O Jornal Página 3 enviou aos 15 candidatos a deputado estadual e deputado federal, que moram em Balneário Camboriú, duas perguntas sobre seu passado e seu futuro.
Confira a resposta de Allan Schroeder, que concorre a deputado federal:
PERGUNTA 1 – O que você fez em benefício da população de Balneário Camboriú que o qualifica a representar a comunidade na Câmara dos Deputados?
Primeiramente gostaria de me apresentar, sou Allan Müller Schroeder, tenho 33 anos, sou servidor público há 12 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc e advogado há 10 anos. Sou natural de Balneário Camboriú, nasci no antigo hospital Santa Inês, filho do engenheiro Rubens Schroeder, que há anos trabalhou na antiga CASAN da nossa cidade, e da professora de geografia, Valfrida Muller, que se dedicou a educação em nosso colégio Presidente João Goulart. Cresci e me desenvolvi em nossa cidade, conheço ela como poucos, sei do que seu povo precisa.
Ao longo destes anos, estive em diferentes posições, mas sempre procurando dar minha parcela de contribuição para nossa comunidade. Já participei de diferentes conselhos municipais. Fui o primeiro presidente do Conselho Municipal de Juventude, quando tiramos a lei do papel após 5 anos que não estava sendo cumprida. Fui presidente do Conselho Municipal de Habitação – CMH, espaço no qual ampliamos a participação dos setores da sociedade civil e democratizamos a tomada de decisão sobre os recursos do fundo municipal. Participei ainda do Conselho Municipal de Saúde – COMUS, Conselho Municipal Antidrogas – COMAD e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, em todos esses prezamos pela fiscalização do dinheiro público, transparência e controle social. Conheci de perto as mais variadas demandas da sociedade civil organizada de Balneário Camboriú e ajudei a construir diversas políticas públicas.
Mas também já estive do outro lado do balcão, como bacharel em administração pública, aos 27 anos, tive a oportunidade de servir Balneário Camboriú como secretário municipal, conheço também as dificuldades da gestão pública e os desafios que precisam ser enfrentados. A frente da pasta de Habitação de Interesse Social, percebi que nossa cidade, apesar de sua riqueza, também sofre com a desigualdade, famílias atingidas pelo alto preço dos aluguéis e morando em situações precárias. Implementamos projetos como o Programa Habitação Cidadã, Regularização Fundiária Urbana – REURB, Lar Legal e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS, este último fomos pioneiros em Santa Catarina. Também criamos o Programa Pós-Morar que visava proporcionar o acompanhamento social das famílias beneficiadas com unidade habitacionais, oferecendo oficinas de geração de renda, esporte e cultura (exemplo: artesanato, skate, taekwondo, violão, etc), esse programa foi premiado pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina como boas práticas em administração pública. Desse programa surgiu atleta campeão catarinense de skate! Em parceria com o Conselho de Direito da Mulher- COMUM criamos o projeto Elas Reformam, que selecionou mulheres chefes de família para cursarem no SENAI aulas com noções básicas de construção e manutenção predial, proporcionando autonomia para que as mesmas fizessem melhorias em suas próprias casas. Desse projeto, surgiu trabalhadoras na nossa construção civil!
Como presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú – BCPREVI, percebi a centralidade do servidor público como um meio para que a sociedade possa ter acesso aos seus direitos básicos, motivo pela qual estes funcionários devem sempre ser valorizados, sejam profissionais da educação ou de obras, centenas deles ajudaram a construir a história de nossa cidade. Zelamos pelo patrimônio do Instituto, gerindo mais de 500 milhões de recursos para aposentadorias e pensões, implementamos o Programa de Pré e Pós Aposentadoria – PPA Servidor, hoje lei municipal que garante ao funcionalismo público a preparação para esse momento da vida e o seu acompanhamento para que aqueles que contribuíram com o município jamais caiam no esquecimento. Implementamos o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – PRÓ-GESTÃO RPPS sendo um dos primeiros municípios certificados do Brasil, adotando práticas de governança e accountability, ampliando a participação do próprio servidor na gestão de seus recursos.
Desde meus 15 anos, estou filiado ao Partido Democrático Trabalhista – PDT, meu único partido, sigla de Leonel Brizola, Leonel Pavan, Rubens Spernau, Aldemar Bola Pereira, Jaime Mantelli, Luis Vilmar de Castro e tantos outros que deixaram profundas marcas em Balneário Camboriú. Comecei atuando na juventude partidária e hoje sou membro do diretório nacional, vim de baixo. Como atual presidente municipal do partido, nas últimas eleições conquistamos 4.977 votos, sendo hoje uma das maiores siglas da cidade novamente. Respeitando sempre a nossa história, mas também proporcionando o surgimento de novas lideranças, como o vereador Patrick Machado e a empresária Ciça Müller, alinhadas a um projeto coletivo de cidade e ao Projeto Nacional de Desenvolvimento de Ciro Gomes.
Mesmo nunca tendo concorrido a um cargo eletivo já são 18 anos de atuação na vida pública e comunitária da nossa cidade, tendo a oportunidade de ter conhecido as realidades do centro e dos bairros, conhecendo cada rua de Balneário Camboriú, as nossas riquezas e pontos mais belos, porém também a dificuldade dos trabalhadores, dos pequenos empresários, daqueles que aqui empreendem e aqui vivem. Estas vivências me deram a capacidade de articulação nos bastidores e a experiência de quem já foi gestor e também ativista social, condição que talvez poucos possuem hoje em nossa cidade, de compreender os dois lados da moeda, condição para bem representar o povo de Balneário Camboriú na Câmara Federal, sem ser ludibriado pelos jogos de poder e sendo um representante de verdade.
PERGUNTA 2 – O que pretende fazer pela população de Balneário Camboriú caso eleito à Câmara dos Deputados?
Com o profundo conhecimento de quem vive essa cidade, aqui nasceu e reside há mais de 3 décadas, entendo estar preparado para atender as demandas do povo de Balneário Camboriú. Como advogado e administrador público também compreendo os limite legais e constitucionais da atuação de um deputado federal, sendo que mais do que um mágico que vai solucionar os problemas da cartola, cabe a um parlamentar a defesa de pautas, a sua articulação nos bastidores para que elas saiam do papel e a defesa intransigente dos interesses da cidade. Por isso, irei levantar as seguintes bandeiras.
Um dos maiores problemas da nossa gente encontra-se na SAÚDE PÚBLICA, nos faltam especialidades médicas e sobram filas para simples exames e procedimentos. São várias as raízes dessa situação, desde a formação médica no Brasil até o financiamento do SUS. Iremos lutar pela ampliação de recursos do Programa Estratégia Saúde da Família, a saúde básica que vem sendo precarizada nos últimos anos com mudanças nos critérios de repasse de verbas aos municípios, prejudicando também Balneário Camboriú que possui apenas cerca de 52% de cobertura de atendimento com agentes comunitários de saúde sobrecarregados e falta de equipes completas. Essa situação gera pressão sobre a média e alta complexidade que acaba não dando conta da demanda. Fruto disso também se faz urgente a busca por mais recursos federais para custeio do hospital Ruth Cardoso, visto seu caráter de atendimentos regionalizados, nosso mandato estará em função desta luta, teremos um olhar especial para as questões de saúde mental buscando fortalecer a rede de atenção psicossocial – RAPS, a começar pela garantia de leitos psiquiátricos em nossa unidade hospitalar. Por fim, se faz urgente a revisão da tabela do SUS, hoje com valores defasados que impedem estados e municípios de darem condições dignas para os cidadãos quando mais precisam.
O estado de Santa Catarina é conhecido por ser um dos mais ricos e de fato essa é uma realidade, porém também é realidade que não somos referência na qualidade da EDUCAÇÃO PÚBLICA básica. Enquanto o estado do Ceará, governado há anos pelo grupo do nosso candidato a presidente Ciro Gomes, possui mais de 80 escolas entre as 100 melhores avaliadas pelo IDEB, são apenas 2 as escolas catarinenses demonstrando o quanto podemos mais. Em Balneário Camboriú a realidade é a mesma, ficamos apenas com a nota média, muito a quem de uma cidade que poderia ser protagonista da melhor qualidade pedagógica do ensino público brasileiro. Por isso, nosso mandato irá buscar o cumprimento das metas do Plano Nacional e Municipal de Educação, com destaque para a meta nº 6 que diz respeito a ampliação do modelo de educação integral para que tenhamos 50% das unidades escolares, no mínimo, funcionando o dia todo, dando condições para o desenvolvimento integral das nossas crianças, através do esporte e da cultura, e permitindo que os pais tenham segurança do local onde estão seus filhos, longe dos caminhos da droga, do crime e da violência urbana. Este é o modelo historicamente defendido pelo meu partido, PDT, através dos Centros Integrados de Educação Públicas – CIEP, cuja unidade de Balneário Camboriú foi vergonhosamente fechada pelo atual governo municipal. Se for a vontade do povo de Balneário Camboriú que eu o represente em Brasília, com certeza absoluta o CIEP da Vila Real será reaberto, com mais vagas, através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que iremos buscar junto ao governo federal, tal qual feito pela pequena cidade de Bombinhas.
O Brasil de hoje é um país com profundas desigualdades e injustiças no qual as pessoas são cerceadas dos seus direitos sociais básicos. Para virar essa história é preciso ampliar praticamente todos os serviços públicos essenciais, para isso precisamos defender o SERVIDOR PÚBLICO. Precisamos de mais professores, mais médicos e mais policiais, infelizmente a atual lógica é o oposto: prejudicar e precarizar cada vez mais o serviço público. Meu mandato irá se posicionar contra qualquer retirada de direitos do funcionalismo público, o que também atinge os servidores de Balneário Camboriú, que sofreram perdas nos últimos anos, por exemplo, com a reforma previdenciária e a lei complementar que congelou benefícios durante a pandemia. Este processo precisa ter fim, somos contra a PEC 32, por exemplo, que visa destruir o serviço público. A reforma administrativa pela qual lutamos, de verdade, será aquela que substitui cargos de livre nomeação afeitos a politicagem e corrupção, por funções gratificadas para servidores efetivos, concursados, tecnicamente competentes, que possam estabelecer políticas públicas que durem ao longo dos anos e de fato possam prestar um bom serviço à sociedade. A mudança tem que vir do Congresso Nacional pois Balneário Camboriú nos seus últimos governos já demonstrou não ter vontade política para fazê-la.
Nosso país está em crise econômica profunda há anos, fruto de um MODELO ECONÔMICO atrasado e comprometido apenas com os bancos, que vigora neste país há décadas. O resultado é o desemprego, a inflação galopante, a informalidade, os baixos salários, o endividamento das famílias e das empresas. Santa Catarina e Balneário Camboriú não são ilhas desconectadas desse cenário, apesar de suas pujantes matrizes econômicas também sofremos este contexto. Por isso defendemos o Projeto Nacional de Desenvolvimento apresentado por Ciro Gomes, por entender que a saída para o país está na sua industrialização, no capital produtivo de caráter nacional que aqui gera trabalho e renda ao invés de enviar nossos recursos ao estrangeiro através de uma dependência colonial da nação. Justamente essa indústria que é a base econômica vigorosa de Santa Catarina que precisa ser protegida da concorrência de produtos estrangeiros, os “made in china” que se proliferam em lojas de varejo de alguns falsos patriotas inclusive, este sim o verdadeiro “vírus chinês”. Em Balneário Camboriú, essa indústria está baseada na construção civil, importante meio gerador de postos de trabalho, que precisa ser auxiliado por meio de qualificação profissional. Sem deixarmos de ter uma atenção para a necessária transição da matriz econômica da cidade para o futuro com incentivos para novas matrizes na área tecnológica, economia criativa, cooperativismo, cultura e, claro, um turismo sustentável em todos os aspectos.
O município de Balneário Camboriú possui um grave problema econômico chamado o ALTO PREÇO DOS ALUGUEIS, esta característica prejudica desde pequenos empresários impedidos de gerar mais postos de trabalho para arcar com os custos de uma sala comercial até famílias vivendo em ocupações irregulares colocando suas vidas em risco por não conseguirem pagar o aluguel de uma moradia digna. Isso precisa ser enfrentado por todas as esferas. Nosso mandato irá defender uma reforma urbana e uma reforma tributária que ao onerar patrimônio e renda possa desonerar serviços e mercadorias, folha de pagamento e aqueles que trabalham e produzem, enquanto uns muitos tem e pouco pagam de impostos, outros nada têm e são tributados de forma absurda. Uma moto CG paga IPVA, um helicóptero ou um iate, não. Um apartamento na Avenida Atlântica ou uma humilde casa em um bairro qualquer da cidade pagam o mesmo percentual de IPTU. Essas disparidades demonstram como a questão tributária e a questão urbana caminham juntas e juntas precisam ser debatidas.
Por fim, nossa candidatura tem um claro objetivo de Balneário Camboriú e Santa Catarina voltarem a ter voz em Brasília. O último deputado federal da nossa cidade foi do meu partido, PDT, Leonel Pavan eleito em 1994. Desde então não temos uma representação que faça valer os direitos da cidade, como resultado nosso município fica atrás nas questões de emendas parlamentares e na disputa dos repasses financeiros da União. Essa realidade precisa ser alterada, pois se é verdade que temos um ótimo IDH, também é verdade que por conta dessa mesma força econômica e arrecadatória também temos uma sobrecarga nos nossos serviços públicos essenciais em razão do caráter metropolitano e regional em que estamos. Nossas demandas são maiores que qualquer outro município da região ou até mesmo do estado, temos orgulho de ser Balneário Camboriú e não trocaríamos essa terra por nenhum lugar do planeta, mas isso não pode fazer nós escondermos aquilo que ainda temos que melhorar, além das já mencionadas educação, saúde, reforma administrativa, preço dos aluguéis, moradias, qualificação profissional, poderíamos também mencionar mobilidade urbana, moradores de rua, mais verbas para cultura e assistência social, despoluição dos rios, segurança hídrica, resíduos sólidos, políticas para pessoas com deficiência e tantas outras dores da nossa comunidade. Assim, independente das bandeiras, minha história de vida está e sempre estará em Balneário Camboriú, aqui estão as pessoas que amo, aqui estão minhas raízes, portanto Balneário Camboriú como um todo é o maior compromisso da minha candidatura e do grupo político ao qual faço parte. Por coerência naquilo que acredito estamos ao lado do Projeto Nacional defendido por Ciro Gomes, por entender que o atual modelo econômico e político fracassou gerando indignação coletiva no povo brasileiro, atualmente perdido e resignado entre quem já mostrou ser incapaz de mudar esse cenário, seja Lula ou Bolsonaro. Por isso, peço seu voto para 12, Ciro presidente, e Allan, 1210, deputado federal, por você e pelo Brasil, de verdade!