Além do projeto Praia Limpa que a Secretaria do Meio Ambiente desenvolve há muitos anos durante a temporada na Praia Central, as praias agrestes certificadas com a Bandeira Azul, também receberão uma programação de educação ambiental neste verão.
As oficinas do Bandeira Azul iniciam nesta quinta-feira (5), na praia de Taquaras que recebeu o certificado pela primeira vez nesta temporada. A atividade Praia para Todos, que começa às 10h e segue até às 14h, também acontecerá nas praias do Estaleiro e do Estaleirinho nos dias 14 e 15, mesmo horário.
Nesta atividade, o objetivo é conscientizar os banhistas sobre os regramentos a serem seguidos ao frequentar uma praia Bandeira Azul, com orientações sobre a segregação e descarte correto do lixo, apresentação dos motivos pelos quais não é permitida a presença de animais domésticos na faixa de areia, alertas sobre a proibição das caixas de som, importância da preservação da vegetação de restinga, estacionamento de veículos, utilização das passarelas elevadas de acesso à praia, proibição de uso de churrasqueira.
A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, disse que o Bandeira Azul programou atividades lúdicas voltadas para a educação ambiental até o fim de fevereiro [confira a programação completa no fim desta matéria].
“Queremos convidar as pessoas a participarem das atividades. Será um momento bem bacana, unindo lazer e educação. No Bandeira Azul, o foco das atividades é abordar os 34 critérios que fazem as nossas praias serem certificadas, focando sempre nos quesitos de bom convívio na praia e com o ambiente, com a utilização de jogos, brincadeiras e cartazes, e serão mediadas por profissionais especialistas na área ambiental”, diz.
Heloísa explicou que a Secretaria do Meio Ambiente tem um papel direto na educação ambiental, e por isso sempre buscam desenvolver ações e promover mudanças.
“A educação ambiental tem papel de formiguinha e aos poucos vai conquistando espaço. A própria certificação do Bandeira Azul exige o trabalho de educação ambiental, justamente nas praias agrestes, que também estão recebendo cada vez mais turistas e são diferenciadas da Praia Central, que também conta com ações de educação ambiental, através do Praia Limpa [saiba mais abaixo]”, aponta.
Programação do Bandeira Azul
Mesmo durante a pandemia, Balneário realizou trabalhos de educação ambiental dentro do programa Bandeira Azul – a cidade foi premiada pela web-série apresentada na temporada 2020/2021.
“Agora vamos poder realizar as atividades presenciais. Serão várias até o fim do verão, em Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, abordando seis diferentes temas”, completa.
- 05/01, 10h às 14h – Praia para Todos – Taquaras
- 14/01, 10h às 14h – Praia para Todos – Estaleiro
- 15/01, 10h às 14h – Praia para Todos – Estaleirinho
- 21/01, 10h às 14h – Será que vai dar Praia? – Taquaras
- 22/01, 10h às 14h – Será que vai dar Praia? – Estaleiro
- 28/01, 10h às 14h – Será que vai dar Praia? – Estaleirinho
- 29/01, 10h às 14h – Rede Viva – Taquaras
- 04/02, 10h às 14h – Rede Viva – Estaleiro
- 05/02, 10h às 14h – Rede Viva – Estaleirinho
- 11/02, 10h às 14h – Mata Atlântica em Pé – Taquaras
- 12/02, 10h às 14h – Mata Atlântica em Pé – Estaleiro
- 18/02, 10h às 14h – Mata Atlântica em Pé – Estaleirinho
- 19/02, 10h às 14h – Catando Soluções – Taquaras
- 25/02, 10h às 14h – Catando Soluções – Estaleiro
- 26/02, 10h às 14h – Catando Soluções – Estaleirinho.
Praia Central
Na Praia Central acontece o Praia Limpa, realizado pela prefeitura em parceria com três parceiros – Beto Carrero World, que conta com três tendas na faixa de areia, Oceanic Aquarium também com três tendas e Parque Unipraias, com um ponto.
“Através do programa Terra Limpa nós trabalhamos o ano inteiro a educação ambiental na cidade. Neste verão, continuamos com o trabalho via Praia Limpa, com sete barracas na Praia Central, para trabalhar atividades lúdicas e oficinas de cunho ambiental, feitas pelos nossos três parceiros e também com a SEMAM, Emasa e Recicla BC”, completa.