- Publicidade -
- Publicidade -
29.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

2º Festival Nacional Nova Cena de Itajaí abre inscrições para estudantes de teatro de todo o país

O evento do Porto Cênico vai acontecer entre 1 e 5 de agosto

Estão abertas as inscrições para estudantes de teatro de todo país participarem do 2º Festival Nacional Nova Cena – Teatro feito por estudantes, promovido pelo Instituto de Teatro Porto Cênico e que será realizado nos primeiros cinco dias de agosto, em Itajaí. 

Nesta edição serão apresentados oito espetáculos, sendo seis selecionados via edital e dois convidados. 

As inscrições vão até 20 de maio pelo site festivalnovacena.com.br, onde está disponível o edital completo, exclusivamente para estudantes de teatro. 

- Publicidade -
Alunos do Porto Cênico no palco (Divulgação)

Os cachês variam de R$ 6 mil a R$ 18 mil, dependendo de sua região de origem.

Os diretores/professores dos grupos selecionados para o festival também integrarão o 2º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos?”, a ser realizado de forma on-line, dentro do Festival. 

A proposta do seminário é refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas pelos grupos de estudantes e promover a troca de experiências.

A coordenadora pedagógica do evento, Valéria de Oliveira, disse que o Porto Cênico busca fomentar o teatro feito por estudantes, além de promover o intercâmbio, a reflexão e a difusão do teatro e da pedagogia teatral.

“Trata-se de um festival não-competitivo, mas que busca incentivar e valorizar a nova cena teatral do país e o compartilhamento de experiências entre os alunos, diretores e professores”, afirma.

Valorização do teatro feito por estudantes

O objetivo do Festival Nacional Nova Cena é valorizar as práticas teatrais realizadas por crianças, jovens e adultos que participam de grupos, frequentam cursos e escolas de teatro em espaços não formais, como, por exemplo, em instituições mantidas por grupos de teatro, casas de cultura ou fundações culturais. 

A novidade deste ano é que o edital também irá contemplar estudantes das universidades. 

As apresentações dos grupos selecionados ocorrerão em espaços públicos de Itajaí em datas e horários a serem definidos pela organização.

- Publicidade -

A curadoria irá selecionar seis espetáculos de diferentes modalidades e gêneros para participar do festival. 

Poderão ser inscritas iniciativas sediadas em todo território nacional, constituídas por meio de processo da pedagogia do teatro. 

Não há limitação de inscrições por proponente. 

As peças poderão ser inéditas ou já estreadas. No entanto, não poderão integrar o elenco do espetáculo inscrito atrizes e atores profissionais.

A divulgação dos selecionados para compor a programação do festival está prevista para o dia 10 de junho, no site festivalnovacena.com.br.

O 2º Festival Nacional Nova Cena – Teatro feito por estudantes e o 2º Seminário “Pedagogia do Teatro: Por onde andamos?” são promovidos pelo Instituto de Teatro Porto Cênico, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e Município de Itajaí. As iniciativas têm patrocínio das empresas: Weg Motores Elétricos, Diamante Geração de Energia, Exilog, Ambiental e APM Terminals.

fonte: MK Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -