- Publicidade -
- Publicidade -
13.7 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú e Camboriú têm cinco pontos de observação de aves no roteiro da Costa Verde&Mar

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Ordem de serviço para reurbanização do segundo trecho da Avenida Atlântica será assinada nesta terça

O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos, tanto da reurbanização quanto da iluminação, é de 20 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço - ou seja, março de 2027

Juliana quer trocar a ARESC pela ARIS e economizar R$ 900 mil por ano

A prefeita Juliana Pavan enviou aos vereadores projeto para que Balneário Camboriú rompa com a Agência de Regulação de...

Balneário Camboriú e Camboriú avançam em projeto de integração do transporte coletivo

Em reunião realizada nesta segunda-feira (30), na prefeitura de Balneário Camboriú, foram definidos os primeiros encaminhamentos para viabilizar o...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A busca por áreas naturais e verdes tem estimulado o ecoturismo brasileiro, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e divulgada pelo Ministério do Turismo, esta foi a motivação de 18,6% dos viajantes.

Atividades que se encaixam nesta demanda, como a Observação de Aves, também crescem na preferência dos turistas.

A Costa Verde & Mar lançou um roteiro onde apresenta os principais motivos para conhecer a Observação de Aves e os pontos de observação.

Balneário Camboriú participa com um ponto no Estaleiro Village Pousada, na praia do Estaleiro e o vizinho municipio de Camboriú aparece com quatro pontos. Confira os locais apresentados no roteiro:

  • Balneário Camboriú: Estaleiro Village Pousada;
  • Balneário Piçarras: ONG SelvAge;
  • Bombinhas: Museu Charles Darwin;
  • Camboriú: Costa Rosa, Sítio Brilho Verde, Espaço Rural Clarear e Glashaus;
  • Itajaí: Parque Municipal da Atalaia;
  • Itapema: Sítio Família Marchi, Refúgio Rock Rural e Recanto do Guarapuvu;
  • Navegantes: Restinga;
  • Penha: Casa do Pôr do Sol;
  • Porto Belo: Ilha de Porto Belo.

Por que observar aves

O roteiro apresenta cinco motivos para praticar a observação de aves. Confira:

- Continue lendo após o anúncio -

1 – Bem-estar: está comprovado que a observação de pássaros leva mais qualidade de vida aos praticantes. Estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indica que a atividade faz bem para a saúde, podendo até gerar apoio para tratamentos de ansiedade, depressão, entre outros.

2 – Contato com a natureza: as áreas mais propícias para a observação são as localizadas perto de matas e rios, pois concentram a maior parte das espécies. Essas regiões também são ideais para quem precisa recarregar as energias e ter momentos de paz.

3 – Nova atividade: além de uma atividade de ecoturismo, a observação de aves pode se tornar um passatempo, pois não exige muitos equipamentos ou habilidades, podendo ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da sua idade e condição física. Quem busca saber mais, é possível encontrar materiais informativos on-line como, por exemplo, o Guia de Identificação de Aves da Costa Verde & Mar disponível de graça no site: https://www.ecoturismocostaverdemar.com/.

4 – Conhecimento: seja para leigos ou especialistas, a observação de pássaros gera muito aprendizado, pois a cada atividade o praticante é convidado a estudar sobre a espécie observada e a aprender mais sobre os seus hábitos e costumes. O observador passa a entender mais também sobre a natureza, o clima e a vegetação.

5 – Visitar um novo destino: por ser uma atividade de ecoturismo, a observação de aves conta com algumas áreas apontadas para a sua realização, como sítios, fazendas, parques, entre outros. Esses locais oferecem infraestrutura necessária para atender os observadores e guias locais que podem auxiliar os praticantes.

- Continue lendo após o anúncio -

Roteiro de Observação de Aves da Costa Verde & Mar:

O recém-lançado roteiro de observação de pássaros da Costa Verde & Mar (SC), reúne destinos indicados para a prática em todas as cidades da região turística, apontada como uma das mais propícias no Brasil para a atividade. Além da variedade de espécies, os locais possuem uma estrutura ideal para receber os observadores e equipes treinadas para acompanhar e auxiliar os interessados. Confira:

Fonte: Oficina das Palavras

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas