A draga que vai fazer a limpeza (dragagem) do Rio Marambaia chegou na tarde desta quinta-feira (25) em Balneário Camboriú. A máquina começa a operar na manhã de sexta-feira (26).

Expectativa é que rio seja dragado em até 90 dias
O diretor da Emasa, Douglas Beber, disse que a draga já foi colocada no Rio Marambaia, na altura da ponte da Rua 2.001 para iniciar o serviço na manhã desta sexta-feira (26).
“O Rio Marambaia é muito assoreado de lodo, pedras e materiais que jogam nele. Por isso, todos os dias um servidor da Emasa e outro da equipe técnica estarão monitorando para verificar se será necessário fazer algum ajuste, mas mantemos a expectativa de que no máximo 90 dias todo o trecho estará dragado. Então, estaremos vivendo um novo momento sem aquele cheiro insuportável e sujeira. A ideia é estarmos com rio dragado até o início da temporada”, diz.
Projeto de revitalização segue tramitando no IMA
Douglas lembra que não adianta a prefeitura fazer esse trabalho se a comunidade também não se conscientizar e deixar de fazer ligação de esgoto e da água na rede de drenagem, bem como não jogar lixo no rio.
“Seguimos discutindo no Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA) o licenciamento ambiental, porque precisamos fazer a dragagem e também trazer vida para o rio – construir um parque linear, onde as famílias possam aproveitar, sentar nas proximidades…”, acrescenta.
Associação de Moradores quer mais
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Pioneiros, César Rafael Sedrez Gonzaga, conta que os moradores foram surpreendidos positivamente com a chegada da draga.
“É o início, um alento esse início! Porém, a AMPI vai solicitar ainda mais, nestes próximos três meses de obras. Precisamos ‘lavar’ o Rio Marambaia! Bombear água do mar e jatear as as margens, pedras grandes, colunas das pontes etc… Queremos tudo limpo! Vamos nos unir, para conseguir a licença para isso e para aquele ponto da Rua 1.141, que está totalmente assoreado”, pontua.