Uma visita encantadora pela CASA COR SC 2022

- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -

Texto Fabiana Langaro Loos

Em sua 10ª edição, a Casa Cor SC 2022 permanece aberta ao público até o dia 30 de outubro, em uma belíssima casa, a Escola Silveira de Souza, fundada no ano de 1913 e situada na Rua Alves de Brito, 334. O imóvel é patrimônio histórico cultural de Florianópolis e, após o término da Casa Cor, será transformado em Centro Cultural com o apoio da Fundação Franklin Cascaes.

- Publicidade -

Inspirada no tema “Infinito Particular”, a edição desse ano abriga 28 ambientes, assinados por arquitetas/os, designers de interiores e paisagistas. Ressignificação do viver, retomada dos encontros, superação, literatura, MPB, tropicalidade, celebração, expansão, enfim, há diversos enredos, movimentos, pontos de vista e de vida expressados em cada espaço.

Minha visita pela Casa Cor SC 2022 foi no dia de abertura, uma tarde excelente, destinada para a imprensa e, mais tarde, com a abertura oficial para convidados. É um momento maravilhoso, pois podemos conversar com todos os profissionais que participam da mostra e, assim, além de apreciar os ambientes, conhecer o conceito utilizado na criação de cada projeto e também conhecer um pouco mais sobre cada escritório de arquitetura e design. Durante o período da mostra, todos esses detalhes também podem ser conferidos através do QR CODE disponibilizado em cada ambiente, tecnologia que facilita muito ao visitante colher informações e tirar dúvidas.

Particularmente, gostei muito da realização da mostra em um imóvel antigo e que continuará a escrever sua história no nosso Estado Catarinense. O reaproveitamento de espaços e de objetos, do feito à mão, da arte, dos diversos usos e diferentes possibilidades, dessas histórias que vão sendo construídas e reconstruídas são atitudes de grande valor cultural e cada vez mais necessárias na atualidade.

É muito importante mostrar aos jovens que o futuro os espera, mas para isso, existiu um passado a ser lembrado e um presente a ser constantemente superado com ações que priorizem educação, cultura e história.  Por exemplo, vale citar as jaqueiras centenárias, assim como a edificação, que foram preservadas cuidadosamente, enaltecendo a prática arquitetônica que não briga com a história e não desmata ou derruba para construir algo novo. Uma dica é visitar os ambientes ainda com a luz solar e, mais tarde, ao anoitecer, aproveitar para visualizá-los com o efeito teatral da iluminação planejada. Um show à parte. A mostra está encantadora em todos os detalhes e só confirma que Santa Catarina é repleta de grandes talentos. A Casa Cor SC fica aberta de terça a sábado, das 13h às 20h00 (visitação até às 22h) e Domingos e feriados das 13h às 19h00 (visitação até 22h).

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -