Os funcionários do SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Santa Catarina estão em greve desde fevereiro. O posto de Balneário Camboriú, que fica na Rua 2.550, no Centro da cidade, também está fechado e somente com atendimento interno.
A greve acontece pela falta de pagamento de salário.
Um funcionário do SINE, que preferiu não ser identificado, informou ao jornal que a empresa terceirizada e responsável pelo pagamento (WG Terceirização e Serviços) está com problemas em questões contratuais, não está realizando os pagamentos, além de não repassar vale-alimentação e vale-transporte.
A situação acontece em todo o Estado. O funcionário disse que as dificuldades começaram desde o fim de 2022, com atraso nos salários, inclusive no 13º, que só foi pago no dia 20 de dezembro. As férias da equipe do SINE BC também estão vencidas.
O contato com a WG Terceirização e Serviços é ‘difícil’ e os funcionários do SINE do Estado seguem aguardando uma posição.
O Governo do Estado informou que a empresa vem apresentando ‘problemas sistêmicos’ em diferentes contratos e que um processo de penalização está correndo, através da Secretaria de Estado da Administração.
Trabalhadores podem usar app ou ir ao SIME
Os trabalhadores que vão até o SINE em busca de vagas de emprego encontram o local com as portas fechadas. Por enquanto, o público pode acessar as vagas via aplicativo SINE Fácil, disponível para download gratuito no celular.
Vagas no SIME
Em Balneário, há também outra opção para quem busca por trabalho – o Sistema Municipal de Empregos (SIME), que atende na Casa da Família, na Rua 3.100, nº 876, no Centro da cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
Há vagas nas mais diversas áreas, como atendente, faxineira, na hotelaria, bares e restaurantes, etc. Algumas exigem experiência e outras não. Os interessados devem ir até o SIME para realizar o cadastro com documento com foto e comprovante de endereço.
Mais informações: [email protected] ou pelo fone (47) 3267-7199.