- Publicidade -
- Publicidade -
14 C
Balneário Camboriú
7 julho, 2025, 21:28

Projeto Futuros Disruptivos encerra com desafio para estudantes em Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Um desafio para as 25 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que chegaram até o final do projeto encerra a edição deste ano do Futuros Disruptivos, nesta terça-feira (22), a partir das 14h, no auditório da Univali, em Balneário Camboriú. 

(Divulgação/Huna Comunicação)

Em grupos, elas serão estimuladas a colocar em prática o que aprenderam ao longo das últimas semanas, num desafio real, com foco em melhorar a cidade. 

As soluções apresentadas deverão ser desenvolvidas a partir dos modelos de aprendizagem baseada em projetos e design thinking, que fizeram parte do percurso formativo dos estudantes até aqui. 

Uma banca de jurados formada por representantes da Univali, Sebrae, Acibalc, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Credifoz e Oceanic Aquarium – parceiros colaborativos na realização deste projeto – será responsável pela avaliação das propostas. 

A equipe que apresentar a solução melhor pontuada pelos jurados receberá um prêmio ao final do evento.

- Continue lendo após o anúncio -

A professora idealizadora do projeto, Bianka Cappucci Frisoni, disse que o desafio é resultado de um mapeamento de questões sociais importantes de Balneário Camboriú. 

“Vamos passar por etapas como trabalhar empatia, colaboração, exercitar o diálogo em equipe e fazer uso de ferramentas criativas”, antecipa. Os grupos terão mentoria de professores do projeto, além de contarem com apoio de acadêmicos voluntários da Univali.

(Divulgação/Huna Comunicação)

Esta é a segunda edição do projeto Futuros Disruptivos, que conferiu à professora Bianka a primeira colocação no prêmio Professor Inovador, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) neste ano. Hoje, o projeto Futuros Disruptivos é finalista de dois importantes prêmios da área de Design, Educação e Inovação: o Brasil Design Award, na categoria Impacto Social; e o Design For a Better World (DFBW), ambos de abrangência nacional.

“Essas premiações ajudam a validar o caminho que estamos seguindo com o projeto”, avalia Bianka. 

Segundo ela, da primeira edição para esta, foi possível amadurecer abordagens e incluir conteúdos relevantes, como educação financeira e sustentabilidade ambiental, especialmente com a chegada de novos parceiros.

- Continue lendo após o anúncio -

Como funciona o projeto

Voltado para estudantes da rede pública com idade entre 11 e 14 anos, o projeto Futuros Disruptivos oferece oficinas em formato intensivo, presencial, com duração de três meses, em contraturno escolar. 

Trata-se de um projeto de aprendizagem criativa baseado em três pilares: Criação e Desenvolvimento; Solução de Problemas; e Design Thinking. 

Neste ano, o programa foi composto por oito módulos: Heróis com propósito; Como vamos mudar o mundo?; Arquitetando um plano!; Guia prático: ajudando a cuidar da natureza; OMG! Essa é uma ótima ideia!; XP Maker – digital e manual; Educação financeira; UHU! Hora de hitar a IDEIA.

Segundo os organizadores, a expectativa é de expandir o projeto para outros grupos de alunos para oportunizar o aprendizado de uma metodologia inovadora, de maneira a contribuir com o desenvolvimento regional. 

Para potencializar essa meta, assim que encerrar a turma de alunos deste ano será oferecido um workshop de Design Thinking para educadores da rede pública em Balneário Camboriú.

- Continue lendo após o anúncio -

Fonte: Huna Comunicação

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas