Pergunta 1 – Você é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo? Acredita que a discriminação sexual deve continuar sendo considerada crime?
Sim. Toda a forma de discriminação deve ser criminalizada, respeitar a individualidade do próximo deveria ser inerente ao ser humano.
Pergunta 2 – No Brasil, o aborto só é permitido em casos de estupro, risco à vida da mãe ou anencefalia do feto. Dessa forma, milhares de mulheres, normalmente de menor poder aquisitivo, recorrem a métodos clandestinos. Você é a favor da legalização do aborto quando a mulher assim desejar?
Esse tema merece amplo debate. A mulher que vive em vulnerabilidade social está exposta a tantas necessidades, inclusive relacionadas à saúde. Este tema parece ainda tão distante de sua realidade. Mas, acredito que a legalização trará controle e condições adequadas à saúde da mulher.
Pergunta 3 – Você é a favor da descriminalização das drogas? Concorda com o modelo de outros países onde maconha é vendida em comércios supervisionados pelas autoridades?
Tratando especificamente da cannabis, temos visto a importância do ativo canabidiol em tratamentos de doenças auto imunes, síndromes, distúrbios psíquicos. A descriminalização e a autorização da comercialização oportunizam o controle de produção, regulamentam a tributação e acabam com o tráfico de drogas.
Pergunta 4 – Você é a favor da livre posse de armas, ou apenas nas regiões mais remotas, onde a polícia não pode estar presente para intervenções rápidas?
Particularmente temo muito esse livre acesso às armas, pois potencializa a violência.
Pergunta 5 – Você é favor do sistema de quotas para negros nas universidades?
O sistema de quotas vem como um reparo histórico da sociedade e considero importante.
Pergunta 6 – Você é a favor do uso social da terra? O governo deve desapropriar áreas ociosas para reformar agrária e moradia? As prefeituras devem aplicar IPTU progressivo em terrenos urbanos baldios, mantidos para especulação imobiliária?
Sim, a favor do uso social. Reconhecemos que muitas dessas áreas improdutivas, são fruto de apropriações indevidas. Mesmo assim, penso que o governo deveria indenizar essas áreas e a partir disso, oportunizar o uso social das mesmas. Com certeza a favor do IPTU progressivo.
Pergunta 7 – Você defende a livre negociação entre patrões e empregados, ou pensa que deve haver intermediação de sindicatos?
A intermediação é importante, pois essa arbitragem contribui para regular as relações no mercado de trabalho.
Pergunta 8 – Jovens abaixo de 18 anos que cometem crimes, devem ser penalizados como adultos?
Eles são adolescentes, devem ser penalizados como tal.
Pergunta 9 – Você defende a privatização das empresas públicas? De todas?
Sou favorável ao estado eficiente. Não considero que a privatização seja condição de eficiência. A geração de lucros no caso da prestação desses serviços, não deveria ser a atividade meio. Defendemos o SUS, por exemplo, pois a capilaridade dele e a capacidade de atuação é do tamanho de nosso país, continental. Além do acesso gratuito ao serviço de saúde. Uma referência mundial.
Pergunta 10 – Você acredita que o governo deve aumentar impostos para cobrir déficits fiscais? Isso inclui impostos trabalhistas?
O governo não deveria aumentar impostos, mas sim, melhorar a forma com que emprega os mesmos.
Pergunta 11 – Você defende a redução de direitos trabalhistas, para estimular a criação de empregos?
O estímulo à geração de empregos não deve sacrificar o trabalhador ou o empregador, mas sim, melhorar a eficiência da educação continuada e do acesso ao conhecimento, oportunizando o desenvolvimento._
Pergunta 12 – Você é a favor do Bolsa Família (Auxílio Brasil)? Defende o pagamento de qual valor mensal?
Sou favorável a políticas públicas que tragam benefícios, pois essas rendas são uma forma de dar dignidade às pessoas e oxigenam a economia. Quanto aos valores, devem ser equalizados de modo que estimulem o cidadão à educação continuada e a atuar no mercado de trabalho.
Pergunta 13 – Você defende que o governo estadual e federal sejam obrigados a respeitar um teto de gastos?
Sem dúvida.
Pergunta 14 – Você defende que as universidades públicas sejam gratuitas, mesmo para quem pode pagar?
Acredito que estabelecer um valor progressivo, de acordo com a renda familiar, possa ampliar a prestação desse serviço, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à universidade.
Pergunta 15 – Você defende que ricos paguem impostos muito mais elevados?
Acredito que a taxação de alíquotas diferenciadas para mega fortunas, pode servir como um instrumento de retorno de recursos para a sociedade.
Pergunta 16 – Você defende que prefeituras possuam guardas municipais armadas, para executar funções hoje privativas da Polícia Militar?
Não, pois acredito que essa força da segurança deva trazer o acolhimento ao cidadão e tem um papel instrutivo e orientativo.
Pergunta 17 – Quem são seus candidatos?
Deputado estadual – Ciça Müller.
Deputado federal – Allan Schroeder.
Senadora – Hilda Deola.
Governador – Jorge Boeira
Presidente da República – Ciro Gomes