Diante do cenário nacional que vem registrando aumento nos casos de Covid-19, por causa da sub variante da BQ.1, a secretária municipal de Saúde, Leila Crócomo disse que é necessário retomar e intensificar os cuidados de higiene, lavagem das mãos, uso de álcool gel e etiqueta da tosse.
Santa Catarina é um dos quatro estados que confirmou a presença da nova sub variante (os outros são Amazonas, Rio e Rio Grande do Sul) e no último dia 10, a Dive/SC divulgou cinco casos registrados no Estado, um deles em Camboriú.
A Dive/SC também alerta que casos devem aumentar nas próximas semanas. Embora a transmissão seja mais alta, não há registro de infecções mais graves provocados pela BQ.1, principalmente em pessoas com o esquema vacinal completo.
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Diogo, explicou que as pessoas com comodidades, idosos, e quem ainda não se vacinou ou não completou o esquema vacinal estão mais vulneráveis.
“Temos um aumento de pessoas procurando consulta clínica e por consequência aumento de testagens, mas até agora tem sido um aumento gradativo. Contudo, é imprescindível manter os cuidados de higiene de mãos, etiqueta da tosse, distância e uso de máscara principal, se tiver sintomáticos no mesmo ambiente”, aconselhou Adriana.
Vacinas
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, Balneário Camboriú tem atualmente 335.462 vacinas aplicadas, assim distribuídas:
- Primeira Dose – 125.940;
- Segunda Dose – 122.242;
- Primeiro Reforço – 63.430;
- Segundo Reforço – 18.956;
- Dose Única – 4.894.
A diretora de Vigilância Epidemiológica explicou que a vacina Coronovac está em falta e tem previsão de chegada de Florianópolis nesta quarta-feira (16).
No Posto Central está disponível a vacina da Pfizer para primeira dose em adultos e crianças.
Nas demais unidades, a vacina Astrazeneca somente para Reforço.
“No momento não estão disponíveis vacinas de 3 e 4 anos, aguardamos reposição da Secretaria do Estado”, disse Adriana Diogo.