As aulas da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú retornam no próximo dia 18 de fevereiro, porém uma escola, o Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili, só atenderá atividades presenciais em abril, porque a reforma não ficou pronta.

O local está em obras, que deveriam ter finalizado em dezembro, mas atrasaram. O colégio foi afetado em junho pelo ciclone bomba que atingiu Balneário Camboriú, causando danos no telhado.
A situação causou indignação nos pais e foi citado também por vereadores, como Juliana Pavan, que apontou o problema na sessão plenária de terça-feira (2).
Volta às aulas
Segundo a prefeitura, mais de 500 alunos estudam no CEM Dona Lili, e não voltarão às aulas presenciais em fevereiro.
A secretária de Educação, Marilene Cardoso, explicou que os estudantes continuarão de forma remota até abril, mas que também há a possibilidade – que está sendo discutida com os pais – de terem aulas em outro local até a escola reabrir.
“Estamos buscando espaços adequados, porque não podemos colocar os alunos em risco. Estamos verificando a possibilidade de salas disponíveis, priorizando os anos iniciais. Os mais velhos conseguem seguir até abril no online, e inclusive estamos aprimorando a plataforma. Estamos em contato direto com os pais, focando no diálogo. Eles estão preocupados com a volta das aulas, mas entendem a necessidade da reforma”, disse.
Reforma
A secretária pontuou que não foi apenas o ciclone que causou danos na escola, e que a situação do telhado já havia sido apontada em uma vistoria.
“Inicialmente era necessário fazer só um ajuste pequeno, mas foi revisto e precisamos refazer tudo, diante disso foi chamada uma nova licitação, e como editais precisam cumprir prazos determinados, acarretou o atraso”, comentou.
Marilene disse que ‘não estão medindo esforços e cobrando diariamente’ para que a reforma fique pronta o mais rápido possível.
“Entregaremos uma nova escola, aproveitamos e estamos fazendo todas as melhorias possíveis, como pintura, troca de pisos e vasos sanitários”, acrescentou.
O investimento na revitalização do CEM Dona Lili é de aproximadamente R$ 1 milhão.