- Publicidade -
- Publicidade -
23.3 C
Balneário Camboriú

Nova etapa da dragagem do Rio Marambaia deve iniciar em abril

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Idoso foi roubado no Centro de Balneário Camboriú; assista ao vídeo

Na manhã desta quarta-feira (7), um idoso de 77 anos foi atacado por um ladrão que roubou uma corrente...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A próxima etapa da dragagem do Rio Marambaia está prevista para iniciar em abril. A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) quer dragar pelo menos mais 1.800 metros cúbicos (até agora, foram retirados 6 mil metros cúbicos), até a foz do rio, pela Rua Osmar de Souza Nunes, no Bairro dos Pioneiros.

O diretor da Emasa, Douglas Beber, conta que o contrato foi aditivado para fazer esta etapa. O serviço foi parado no fim de 2022 e retornará em abril. 

“Estamos esperando a Celesc. Fizemos um pedido para eles porque a etapa final, para podermos executar, precisa mudar a fiação da Rua Osmar de Souza Nunes – tem que deslocar a fiação. Fizemos o pedido há algum tempo, fizemos o pagamento e estamos esperando o cronograma deles. Está tudo ajustado, a Celesc ainda não falou quando será feito, mas não deverá demorar mais que 30 dias e então em abril devemos começar a dragagem, ao menos essa é a expectativa”, diz.

Douglas disse que o serviço foi paralisado no final do ano porque no verão não poderiam trabalhar, mas que agora retornarão para completar a dragagem. 

“Vamos fazer a etapa final. Percebemos que a limpeza que foi feita, mesmo não tendo sido concluída, teve um bom resultado. Eu não recebi nenhuma notícia referente àquela mancha preta que ia para o mar antes, que era o lodo. Ou seja, isso significa que os 6 mil metros cúbicos retirados deu uma melhorada no ambiente. Depois iremos avaliar se precisamos fazer mais alguma intervenção, tudo isso no lado externo do Rio Marambaia”, acrescenta.

- Continue lendo após o anúncio -

Limpeza das galerias também deve acontecer

O ‘lado externo’ que o diretor da Emasa cita é a parte visível do rio. Porém, as galerias que passam por baixo dos prédios também estão no radar da prefeitura. O Rio Marambaia corta toda a cidade e vai até a Rua 2.500. 

“O que queremos fazer é, ao longo deste ano, ver empresas que podem fazer a limpeza nas galerias, embaixo dos prédios, porque com a enxurrada esse material chega no rio. Inclusive a chuvarada deve ter trazido material e se acumulado onde tiramos, por isso há o entendimento que é essencial fazer a limpeza nas galerias. Gostaria de reafirmar o compromisso que foi assumido pela administração do prefeito Fabrício Oliveira, tanto que estamos fazendo ações de correção de ligações irregulares, aplicando multas, fiscalizando, investindo esforços para recuperar o Rio Marambaia e para isso , depende também das pessoas estarem com a sua ligação regularizada”, completa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas