evitar cair em golpes ou gastar dinheiro com falsas promoções, é fundamental que os consumidores conheçam as fraudes mais comuns e saibam como se proteger.
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QUAIS SÃO OS GOLPES MAIS COMUNS?
Além dos golpes aplicativos por email, SMS e mensagens no WhatsApp, a Febraban também alerta consumidores sobre as opções de compra por meio de redes sociais.
A federação diz que o cliente deve verificar se o perfil tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também ler comentários de outros consumidores sobre compras e prazos de entrega.
SITE QUE PARECE REAL
A checagem da reputação da empresa em sites de reclamações também é essencial para evitar os golpes. Ivo Mósca, diretor de inovação, produtos e serviços da Febraban, diz que, nesses casos, as fraudes são aplicadas por perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a compra.
“Os bandidos criam perfis falsos que investem para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores”, afirma Mósca. Ele também alerta sobre produtos oferecidos por valores muito abaixo do que é vendido no comércio em geral.
FALSO PRETENDENTE
A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) chama atenção para um novo tipo de fraude: golpistas que se passam por pretendentes românticos em aplicativos de encontros ou trocas de mensagens, com o objetivo de conquistar a confiança da vítima e obter vantagens financeiras.
Segundo a associação, esse tipo de golpe se tornou recorrente em sites e plataformas digitais há um documentário sobre o golpista do Tinder, onde os criminosos criam perfis falsos com fotos e informações manipuladas.
O suposto interessado evita encontros presenciais ou chamadas de vídeo, mas mantém uma comunicação constante. Com o tempo, surgem pedidos de ajuda financeira, geralmente ligados a situações emergenciais ou promessas de um encontro que nunca acontece.
Após o envio do valor solicitado, o criminoso desaparece.
“Golpistas aproveitam datas comemorativas para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas, explorando a emoção e a pressa das vítimas. Por isso, é fundamental redobrar a atenção: não compartilhe dados bancários, evite transferências a desconhecidos e desconfie de pedidos urgentes, mesmo que venham de quem parece ser confiável”, diz Leandro Vilain, CEO da ABBC.
Para não cair neste golpe, a ABBC também afirma que o consumidor deve evitar “perfis pefeitos demais” com fotos e vídeos muito produzidos, histórias de sucesso extremo ou conteúdos com sinais de manipulação.
O consumidor deve desconfiar de declarações de amor muito precoces e nunca deve fazer transferências ou compartilhar dados bancários com desconhecidos.
É necessário ainda o cuidado com o envio de fotos íntimas. Em alguns casos, golpistas chantageiam a vítima, ameaçando divulgar imagens ou vídeos pessoais se não houver pagamento.
FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO
Fraudadores se passam por bancos ou operadoras para obter dados sensíveis. Consumidores devem se atentar, pois instituições sérias nunca pedem senhas ou códigos por telefone. Duvide e contate a empresa pelos canais oficiais.
MAQUININHA ADULTERADA, COLETA DE SELFIE E COBRANÇA DE FRETE FALSO
Neste golpe, criminosos se passam por representantes de lojas, perfumarias ou mercados e afirmam que a vítima ganhou um presente. Para liberar a entrega, exigem o pagamento de uma suposta taxa, que só pode ser feita por cartão. Quando vão realizar a cobrança, usam maquininhas com visor quebrado ou ilegível, cobrando valores muito maiores do que o informado.
Em outra variação, pedem o pagamento antecipado de taxas ou impostos falsos. Também é comum solicitarem uma selfie da vítima, sob o pretexto de registrar o recebimento. Depois, essa imagem pode ser usada para acessar contas, fazer transações ou abrir contas falsas.
COMO EVITAR CAIR EM GOLPES?
A Febraban indica os seguintes cuidados para evitar golpes nesta data:
Nas compras online
– Sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS
– Acompanhe as compras realizadas pelo aplicativo do cartão, e caso desconheça alguma transação, bloqueie-a e entre em contato com a administradora
– Nunca clique em “SIM” para gravar sua senha em sites, aplicativos ou em seu navegador
– Ao pagar com boleto, Pix ou transferências sempre confira se o nome do beneficiário é de quem realmente deve receber o valor
– Dê preferência para o uso do cartão virtual para as compras online
– Caso receba uma ligação pedindo dados pessoais, desligue e procure o gerente de sua conta imediatamente, de preferência, em outro aparelho de telefone
Nas compras em lojas físicas
– Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa; confira o valor antes de digitar a senha e proteja o código de segurança
– Peça sempre o comprovante impresso da compra
– Se o cartão não passar de primeira, redobre a atenção: não deixe que o levem para longe de você para passar em outra máquina e acompanhe de perto a segunda tentativa
– Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu
– Ao utilizar o QR Code para pagamento, confira se o destinatário da transação é o beneficiário correto
PROMOÇÃO DE VERDADE OU ARMADILHA?
Para evitar golpes de preço falso, o Procon-SP indica que os consumidores devem pesquisar os preços antes de comprar. Além disso, todo o material publicitário e o regulamento das promoções devem ser lidos e guardados.
Artigos expostos em vitrines devem ter o preço à vista e o total a prazo nos produtos expostos, bem como as condições de pagamento. O órgão ressalta que pagamentos efetuados com cartão de crédito não podem ter valor mínimo.
Com relação a compras online, o órgão informa que o consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar da aquisição ou do recebimento, sem custo.
O QUE FAZER SE CAIR EM UM GOLPE?
As intuições explicam que, se for vítima de um golpe, o consumidor deve notificar imediatamente as autoridades policiais, o banco e a operadora de cartão pelos canais oficiais.
Também é recomendável comunicar a operadora de telefonia caso tenha o smartphone roubado, perdido ou furtado, e bloquear remotamente o dispositivo para evitar o uso indevido de aplicativos financeiros.
Mais informações sobre golpes podem ser encontradas no site da ABBC (https://www.temcaradegolpe.com.br/).