Em sua 10ª edição, a Casa Cor SC 2022 permanece aberta ao público até o dia 30 de outubro, em uma belíssima casa, a Escola Silveira de Souza, fundada no ano de 1913 e situada na Rua Alves de Brito, 334. O imóvel é patrimônio histórico cultural de Florianópolis e, após o término da Casa Cor, será transformado em Centro Cultural com o apoio da Fundação Franklin Cascaes.
- Publicidade -
Studio Allure – uma pausa de mil compassos assinado pelos arquitetos Fábio Vitorino e Laís Forte, reúne em 80m2, suíte master e jardim externo com varanda e estar. (Foto Klaus Peter Loos)Juliana Loffi assina Casa Vou de Rosa, projeto que tomou forma a partir da construção de uma casa modular, adequada ao modo de viver contemporâneo e que possibilita uma arquitetura nômade. (Foto Klaus Peter Loos)Petra Bistrô by ArcelorMittal de Felipe Müller Arquitetura e Crippa e Assis Arquitetura. (Foto Klaus Peter Loos)Eu sou daqui, eu não sou de Marte é o projeto assinado por Beto Gebara e Marila Filártiga, uma conexão entre ambiente interno e externo, que valoriza a casa brasileira e a vegetação tropical. (Foto Klaus Peter Loos)Suíte Abraço assinada por Mariana Maisonnave Arquitetura e Interiores busca despertar um estado de espírito de tranquilidade e aconchego. (Foto Klaus Peter Loos)Lumino Galeria e Banheiros Funcionais de GiustiMercadante Arquitetura busca pausar o agito diário e cria um momento de paz e introspecção. (Foto Klaus Peter Loos)Uma edificação erguida entre jaqueiras centenárias com muitas histórias para contar identificam o ambiente Espaço MOVAE assinado por Alpes Arquitetura. (Foto Klaus Peter Loos)Em Praça da Ilha de Fernanda Sacks, a atmosfera do ambiente é reforçada por formas orgânicas e materiais naturias, mesclando tons escuros e terrosos. (Foto Klaus Peter Loos)Daniel Ghizi Arquitetura traz o projeto Casa 15, inserido entre duas grandes árvores, o monobloco, de estrutura metálica e fechamentos em vidro, relaciona-se respeitosamente com o prédio histórico. (Foto Klaus Peter Loos)Respeitar memórias antigas e criar novas, utilizando a madeira como elo entre tempo e aconchego é a inspiração da RCK Integradas, para o para o projeto Empório Do Vinho Voar. (Foto Klaus Peter Loos)
Inspirada no tema “Infinito Particular”, a edição desse ano abriga 28 ambientes, assinados por arquitetas/os, designers de interiores e paisagistas. Ressignificação do viver, retomada dos encontros, superação, literatura, MPB, tropicalidade, celebração, expansão, enfim, há diversos enredos, movimentos, pontos de vista e de vida expressados em cada espaço.
O home theater Meu Particular Infinito assinado pela arquiteta Anna Maya mostra uma visão pessoal e peculiar sobre a arquitetura de interiores, sem fazer questão de seguir tendência (Foto Klaus Peter Loos)Em muitos ambientes o teto e o piso originais, de grande beleza e valor histórico inestimável, foram deixados à mostra. Todos foram preservados. (Foto Klaus Peter Loos)Arte presente tanto nos ambientes ainteriores quanto em espaços abertos e jardins da Casa Cor SC 2022. (Foto Klaus Peter Loos)O Passeio do Mar do escritório VK Arquitetos é um convite para respirar fundo e sentir a leveza que o ambiente proporciona. (Foto Klaus Peter Loos)Arte presente na Casa Cor 2022 (Foto Klaus Peter Loos)O arquiteto Michael Zanghelini apresenta um “Living” para despertar energias, alinhar vibrações e viver espontaneamente. (Foto Klaus Peter Loos)O arquiteto e urbanista Gabriel Bordin apresenta a Sala Allora com uma importante reflexão sobre os ciclos de vida em eterna transformação e movimento. (Foto Klaus Peter Loos)Em um espaço de 49,32m², intitulado Chez Odara, o arquiteto Marcelo Salum enaltece os encontros entre amigos, a tropicalidade, a arte e a música. (Foto Klaus Peter Loos)A arquiteta Natália Xavier apresenta o Loft Devaneios, inspirado em um jovem advogado com seus sonhos e utopias. (Foto Klaus Peter Loos)O arquiteto Leandro Sumar apresenta o espaço Seperti Mimpi e nos traz uma reflexão sobre colocar tudo aquilo que é essencial à vida em primeiro lugar. (Foto Klaus Peter Loos)Jardim Bem-Te-Vi assinado po Ana Trevisan – Espaços Vivos. (Foto Klaus Peter Loos)Living dos Encontros por Cris Passing e Anderson Schüssler do escritório PS Arquitetos. (Foto Klaus Peter Loos)Marisa Lebarbenchon Interiores com sua Varanda Burburinho cria uma atmosfera descontraída e com muita enrgia na varanda da Casa Cor SC 2022. (Foto Klaus Peter Loos)O Refúgio Undici REVEEV de Fernando Dal Bosco mistura tendências, cores e design em uma suíte com living, que engloba escritório e biblioteca. (Foto Klaus Peter Loos)O Living CO-Existir de Estela Cislaghi Arquitetura e Design materializa o projeto de um living bar como forma de homenagear a retomada dos reencontros em casa. (Foto Klaus Peter Loos)
Minha visita pela Casa Cor SC 2022 foi no dia de abertura, uma tarde excelente, destinada para a imprensa e, mais tarde, com a abertura oficial para convidados. É um momento maravilhoso, pois podemos conversar com todos os profissionais que participam da mostra e, assim, além de apreciar os ambientes, conhecer o conceito utilizado na criação de cada projeto e também conhecer um pouco mais sobre cada escritório de arquitetura e design. Durante o período da mostra, todos esses detalhes também podem ser conferidos através do QR CODE disponibilizado em cada ambiente, tecnologia que facilita muito ao visitante colher informações e tirar dúvidas.
Particularmente, gostei muito da realização da mostra em um imóvel antigo e que continuará a escrever sua história no nosso Estado Catarinense. O reaproveitamento de espaços e de objetos, do feito à mão, da arte, dos diversos usos e diferentes possibilidades, dessas histórias que vão sendo construídas e reconstruídas são atitudes de grande valor cultural e cada vez mais necessárias na atualidade.
No ambiente Entre Tramas e Histórias de Cristina Iglesias, o Oriente e o Ocidente se unem e criam uma tapeçaria com cores, formas e desenhos, que vão para a contemporaneidade. (Foto Klaus Peter Loos)Em sua primeira participação na mostra, a arquiteta Mariana de Souza traz a representatividade do café em suas diversas fases como, plantio, semente e grão no ambiente Ca.Fé. (Foto Klaus Peter Loos)Um mergulho em nosso interior é a base para a criação do ambiente Sala De Banho Paradiso Deca assinado por Delpizzo Arquitetura (Foto Klaus Peter Loos)Em Aromatmosfera o escritório Porto Maestri, de Carol Porto e Isadora Maestri, apresenta o projeto comercial de uma loja de aromas, uma experiência que vai além do visual. (Foto Klaus Peter Loos)Rodrigo Gheller do Terraço Paisagismo assina o ambiente Eu sou daqui, eu não sou de Marte, juntamente com os arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga, dando foco à vegetação tropical. (Foto Klaus Peter Loos)
É muito importante mostrar aos jovens que o futuro os espera, mas para isso, existiu um passado a ser lembrado e um presente a ser constantemente superado com ações que priorizem educação, cultura e história. Por exemplo, vale citar as jaqueiras centenárias, assim como a edificação, que foram preservadas cuidadosamente, enaltecendo a prática arquitetônica que não briga com a história e não desmata ou derruba para construir algo novo. Uma dica é visitar os ambientes ainda com a luz solar e, mais tarde, ao anoitecer, aproveitar para visualizá-los com o efeito teatral da iluminação planejada. Um show à parte. A mostra está encantadora em todos os detalhes e só confirma que Santa Catarina é repleta de grandes talentos. A Casa Cor SC fica aberta de terça a sábado, das 13h às 20h00 (visitação até às 22h) e Domingos e feriados das 13h às 19h00 (visitação até 22h).
O Refúgio Undici REVEEV de Fernando Dal Bosco mistura tendências, cores e design em uma suíte com living, que engloba escritório e biblioteca. (Foto Klaus Peter Loos)Marisa Lebarbenchon Interiores com sua Varanda Burburinho cria uma atmosfera descontraída e com muita enrgia na varanda da Casa Cor SC 2022. (Foto Klaus Peter Loos)Living dos Encontros por Cris Passing e Anderson Schüssler do escritório PS Arquitetos. (Foto Klaus Peter Loos)Jardim Bem-Te-Vi assinado po Ana Trevisan – Espaços Vivos. (Foto Klaus Peter Loos)O arquiteto Leandro Sumar apresenta o espaço Seperti Mimpi e nos traz uma reflexão sobre colocar tudo aquilo que é essencial à vida em primeiro lugar. (Foto Klaus Peter Loos)A arquiteta Natália Xavier apresenta o Loft Devaneios, inspirado em um jovem advogado com seus sonhos e utopias. (Foto Klaus Peter Loos)A Casa em percurso assinada pelo escritório Octaedro Arquitetura, de Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni, é a aproximação do indivíduo aos seus lugares de pertencimento, encontro e acolhimento. (Foto Klaus Peter Loos)Em um espaço de 49,32m², intitulado Chez Odara, o arquiteto Marcelo Salum enaltece os encontros entre amigos, a tropicalidade, a arte e a música. (Foto Klaus Peter Loos)O Living CO-Existir de Estela Cislaghi Arquitetura e Design materializa o projeto de um living bar como forma de homenagear a retomada dos reencontros em casa. (Foto Klaus Peter Loos)