Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Balneário Camboriú entrará no mapa mundial de Designers de Interação

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação

Quarta, 11/7/2018 15:27.

Inspirados por Joinville, terra de grandes startups como ContaAzul, e por Florianópolis que sediou o encontro sul-americano de designers de interação no ano passado, profissionais de Balneário estão inaugurando um grupo local de fomento à profissão que ainda é novidade para muitos. O evento acontecerá dia 18 de julho, quarta-feira, às 19 horas no CineramaBC Arthouse. As inscrições custam 10 reais, com limite para 80 pessoas.

O evento de lançamento em Balneário está sendo viabilizado por empresas de tecnologia do próprio município, como a Qualyteam, dona do software para gestão da qualidade mais usado da América Latina e MFit Personal, startup de aplicativos para profissionais de educação física.

Ingressos podem ser adquiridos aqui.

A intenção do grupo é discutir práticas de design, divulgar referências na área e impulsionar o mercado de forma voluntária, através de eventos e encontros frequentes.

Saiba mais

O designer de interação, ou designer de experiência do usuário, é um profissional que costumava aparecer apenas em grandes empresas de tecnologia como a Apple, onde o termo foi cunhado. Mas com a recente onda de startups e empresas de tecnologia e inovação, este profissional está sendo requisitado em estruturas menores. Ele é responsável por melhorar a experiência que um cliente tem com o produto ou serviço. Passou a estar mais presente em novos projetos porque tem mais habilidade em conhecer as necessidades do público-alvo, o que reduz as chances de fracasso de novos produtos.

A "onda de startups" é impulsionada pelo interesse do Governo do Estado em centros de inovação, além de iniciativas como a ACATE em Florianópolis e eventos como o Startup Weekend, um projeto idealizado no Vale do Silício que ocorreu em maio, na UNIVALI de Balneário.

Outro impulsionador no segmento é a Associação de Designers de Interação, IxDA, que tem mais de 100 mil envolvidos em 200 grupos locais. Um dos mais ativos do Brasil, em Joinville, reúne mais de 800 designers em eventos específicos para este segmento. Todos voluntários.

Um novo grupo como este de Joinville está sendo criado em Balneário Camboriú. O lançamento contará com convidados como Paulo Aguilera, designer na ContaAzul, Eric Martins, da Involves, que atende empresas como L'Oreal, Motorola e Nestlé, além de Patrícia Prado, consultora de experiência do usuário na Ideativo e organizadora do encontro sul-americano de designers de interação. O coordenador dos cursos de Design da Univali, Marco Aurélio Petrelli também dará um parecer da estrutura acadêmica da região neste segmento.

Organização do IxDA BC: Ariana Regina, Felipe Setlik, Laila Gebhard, Marco Aurélio Petrelli, Mariana Ávila e Vinícius Andrade

Por Felipe Setlik


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade